Se o SIM vencer na Escócia, bandeira britânica pode ter de ser mudada

fatedsnowfox / Flickr

Union Jack, a bandeira do (até agora) Reino Unido

Union Jack, a bandeira do (até agora) Reino Unido

Se a Escócia escolher a independência no referendo desta quinta-feira, o Reino Unido vai mudar e, eventualmente, também a sua bandeira nacional, a mundialmente famosa “Union Jack”.

Desenhada há mais de 200 anos, a “Union Jack” combina as cores dos três santos padroeiros da Inglaterra, Irlanda e Escócia. Em caso de independência da Escócia, a cruz branca diagonal sobre fundo azul pode desaparecer.

Em tal caso, seria necessário decidir um novo desenho, com a entrada, ou não, da cor verde e do dragão vermelho da bandeira do País de Gales, ausentes da “Union Jack”.

Segundo um inquérito realizado pelo Flag Institute, a associação britânica de vexilologia (estudo das bandeiras e suas simbologias), 65% dos inquiridos afirmaram que a bandeira deve mudar.

A questão mais difícil, segundo um dos responsáveis da associação, Graham Bartram, será a de saber mudar para quê: “As opiniões são muito divergentes”, disse à agência France Presse.

Downing Street fez saber, através de um porta-voz, que não está a considerar nenhuma alternativa e “não tem previsto qualquer plano sobre esse assunto”.

O Flag Institute, que recebeu numerosas propostas, considera que o governo “não vai tentar impor o que quer que seja” e deixará a escolha aos cidadãos, certamente através de uma votação.

Mas Graham Bartram não vê razão para mudar: “É a bandeira mais reconhecível do mundo, porquê abandoná-la?”, questiona.

A “Union Jack”, comparável a um ícone e que surge em todos os suportes imagináveis – do postal à chávena de chá, passando pelo pronto-a-vestir -, deve a sua popularidade, segundo Bartram, a “um design verdadeiramente único“, fácil de reconhecer por todos, e à expressão da potência da antiga Marinha britânica, “que levou a bandeira a todo o lado”, a todos os mares do globo.

A “Union Jack” deve aliás o seu nome às pequenas bandeiras colocadas na parte da frente dos navios, sendo que ‘jack’ significa pequena, explicou.

No entanto, segundo constitucionalistas ouvidos pelo jornal The Guardian, se a Escócia se tornar independente mas mantiver a rainha Isabel II como chefe de Estado, como prometeram os nacionalistas, não será necessário alterar a bandeira, que representa mais uma união de coroas que uma união de nações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …