O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos.

Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não é apenas uma ramificação evolutiva, mas está também associado a um ‘milagre médico’ que ajuda alguns destes animais a viver mais de 100 anos. Os investigadores analisaram genes supressores de tumores em duas famílias de cetáceos: Odontoceti e Mysticeti.

Os autores do estudo, publicado esta terça-feira na revista Proceedings of the Royal Society B, descobriram que uma taxa de renovação mais alta desses genes está associada a uma maior longevidade e menor incidência de cancro, entre outros benefícios.

Um dos coautores é o microbiólogo português João Pedro de Magalhães, que lidera o Integrative Genomics of Aging Group do Instituto de Biologia Interrogativa da Universidade de Liverpool, em Inglaterra.

O paradoxo de Peto pressupõe que, ao nível das espécies, a incidência de cancro não parece estar correlacionada com o número de células num organismo. Por exemplo, a incidência de cancro em humanos é muito maior do que a incidência de cancro em baleias, apesar de as baleias terem mais células do que os humanos.

Se a probabilidade de carcinogénese fosse constante entre as células, seria de esperar que as baleias tivessem uma incidência maior de cancro do que os humanos.

Anteriormente, investigadores atribuíam este paradoxo aos bons genes das baleias, que suprimem o cancro e outras doenças. No entanto, realça o Inverse, os autores deste novo estudo observaram que certas espécies de baleias, que vivem mais de 100 anos, teriam sido expostas a vários patógenos perigosos.

Hipoteticamente, isso aumentaria a probabilidade de desenvolverem genes aprimorados para proteger contra essas doenças.

Os cientistas identificaram 71 genes supressores de tumores duplicados nas baleias estudadas. Onze desses genes estão correlacionados com maior longevidade e tinham uma taxa de renovação 2,4 vezes mais rápida do que qualquer outro mamífero.

Além disso, a equipa descobriu que um ancestral da família de cetáceos transportou um importante gene conhecido como CXCR2, que regula a função imunológica, a danificação do ADN e a disseminação de tumores.

“Um dos principais processos que já demonstrou desempenhar um papel importante no envelhecimento e na supressão do cancro é a senescência celular“, que é o processo natural de envelhecimento ao nível celular, escrevem os autores.

A baleia-da-Gronelândia, conhecida por viver durante mais de 200 anos, tinha o maior número de duplicações de genes.

“O aumento no número de cópias de genes do envelhecimento em cetáceos pode fornecer proteção adicional contra o desenvolvimento de vários tipos de cancro, bem como doenças relacionadas com o envelhecimento”, escreve a equipa de investigadores.

Agora que é conhecida a importância destes genes em baleias, o próximo passo é usar estas descobertas para melhorar a investigação sobre cancro e longevidade em humanos.

“Seria interessante investigar o efeito destas variantes conservadas de GST [genes supressores de tumores], identificadas em baleias, em células humanas. Esta via de investigação poderia eventualmente levar a uma compreensão de novos caminhos que servem para melhorar os mecanismos celulares de proteção contra danos ao ADN, cancro e envelhecimento”, admitem os investigadores.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Retalhistas alertam para "cocktail explosivo" que pode esvaziar prateleiras no Natal

Atrasos no fabrico e distribuição dos produtos ainda não recuperaram das paragens forçadas pela pandemia. A possibilidade de no Natal algumas prateleiras das grandes superfícies estarem vazias por falta de stocks é um cenário para o …

Rio falha discussão interna sobre Orçamento para 2022. Deputados do PSD criticam a ausência

Deputados do PSD reuniram hoje para debater o Orçamento do Estado para 2022, mas sem a presença de Rui Rio. A ausência foi criticada por alguns elementos sociais-democratas. Ao mesmo tempo em que António Costa esteve …

Foi vacinado com AstraZeneca ou Johnson? Dose de reforço vai ser da Pfizer

A vacinação de reforço já está em curso desde dia 11 de outubro, segunda-feira, junto dos residentes e utentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, como lares, e das pessoas com mais de 65 anos …

Governo proíbe menores de 16 anos de assistirem a tourada

Os menores de 16 anos vão deixar de poder assistir a touradas, decidiu o Governo, nesta quinta-feira. A decisão de aumentar a idade mínima para 16 tem origem num "relatório do Comité dos Direitos da …

Mais 777 novos casos de covid-19 e seis mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou na quarta-feira seis mortes devido à covid-19 e 777 novas infeções, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta quinta-feira. Segundo o boletim epidemiológico, há em Portugal 321 pessoas internadas, …

OE2022. Marcelo Rebelo de Sousa refere que "empatar tempo é perder o jogo"

O Presidente da República apelou esta quinta-feira a um “esforço de concertação” entre os decisores políticos, considerando que “não se trata de ceder nos princípios”, mas em aproveitar a oportunidade que o país tem para …

Caso Meco. Dux e Lusófona absolvidos de indemnizar famílias das vítimas

O ex-dux da Universidade Lusófona e a instituição de ensino foram absolvidos, esta quinta-feira, de pagar o pedido de indemnização que tinha sido movido pelas famílias das vítimas. Segundo avança o jornal online Observador, o Tribunal …

Costa põe na agenda bandeiras de Esquerda - e mostra-se disponível para negociar OE com "humildade"

O primeiro-ministro apareceu à última hora na reunião do grupo parlamentar do PS, acompanhado pelo ministro das Finanças, para explicar aos deputados o Orçamento do Estado para 2022 que está em risco de chumbo, depois …

Caos jurídico e mar de papéis. Juíza de mãos atadas com a estratégia de Sócrates

O mar de papéis, de recursos e de requerimentos do processo que implica José Sócrates está a complicar a vida à justiça, e não há luz ao fundo do túnel quanto ao momento em que …

"Legionella" detetada em balneários de pavilhão de escola em Portalegre

A bactéria foi detetada na água dos chuveiros de um balneário do pavilhão desportivo da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, mas “não há nenhum caso da doença", revelou o diretor do estabelecimento escolar. Em …