Arqueólogos revelam segredos de múmias descobertas há mais de 400 anos

Zesch S, et al. PLOS One (2020) / I. Badr

Duas múmias descobertas há mais de 400 anos, no Egipto, estão finalmente a revelar os seus segredos, depois de investigadores terem feito uma tomografia computadorizada dos seus restos mortais.

De acordo com o site Live Science, as duas múmias, encontradas em 1615, assim como uma terceira exposta no Egipto, são as únicas sobreviventes conhecidas das chamadas “múmias retrato envoltas em estuque”, de Saqqara, uma antiga necrópole egípcia.

Ao contrário de outras múmias, enterradas em caixões, estas pessoas foram colocadas em tábuas de madeira, embrulhadas num tecido e numa mortalha e decoradas com gesso 3D, ouro e um retrato de corpo inteiro, explica Stephanie Zesch, principal investigadora deste estudo e antropóloga e egiptóloga no “German Mummy Project”, no Reiss Engelhorn Museum, na Alemanha.

Agora, tomografias computadorizadas (TC) revelaram alguns segredos destas três múmias, pertencentes a um homem, uma mulher e uma adolescente que datam do final do Império Romano (30 A.C a 395 D.C).

As TC mostraram que a jovem foi enterrada com vários órgãos (até mesmo o cérebro), que as duas mulheres foram para o túmulo embelezadas com colares e que todas elas estão acompanhadas de artefactos que seriam considerados úteis na vida após a morte (como, por exemplo, moedas para pagar a Caronte, a divindade romana e grega que se pensava carregar almas através do Rio Estige).

As tomografias computadorizadas revelaram ainda vários problemas médicos, tal como a artrite da mulher mais velha ou o hemangioma vertebral da jovem, apesar de serem todos muito jovens. As TC mostram que, quando morreram, o homem teria entre 25 a 30 anos, a mulher teria entre 30 a 40 e, por fim, a adolescente teria entre 17 a 19.

“O exame revelou que todos morreram muito jovens. Contudo, não é possível determinar as causas das mortes”, disse Zesch, acrescentando que, “devido às mortalhas preciosas”, não há dúvidas de que estas pessoas deviam ser “membros da classe mais alta”.

O estudo foi publicado, a 4 de novembro, na revista científica PLOS One.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …