Sebastião Santana deverá ser o sucessor de Ana Avoila na liderança da Frente Comum

José Sena Goulão / Lusa

A coordenadora da Federação dos Sindicatos da Função Pública, Ana Avoila

Sebastião Santana deverá ser o sucessor de Ana Avoila na liderança da Frente Comum. A revelação foi feita pela própria no programa Tudo é Economia, da RTP3.

Ana Avoila está de saída da coordenação dos sindicatos de trabalhadores da Administração Pública e já tem um substituto proposto: Sebastião Santana, nome que ainda terá de ser aprovado.

“Temos um jovem de 36 anos que será, se a Frente Comum o considerar, o futuro coordenador da frente comum quando eu sair da CGTP”, anunciou a coordenadora, no programa Tudo É Economia, da RTP3, esta segunda-feira.

Ana Avoila vai deixar de coordenar a Frente Comum, que reúne sindicatos de trabalhadores da Administração Pública. O papel de assegurar as negociações com o Governo na defesa destes profissionais caberá agora a Sebastião Santana, já dirigente sindical, que terá de dialogar com Alexandra Leitão, a ministra responsável pela administração pública.

O Expresso avança que a mudança não é imediata, tendo ainda de haver aprovação nos congressos da federação nacional dos sindicatos e da CGTP. “É uma proposta, a situação não está consolidada enquanto for proposta.”

A decisão de abandonar a Frente Comum acontece com a saída da comissão executiva da central sindical. Em outubro, Ana Avoila revelou que iria deixar a vida de sindicalista, sendo que estava já há 13 anos à frente dos sindicatos da administração pública da CGTP.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …

Real Madrid não volta ao Santiago Bernabéu até final da temporada

O Real Madrid vai disputar os restantes jogos da Liga espanhola de futebol na condição de visitado no estádio Alfredo di Stéfano, no centro de treinos merengue. Segundo a agência EFE, Florentino Pérez enviou uma carta …

Metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona mantê-lo

A pandemia veio mudar a forma como trabalhamos. Quase metade das empresas que aderiram ao teletrabalho tenciona manter a atividade, ou parte dela, em regime de trabalho remoto.  De acordo com um inquérito da CIP - …

"Muitos de vocês são fracos". Trump critica ação dos governadores durante protestos

O Presidente dos Estados Unidos ridicularizou alguns governadores estaduais por serem "fracos" e exigiu-lhes que tomem medidas duras contra os manifestantes, após mais uma noite de violência em diversas cidades. Donald Trump conversou com os governadores, …

O vírus "não desapareceu". DGS apela para responsabilidade dos adeptos de futebol

Graça Freitas apelou aos adeptos de futebol para que respeitem as regras da Direção-Geral da Saúde, sublinhando que não podem existir ajuntamentos junto aos estádios e concentrações de pessoas em cafés ou em outros locais. Durante …

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …