/

Se está a pensar partilhar fotos das férias no Facebook, pense melhor

1

Muitos portugueses partem por esta altura para as férias de Verão e há aqueles que gostam de partilhar imagens dos dias de diversão nas redes sociais. Mas isso pode ser “um erro”, avisa a PSP, porque pode chamar a atenção de possíveis assaltantes.

A agente Teresa Pinto, do departamento de operações da PSP, alerta, numa entrevista ao Expresso, que “as redes sociais permitem que pessoas fora do círculo de amigos saibam se estamos ou não nas nossas residências”.

Assim, partilhar as fotos das férias no Facebook, por exemplo, “pode ser um erro, uma vulnerabilidade”, avisa, notando que a PSP recomenda às pessoas para não o fazerem.

Além disso, também não devem divulgar que “vão de férias” nem “o tempo que estarão fora de casa”. “Caso o façam, que não seja a estranhos”, salienta Teresa Pinto.

A agente da PSP refere ainda que para evitar chamar a atenção de possíveis ladrões não se deve “deixar as persianas fechadas”, nem “a correspondência a acumular-se na caixa do correio”.

“Devem pedir a um amigo ou vizinho de confiança que vá recolher as cartas com alguma regularidade e também abrir as janelas e cortinas, para dar a aparência de que a residência está ocupada, baralhando deste modo alguém que esteja a seguir as rotinas dessa família”, constata Teresa Pinto.

A PSP tem dois programas de segurança especialmente dedicados ao período do Verão, a decorrer entre 15 de Junho e 15 de Setembro, a pensar nas férias das famílias.

“No Casa Segura os interessados podem fazer pedido directamente numa esquadra. Já o Chave Directa é feito através da Internet”, explica Teresa Pinto, reforçando que são serviços gratuitos que ajudam os portugueses a ir de férias “mais descansados”.

ZAP

1 Comment

  1. Quanto a mim para os adeptos da partilha enviem lá umas fotos da brincadeira na caminha para animar a malta porque da praia já estão superlotadas e já arrepia ver tanto safanão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.