O segredo da longevidade é saber aproveitar a vida

Segundo uma investigação realizada por cientistas da University College de Londres, as pessoas que aproveitam consistentemente a vida correm menor risco de morrer.

O estudo, publicado recentemente no jornal científico BMJ, revela que os ingredientes para uma vida longa incluem sentimentos de prazer e satisfação com a vida.

No estudo, os especialistas investigaram se uma maior satisfação com a vida teria algum impacto na longevidade, e os resultados mostraram que sim.

Para chegar a essa conclusão, pediram que 9.365 pessoas com, em média, 63 anos, respondessem a um questionário com perguntas sobre o seu bem-estar e satisfação com a vida.

Os questionários foram aplicados três vezes, durante um período de seis anos e os participantes avaliaram as seguintes afirmações numa escala zero a quatro: “Gosto das coisas que faço”, “gosto de estar na companhia de outras pessoas”, “olho para trás com uma sensação de felicidade”, “sinto-me cheio de energia”.

Os participantes que responderam “nunca ou raramente” a cada uma das quatro afirmações foram classificados como não tendo qualquer prazer na vida. Os indivíduos que responderam “às vezes” ou “muitas vezes” a cada uma das quatro declarações foram categorizados como tendo um grande prazer de viver.

Ao longo dos seis anos de acompanhamento, 1.310 pessoas morreram – e os resultados mostraram que os maiores níveis de satisfação com a vida estavam associados a um menor risco de morte.

Quase 25% dos participantes não tinham nenhum prazer na vida, e cerca de 20% disseram ter prazer em uma das afirmações, 22% em duas e 34% em três.

Viajar traz mais felicidade do que ter filhos ou casar, revela estudo

De acordo com um estudo realizado pelo site Booking com mais de 17 mil pessoas em 17 países, as pessoas acham que viajar é um ato essencial para ser feliz.

Há quem acredite que dinheiro traz felicidade e há quem pense que o casamento ou os filhos são os grandes motivos de alegria da vida. Mas, segundo a nova investigação, nada disso traz tanta felicidade como viajar.

Os entrevistados consideram que viajar é mais essencial para nossa felicidade do que grandes eventos da vida como o dia do casamento (49%), um encontro romântico (51%), conseguir um novo emprego (50%), noivado (45%) e até mesmo ter um filho (29%).

Para a maioria dos participantes, as viagens proporcionam uma felicidade mais duradoura do que bens materiais (70%), o que explica porque é que 56% das pessoas prefere viajar do que comprar roupas, joias e produtos eletrónicos, e quase metade (48%) acha que é mais importante do que fazer remodelações em casa.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …