Seca severa e extrema em 79% de Portugal continental

Quase 79% de Portugal continental encontrava-se em julho em situação de seca severa e extrema, segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que caracterizou aquele mês como “quente e muito seco”.

O boletim disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet indica que no final do mês de julho 78,8% de Portugal continental estava em seca severa (69,6%) e extrema (9,2%).

De acordo com o boletim, no final do mês de julho manteve-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território de Portugal continental, verificando-se um desagravamento na região interior Norte e um agravamento no interior do Alentejo.

No documento é indicado que 69,6% de Portugal continental estava em julho em seca severa, 9,2% em seca extrema, 16,5% em seca moderada, 4,2% em seca fraca e 0,5% em normal.

No final do mês de junho cerca de 80% de Portugal continental estava em seca severa (72,3%) e extrema (7,3%).

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

No relatório, o Instituto classificou o mês de julho em Portugal continental como “quente e muito seco”, tendo sido registada uma onda de calor no período de 12 a 17, com a duração de 6 a 7 dias nas regiões do interior.

De acordo com o IPMA, o valor médio da temperatura máxima do ar foi de 30,2 graus Celsius, o 11.º mais alto desde 1931. O valor médio da temperatura mínima do ar, 15,26 graus Celsius foi inferior em 0,4 graus ao valor normal.

Os dias 2 e 4 e o período de 12 a 17 de julho foram muito quentes, com valores muito altos da temperatura máxima, adianta o IPMA.

“Em Portugal continental, o dia 13 de julho foi o mais quente com 27,3 graus de temperatura média (mais 5,0 graus em relação ao normal), 36,4 graus de temperatura máxima (mais 7,7 graus) e 18,2 graus de mínima (mais 2,5 graus) “, segundo o relatório.

Naqueles períodos, indica o Instituto, observaram-se valores da temperatura máxima maior ou igual a 35 graus (dias muito quentes) em mais de 50% das estações meteorológicas.

No que diz respeito à precipitação, o IPMA refere que o mês de julho classificou-se como seco, com um valor médio de precipitação de 5,3 milímetros, o que corresponde a 38% do valor médio.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Como não há-de o país estar em seca severa e extrema se estamos em verão desde Março. E, como tal, temos os eucaliptais para arder e tudo quanto está à volta deles. A madeira meio seca pelo fogo, dizem que dá imenso jeito as celulósicas, não só porque a podem comprar a preços ínfimos,como, ainda por cima, já vai meio “tratada”. É a prática “dois em um” ou matar “dois coelhos de uma só cajadada”. E o povo, alegremente e ufano da sua democracia, vai votar nas autarcas (autárquicas), que o mesmo é dizer nas “Altri”, nos “Mexias”, nas “Portuceis”, nas “Sonae”, etc., etc. E até vota foguetes. Portugal, esse, vai se tornando um deserto, onde dentro de dez a vinte anos, só haverá praias para tavolagem e, aquém e além, alguns pontos verdes raquíticos. Ah, e uma colossal divida pública, que o mesmo é dizer uma bancarrota camuflada. Parabéns à prima!

  2. Como não há-de o país estar em seca severa e extrema se estamos em verão desde Março. E, como tal, temos os eucaliptais para arder e tudo quanto está à volta deles. A madeira meio seca pelo fogo, dizem que dá imenso jeito as celulósicas, não só porque a podem comprar a preços ínfimos,como, ainda por cima, já vai meio “tratada”. É a prática “dois em um” ou matar “dois coelhos de uma só cajadada”. E o povo, alegremente e ufano da sua democracia, vai votar nas autarcas (autárquicas), que o mesmo é dizer nas “Altri”, nos “Mexias”, nas “Portuceis”, nas “Sonae”, etc., etc. E até vota foguetes. Portugal, esse, vai se tornando um deserto, onde dentro de dez a vinte anos, só haverá praias de tavolagem e, aquém e além, alguns pontos verdes raquíticos. Ah, e uma colossal divida pública, que o mesmo é dizer uma bancarrota camuflada. Parabéns à prima!

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …