O segredo da longevidade é saber aproveitar a vida

Segundo uma investigação realizada por cientistas da University College de Londres, as pessoas que aproveitam consistentemente a vida correm menor risco de morrer.

O estudo, publicado recentemente no jornal científico BMJ, revela que os ingredientes para uma vida longa incluem sentimentos de prazer e satisfação com a vida.

No estudo, os especialistas investigaram se uma maior satisfação com a vida teria algum impacto na longevidade, e os resultados mostraram que sim.

Para chegar a essa conclusão, pediram que 9.365 pessoas com, em média, 63 anos, respondessem a um questionário com perguntas sobre o seu bem-estar e satisfação com a vida.

Os questionários foram aplicados três vezes, durante um período de seis anos e os participantes avaliaram as seguintes afirmações numa escala zero a quatro: “Gosto das coisas que faço”, “gosto de estar na companhia de outras pessoas”, “olho para trás com uma sensação de felicidade”, “sinto-me cheio de energia”.

Os participantes que responderam “nunca ou raramente” a cada uma das quatro afirmações foram classificados como não tendo qualquer prazer na vida. Os indivíduos que responderam “às vezes” ou “muitas vezes” a cada uma das quatro declarações foram categorizados como tendo um grande prazer de viver.

Ao longo dos seis anos de acompanhamento, 1.310 pessoas morreram – e os resultados mostraram que os maiores níveis de satisfação com a vida estavam associados a um menor risco de morte.

Quase 25% dos participantes não tinham nenhum prazer na vida, e cerca de 20% disseram ter prazer em uma das afirmações, 22% em duas e 34% em três.

Viajar traz mais felicidade do que ter filhos ou casar, revela estudo

De acordo com um estudo realizado pelo site Booking com mais de 17 mil pessoas em 17 países, as pessoas acham que viajar é um ato essencial para ser feliz.

Há quem acredite que dinheiro traz felicidade e há quem pense que o casamento ou os filhos são os grandes motivos de alegria da vida. Mas, segundo a nova investigação, nada disso traz tanta felicidade como viajar.

Os entrevistados consideram que viajar é mais essencial para nossa felicidade do que grandes eventos da vida como o dia do casamento (49%), um encontro romântico (51%), conseguir um novo emprego (50%), noivado (45%) e até mesmo ter um filho (29%).

Para a maioria dos participantes, as viagens proporcionam uma felicidade mais duradoura do que bens materiais (70%), o que explica porque é que 56% das pessoas prefere viajar do que comprar roupas, joias e produtos eletrónicos, e quase metade (48%) acha que é mais importante do que fazer remodelações em casa.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …

Olavo Bilac pede desculpa por ter atuado num comício do Chega

O cantor Olavo Bilac recorreu à sua conta de Facebook para pedir desculpa aos seus fãs e aos seres pares do setor por ter atuado num comício do Chega, frisando não ter qualquer relação com …