Os segredos que guarda estão a magoá-lo (mas não da forma que pensa)

Magoa guardar segredos. Secretismo está associado com um menor bem-estar, pior saúde e relações menos satisfatórias. Estudos ligam o secretismo à ansiedade, depressão e à progressão rápidas de doenças.

Há uma explicação óbvia para estas consequências: esconder segredos dá trabalho. É preciso pensar no que se vai dizer para que nada escape – e isto requer evasão e até mentiras. A vigilância constante e a dissimulação pode ser mesmo exaustivo.

Um novo estudo, contudo, sugere que os danos dos segredos não tem a sua origem no “esconder”. O verdadeiro problema não é ter de o ocultar, mas sim viver com ele e pensar nele.

O conceito de secretismo invoca a imagem de duas pessoas numa conversa, com uma delas ativamente a omitir algo da outra. Ainda assim, este tipo de dissimulação é incomum. É bem mais comum ruminar os nossos próprios segredos. Há mesmo uma tendência a pensar nos segredos que são mais prejudiciais para o nosso bem-estar.

Pensar, simplesmente, num segredo pode fazer-nos sentir “não autênticos”. Ter um segredo que volta à mente várias vezes pode ser cansativo. Quando se pensa num segredo, pode fazer-nos sentir isolados.

Para melhor compreender os danos do secretismo, Michael Slepian, da Columbia University, e a sua equipa quiseram compreender melhor que segredos as pessoas guardam – e por quanto tempo. Eles concluíram que 97% das pessoas têm sempre, pelo menos, um segredo. Além disso, as pessoas têm, em média, 13 segredos.

Uma sondagem de mais de cinco mil pessoas concluiu que os segredos mais comuns incluem preferências, desejos, problemas relacionados com relacionamentos e sexo, traições, infidelidade e quebra de confiança de outras pessoas.

Os investigadores perguntaram aos participantes quão frequentemente ocultavam segredos durante uma conversa e quão frequentemente pensavam nesse mesmo segredo fora das interações sociais.

Segundo as conclusões, quanto mais vezes as pessoas pensavam no segredo, pior se sentiam. A frequência de dissimulação ativa, contudo, não estava associada ao bem-estar.

Depois da investigação, os cientistas publicaram o estudo na revista Social Psychological and Personality Science e revelaram porque é que pensar num segredo é tão prejudicial.

De acordo com os investigadores, quando uma pessoa confia o segredo a um terceiro, isso não reduz a frequência com que têm que esconder o segredo de outros. Pelo contrário, reduz a frequência com que a mente se desvia para o segredo em momentos irrelevantes.

O ato de confiar um segredo pode aliviador, não é suficiente. Ao confidenciar um segredo, o que é útil é a conversa que se segue. As pessoas relatam que quando partilham um segredo com outra pessoa, muitas vezes recebem apoio emocional, orientação útil e conselhos úteis. Essas formas de apoio fazem com que as pessoas se sintam mais confiantes e capazes de lidar com o segredo.

Quando as pessoas encontram uma maneira mais saudável de pensar sobre o seu segredo, refletem menos sobre isso e melhoram o bem-estar. Os estudos sugerem que o importante é conversar com outra pessoa sobre um segredo. Uma única conversa pode levar a uma perspetiva e mente mais saudáveis.

A nova ciência do sigilo traz boas e más notícias. A má notícia é que, mesmo quando não estamos a esconder os nossos segredos, eles ainda estão connosco e podem magoar-nos. A boa notícia é que, mesmo quando se escolhe manter algo secreto, conversar com outra pessoa pode fazer diferença.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …