O segredo da longevidade é saber aproveitar a vida

Segundo uma investigação realizada por cientistas da University College de Londres, as pessoas que aproveitam consistentemente a vida correm menor risco de morrer.

O estudo, publicado recentemente no jornal científico BMJ, revela que os ingredientes para uma vida longa incluem sentimentos de prazer e satisfação com a vida.

No estudo, os especialistas investigaram se uma maior satisfação com a vida teria algum impacto na longevidade, e os resultados mostraram que sim.

Para chegar a essa conclusão, pediram que 9.365 pessoas com, em média, 63 anos, respondessem a um questionário com perguntas sobre o seu bem-estar e satisfação com a vida.

Os questionários foram aplicados três vezes, durante um período de seis anos e os participantes avaliaram as seguintes afirmações numa escala zero a quatro: “Gosto das coisas que faço”, “gosto de estar na companhia de outras pessoas”, “olho para trás com uma sensação de felicidade”, “sinto-me cheio de energia”.

Os participantes que responderam “nunca ou raramente” a cada uma das quatro afirmações foram classificados como não tendo qualquer prazer na vida. Os indivíduos que responderam “às vezes” ou “muitas vezes” a cada uma das quatro declarações foram categorizados como tendo um grande prazer de viver.

Ao longo dos seis anos de acompanhamento, 1.310 pessoas morreram – e os resultados mostraram que os maiores níveis de satisfação com a vida estavam associados a um menor risco de morte.

Quase 25% dos participantes não tinham nenhum prazer na vida, e cerca de 20% disseram ter prazer em uma das afirmações, 22% em duas e 34% em três.

Viajar traz mais felicidade do que ter filhos ou casar, revela estudo

De acordo com um estudo realizado pelo site Booking com mais de 17 mil pessoas em 17 países, as pessoas acham que viajar é um ato essencial para ser feliz.

Há quem acredite que dinheiro traz felicidade e há quem pense que o casamento ou os filhos são os grandes motivos de alegria da vida. Mas, segundo a nova investigação, nada disso traz tanta felicidade como viajar.

Os entrevistados consideram que viajar é mais essencial para nossa felicidade do que grandes eventos da vida como o dia do casamento (49%), um encontro romântico (51%), conseguir um novo emprego (50%), noivado (45%) e até mesmo ter um filho (29%).

Para a maioria dos participantes, as viagens proporcionam uma felicidade mais duradoura do que bens materiais (70%), o que explica porque é que 56% das pessoas prefere viajar do que comprar roupas, joias e produtos eletrónicos, e quase metade (48%) acha que é mais importante do que fazer remodelações em casa.

ZAP ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …