/

Se o SIM vencer na Escócia, bandeira britânica pode ter de ser mudada

fatedsnowfox / Flickr

Union Jack, a bandeira do (até agora) Reino Unido

Union Jack, a bandeira do (até agora) Reino Unido

Se a Escócia escolher a independência no referendo desta quinta-feira, o Reino Unido vai mudar e, eventualmente, também a sua bandeira nacional, a mundialmente famosa “Union Jack”.

Desenhada há mais de 200 anos, a “Union Jack” combina as cores dos três santos padroeiros da Inglaterra, Irlanda e Escócia. Em caso de independência da Escócia, a cruz branca diagonal sobre fundo azul pode desaparecer.

Em tal caso, seria necessário decidir um novo desenho, com a entrada, ou não, da cor verde e do dragão vermelho da bandeira do País de Gales, ausentes da “Union Jack”.

Segundo um inquérito realizado pelo Flag Institute, a associação britânica de vexilologia (estudo das bandeiras e suas simbologias), 65% dos inquiridos afirmaram que a bandeira deve mudar.

A questão mais difícil, segundo um dos responsáveis da associação, Graham Bartram, será a de saber mudar para quê: “As opiniões são muito divergentes”, disse à agência France Presse.

Downing Street fez saber, através de um porta-voz, que não está a considerar nenhuma alternativa e “não tem previsto qualquer plano sobre esse assunto”.

O Flag Institute, que recebeu numerosas propostas, considera que o governo “não vai tentar impor o que quer que seja” e deixará a escolha aos cidadãos, certamente através de uma votação.

Mas Graham Bartram não vê razão para mudar: “É a bandeira mais reconhecível do mundo, porquê abandoná-la?”, questiona.

A “Union Jack”, comparável a um ícone e que surge em todos os suportes imagináveis – do postal à chávena de chá, passando pelo pronto-a-vestir -, deve a sua popularidade, segundo Bartram, a “um design verdadeiramente único“, fácil de reconhecer por todos, e à expressão da potência da antiga Marinha britânica, “que levou a bandeira a todo o lado”, a todos os mares do globo.

A “Union Jack” deve aliás o seu nome às pequenas bandeiras colocadas na parte da frente dos navios, sendo que ‘jack’ significa pequena, explicou.

No entanto, segundo constitucionalistas ouvidos pelo jornal The Guardian, se a Escócia se tornar independente mas mantiver a rainha Isabel II como chefe de Estado, como prometeram os nacionalistas, não será necessário alterar a bandeira, que representa mais uma união de coroas que uma união de nações.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.