SEF desmantela rede europeia que forçava mulheres a prostituirem-se

Mário Cruz / Lusa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) desmantelou esta terça-feira uma rede europeia indiciada por tráfico de seres humanos que se dedicava à exploração sexual de mulheres ao deter oito cidadãos estrangeiros no distrito de Aveiro.

O SEF deteve esta terça-feira oito cidadãos estrangeiros, indiciados pela prática dos crimes de tráfico de seres humanos, associação criminosa, lenocínio agravado e branqueamento de capitais. A investigação começou em dezembro do ano passado, tendo sido conduzida em articulação com a Europol.

Em comunicado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras adianta que os oito cidadãos pertencem “a um grupo criminoso organizado” que se dedica à exploração sexual de mulheres. Segundo o SEF, as detenções foram feitas em Albergaria-a-Velha, Ílhavo e Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, tendo este serviço de segurança realizado oito mandados de detenção, 12 buscas domiciliárias e outras 12 buscas a viaturas.

No âmbito da operação, denominada “El Pibe”, o SEF apreendeu seis viaturas, ouro, joias, dinheiro e documentos falsos, tendo ainda realizado buscas a duas agências de transferência de dinheiro bem como a uma agência de viagens.

O SEF sublinha que este grupo, que operava em Portugal e em outros países de União Europeia, se aproveitava da vulnerabilidade das vítimas, que muitos vezes assenta “em famílias desestruturadas, com parcos rendimentos económicos e sem nenhuma ou baixa autoestima, com episódios de violência doméstica e consumo de álcool e droga”.

Ass vítimas, todas mulheres, não exerciam a prostituição de livre vontade e eram utilizadas como objetos para ganhar dinheiro, sendo uma forma de pagar dívidas e comissões impostas pelo líder da associação criminosa.

O SEF adianta ainda que as mulheres “eram consideradas e tratadas como coisas ou objetos que proporcionam avultados proventos financeiros”, além dos exploradores aproveitarem o facto de as vítimas não terem suporte familiar e relações seguras para aumentarem “os seus poderes de persuasão, manipulação e intimidação”.

Nesta operação, o SEF contou com a colaboração de elementos da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Vítima para garantir proteção e apoio psicológico às cerca de 20 mulheres sinalizadas. Participaram na operação “El Pibe” 110 inspetores do SEF, analistas da Europol e elementos das autoridades congéneres de países da União Europeia.

Os oito detidos vão ser entregues ao Comando Metropolitano da PSP de Lisboa onde vão ficar até serem presentes às autoridades judiciais para aplicação das respetivas medidas de coação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …