/

O segredo da longevidade é saber aproveitar a vida

Segundo uma investigação realizada por cientistas da University College de Londres, as pessoas que aproveitam consistentemente a vida correm menor risco de morrer.

O estudo, publicado recentemente no jornal científico BMJ, revela que os ingredientes para uma vida longa incluem sentimentos de prazer e satisfação com a vida.

No estudo, os especialistas investigaram se uma maior satisfação com a vida teria algum impacto na longevidade, e os resultados mostraram que sim.

Para chegar a essa conclusão, pediram que 9.365 pessoas com, em média, 63 anos, respondessem a um questionário com perguntas sobre o seu bem-estar e satisfação com a vida.

Os questionários foram aplicados três vezes, durante um período de seis anos e os participantes avaliaram as seguintes afirmações numa escala zero a quatro: “Gosto das coisas que faço”, “gosto de estar na companhia de outras pessoas”, “olho para trás com uma sensação de felicidade”, “sinto-me cheio de energia”.

Os participantes que responderam “nunca ou raramente” a cada uma das quatro afirmações foram classificados como não tendo qualquer prazer na vida. Os indivíduos que responderam “às vezes” ou “muitas vezes” a cada uma das quatro declarações foram categorizados como tendo um grande prazer de viver.

Ao longo dos seis anos de acompanhamento, 1.310 pessoas morreram – e os resultados mostraram que os maiores níveis de satisfação com a vida estavam associados a um menor risco de morte.

Quase 25% dos participantes não tinham nenhum prazer na vida, e cerca de 20% disseram ter prazer em uma das afirmações, 22% em duas e 34% em três.

Viajar traz mais felicidade do que ter filhos ou casar, revela estudo

De acordo com um estudo realizado pelo site Booking com mais de 17 mil pessoas em 17 países, as pessoas acham que viajar é um ato essencial para ser feliz.

Há quem acredite que dinheiro traz felicidade e há quem pense que o casamento ou os filhos são os grandes motivos de alegria da vida. Mas, segundo a nova investigação, nada disso traz tanta felicidade como viajar.

Os entrevistados consideram que viajar é mais essencial para nossa felicidade do que grandes eventos da vida como o dia do casamento (49%), um encontro romântico (51%), conseguir um novo emprego (50%), noivado (45%) e até mesmo ter um filho (29%).

Para a maioria dos participantes, as viagens proporcionam uma felicidade mais duradoura do que bens materiais (70%), o que explica porque é que 56% das pessoas prefere viajar do que comprar roupas, joias e produtos eletrónicos, e quase metade (48%) acha que é mais importante do que fazer remodelações em casa.

ZAP // Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.