SEF desmantela rede europeia que forçava mulheres a prostituirem-se

Mário Cruz / Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desmantelou esta terça-feira uma rede europeia indiciada por tráfico de seres humanos que se dedicava à exploração sexual de mulheres ao deter oito cidadãos estrangeiros no distrito de Aveiro.

O SEF deteve esta terça-feira oito cidadãos estrangeiros, indiciados pela prática dos crimes de tráfico de seres humanos, associação criminosa, lenocínio agravado e branqueamento de capitais. A investigação começou em dezembro do ano passado, tendo sido conduzida em articulação com a Europol.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras adianta que os oito cidadãos pertencem “a um grupo criminoso organizado” que se dedica à exploração sexual de mulheres. Segundo o SEF, as detenções foram feitas em Albergaria-a-Velha, Ílhavo e Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, tendo este serviço de segurança realizado oito mandados de detenção, 12 buscas domiciliárias e outras 12 buscas a viaturas.

No âmbito da operação, denominada “El Pibe”, o SEF apreendeu seis viaturas, ouro, joias, dinheiro e documentos falsos, tendo ainda realizado buscas a duas agências de transferência de dinheiro bem como a uma agência de viagens.

O SEF sublinha que este grupo, que operava em Portugal e em outros países de União Europeia, se aproveitava da vulnerabilidade das vítimas, que muitos vezes assenta “em famílias desestruturadas, com parcos rendimentos económicos e sem nenhuma ou baixa autoestima, com episódios de violência doméstica e consumo de álcool e droga”.

Ass vítimas, todas mulheres, não exerciam a prostituição de livre vontade e eram utilizadas como objetos para ganhar dinheiro, sendo uma forma de pagar dívidas e comissões impostas pelo líder da associação criminosa.

O SEF adianta ainda que as mulheres “eram consideradas e tratadas como coisas ou objetos que proporcionam avultados proventos financeiros”, além dos exploradores aproveitarem o facto de as vítimas não terem suporte familiar e relações seguras para aumentarem “os seus poderes de persuasão, manipulação e intimidação”.

Nesta operação, o SEF contou com a colaboração de elementos da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Vítima para garantir proteção e apoio psicológico às cerca de 20 mulheres sinalizadas. Participaram na operação “El Pibe” 110 inspetores do SEF, analistas da Europol e elementos das autoridades congéneres de países da União Europeia.

Os oito detidos vão ser entregues ao Comando Metropolitano da PSP de Lisboa onde vão ficar até serem presentes às autoridades judiciais para aplicação das respetivas medidas de coação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Entretenimento saudável". Santa Casa desvaloriza estudo sobre raspadinhas

O Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desvalorizou a investigação da Universidade do Minho que aponta para o vício das raspadinhas. Esta sexta-feira, um artigo científico publicado na The Lancet alertou para …

"Diga-lhe para ligar ao FBI". Autocarro com a cara do príncipe André circula em Londres

Um autocarro escolar, com a cara do príncipe André, andou a circular por Londres, esta sexta-feira, numa campanha da advogada Gloria Allred para pressionar o filho da Rainha a falar com o FBI. Esta sexta-feira, um autocarro …

Suspeito de terrorismo ouvido em tribunal (com o juiz a recusar ver os seus vídeos por não ter Internet)

O arguido Rómulo Costa, um dos oito portugueses acusados por financiamento ao terrorismo e recrutamento, adesão e apoio ao Estado Islâmico, foi interrogado, esta sexta-feira, na fase de instrução do processo que vai decorrer no …

FC Porto recorre do castigo de um jogo à porta fechada

O FC Porto vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada, aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ofensa a um agente desportivo. "O FC Porto vai recorrer …

Moita Flores investigado por corrupção. Antigo PJ fala em "coincidência" com empréstimo aos filhos

Francisco Moita Flores, antigo inspector da Polícia Judiciária e ex-presidente da Câmara de Santarém, está a ser investigado por suspeitas de corrupção. Há transferências de dinheiro de uma construtora para empresas a que esteve ligado …

SOS Animal vai constituir-se assistente no processo contra João Moura

A SOS Animal anunciou, esta sexta-feira, que se vai constituir assistente no processo criminal contra o cavaleiro tauromáquico detido, na quarta-feira, por suspeitas de maus-tratos a cães em Monforte, no distrito de Portalegre. Em comunicado, a SOS …

SMS de Rangel revelam teia de corrupção na Relação de Lisboa. Juiz Vaz das Neves tem empresa contra a lei

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves, que foi constituído arguido na Operação Lex, tem uma empresa que se dedica à arbitragem extrajudicial de conflitos, o que constitui uma violação …

Presidente da PwC esteve em Lisboa para controlar danos do Luanda Leaks

O presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC) esteve em Lisboa, há duas semanas, para controlar os danos provocados pelo caso Luanda Leaks. Bob Moritz, presidente mundial da PricewaterhouseCoopers (PwC), esteve em Lisboa, há duas semanas, para perceber até …

CM Lisboa vai negociar avenças em parques para moradores da envolvente da Baixa

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que a autarquia irá tentar acordar com os operadores dos parques de estacionamento da envolvente da Zona de Emissões Reduzidas da Baixa-Chiado a criação de "avenças …

Caso Marega. PGR tinha brigada anti-racismo no jogo de Guimarães

A equipa do Ministério Público estava de serviço, no jogo entre V. Guimarães e FC Porto, quando o jogador maliano decidiu abandonar o campo na sequência de cânticos racistas. De acordo com o semanário Expresso, a …