Arqueólogos revelam segredos de múmias descobertas há mais de 400 anos

Zesch S, et al. PLOS One (2020) / I. Badr

Duas múmias descobertas há mais de 400 anos, no Egipto, estão finalmente a revelar os seus segredos, depois de investigadores terem feito uma tomografia computadorizada dos seus restos mortais.

De acordo com o site Live Science, as duas múmias, encontradas em 1615, assim como uma terceira exposta no Egipto, são as únicas sobreviventes conhecidas das chamadas “múmias retrato envoltas em estuque”, de Saqqara, uma antiga necrópole egípcia.

Ao contrário de outras múmias, enterradas em caixões, estas pessoas foram colocadas em tábuas de madeira, embrulhadas num tecido e numa mortalha e decoradas com gesso 3D, ouro e um retrato de corpo inteiro, explica Stephanie Zesch, principal investigadora deste estudo e antropóloga e egiptóloga no “German Mummy Project”, no Reiss Engelhorn Museum, na Alemanha.



Agora, tomografias computadorizadas (TC) revelaram alguns segredos destas três múmias, pertencentes a um homem, uma mulher e uma adolescente que datam do final do Império Romano (30 A.C a 395 D.C).

As TC mostraram que a jovem foi enterrada com vários órgãos (até mesmo o cérebro), que as duas mulheres foram para o túmulo embelezadas com colares e que todas elas estão acompanhadas de artefactos que seriam considerados úteis na vida após a morte (como, por exemplo, moedas para pagar a Caronte, a divindade romana e grega que se pensava carregar almas através do Rio Estige).

As tomografias computadorizadas revelaram ainda vários problemas médicos, tal como a artrite da mulher mais velha ou o hemangioma vertebral da jovem, apesar de serem todos muito jovens. As TC mostram que, quando morreram, o homem teria entre 25 a 30 anos, a mulher teria entre 30 a 40 e, por fim, a adolescente teria entre 17 a 19.

“O exame revelou que todos morreram muito jovens. Contudo, não é possível determinar as causas das mortes”, disse Zesch, acrescentando que, “devido às mortalhas preciosas”, não há dúvidas de que estas pessoas deviam ser “membros da classe mais alta”.

O estudo foi publicado, a 4 de novembro, na revista científica PLOS One.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caos jurídico e mar de papéis. Juíza de mãos atadas com a estratégia de Sócrates

O mar de papéis, de recursos e de requerimentos do processo que implica José Sócrates está a complicar a vida à justiça, e não há luz ao fundo do túnel quanto ao momento em que …

"Legionella" detetada em balneários de pavilhão de escola em Portalegre

A bactéria foi detetada na água dos chuveiros de um balneário do pavilhão desportivo da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, mas “não há nenhum caso da doença", revelou o diretor do estabelecimento escolar. Em …

Diocese de Viseu está a investigar duas suspeitas de abuso sexual

A diocese de Viseu está a investigar dois casos de suspeita de abuso sexual de menores cometidos por membros da Igreja Católica. De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta quinta-feira, um dos …

Pessoas num mercado chinês

OMS armada com plano ousado e nova equipa para encontrar origens da covid-19. China pode atrapalhar

A Organização Mundial da Saúde anunciou esta quarta-feira a composição da equipa que irá passar a investigar novos vírus infecciosos que possam provocar pandemias e que terá como uma das missões estudar a origem do …

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal

Gouveia e Melo foi à TV japonesa revelar os segredos do sucesso da vacinação em Portugal

Esta quarta-feira, a TV Asashi emitiu uma reportagem sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19 um pouco por todo o mundo. Portugal e o sucesso da sua estratégia mereceram destaque. Com 85% da população vacinada …

Ataque com arco e flecha na Noruega com cinco mortos confirmados. Suspeito mostrava sinais de radicalização

Polícia acredita que o suspeito terá agido sozinho, pelo que não estão a ser feitas buscas para localizar mais envolvidos. Durante a detenção, agentes também terão sido atingidos. O cidadão dinamarquês de 37 anos que as …

Rendeiro trocou de advogados durante a fuga (e agora tem na defesa o assessor do pai do motorista)

João Rendeiro tem uma nova equipa de defesa depois de ter trocado de advogados quando já tinha saído do país, para escapar à prisão. Agora, um dos seus advogados é Abel Marques, secretário-geral da ANTRAL …

Ruas cheias e impaciência. O "cocktail" que explica a violência nas noites de Porto e Lisboa

As autoridades policiais estão preocupadas com a escalada de violência nas noites de Porto e Lisboa. A euforia pós-pandemia e a impaciência nas filas de espera podem explicar este fenómeno. A vida noturna regressou quase totalmente …

Rangel aconselhado a dar já o passo que falta. Carreiras diz que Rio não se recandidata

O eurodeputado foi aconselhado por vários apoiantes a assumir já esta quinta-feira, no Conselho Nacional, que está disponível para ser candidato à liderança do partido. Na noite desta quarta-feira, e pouco depois de a direção do …

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, na apresentação das propostas da UE para a Irlanda do Norte

Às turras com o Reino Unido, UE propõe criar "via rápida" no protocolo da Irlanda do Norte

A União Europeia mostra-se aberta a mudar partes do acordo e facilitar as trocas comerciais, mas continua a rejeitar uma renegociação geral do protocolo. O ex-conselheiro de Boris Johnson, Dominic Cummings, revelou também que o …