Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico “Ídolo de Pachacamac”

(dr) Sepúlveda et al, 2020

“Ídolo de Pachacamac”

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana.

O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. Foi descoberta em 1938, no complexo arqueológico com o mesmo nome (Pachacamac), no Peru.

Em declarações à revista Newsweek, Marcela Sepulveda, da Universidade de Tarapacá, no Chile, explica que são vários os “mitos e fontes etno-históricas que falam do poder desta divindade”.

“Um deles indica que foi o Criador da Terra, a divindade do terramoto, entre outros papéis. Foi considerado um oráculo e o imperador Inca chegou a consultá-lo no centro de peregrinação de Pachacamac. Ocupava um lugar semelhante ao deus Viracocha. Ambos são conhecidos como filho do Sol, a principal divindade do império Inca”, acrescenta.

Sepulveda e os colegas pegaram numa amostra de madeira da estátua e analisaram-na. A datação por carbono revelou que foi provavelmente esculpida entre 760 e 876 d.C. e que passou por vários restauros.

A equipa também encontrou vários traços de pigmentos coloridos — vermelho, amarelo e branco —, indicando que a estátua foi pintada. Além disso, também descobriram que o pigmento vermelho era cinábrio, um material que não é encontrado naquela região.

“Os traços vermelhos foram previamente interpretados como sangue. Logo, esperávamos encontrar alguns traços de cores. Mas quando começámos o estudo, ficámos surpreendidos por ver não apenas vermelhos, mas também amarelos e brancos”, conta a investigadora.

“Depois, também fomos surpreendidos pelo uso de cinábrio, pois este tipo de pigmento é escasso e normalmente restrito a usos específicos (rituais, funerários) e a certas categorias sociais (elites ou guerreiros)”, acrescenta.

O estudo, agora publicado na revista científica PLOS ONE, indica que a estátua foi feita pela cultura Wari, que se desenvolveu no que hoje são os Andes peruanos e que floresceu entre 500-1000 d.C. — ainda antes de ter surgido o Império Inca.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …