Se está a pensar partilhar fotos das férias no Facebook, pense melhor

Muitos portugueses partem por esta altura para as férias de Verão e há aqueles que gostam de partilhar imagens dos dias de diversão nas redes sociais. Mas isso pode ser “um erro”, avisa a PSP, porque pode chamar a atenção de possíveis assaltantes.

A agente Teresa Pinto, do departamento de operações da PSP, alerta, numa entrevista ao Expresso, que “as redes sociais permitem que pessoas fora do círculo de amigos saibam se estamos ou não nas nossas residências”.

Assim, partilhar as fotos das férias no Facebook, por exemplo, “pode ser um erro, uma vulnerabilidade”, avisa, notando que a PSP recomenda às pessoas para não o fazerem.

Além disso, também não devem divulgar que “vão de férias” nem “o tempo que estarão fora de casa”. “Caso o façam, que não seja a estranhos”, salienta Teresa Pinto.

A agente da PSP refere ainda que para evitar chamar a atenção de possíveis ladrões não se deve “deixar as persianas fechadas”, nem “a correspondência a acumular-se na caixa do correio”.

“Devem pedir a um amigo ou vizinho de confiança que vá recolher as cartas com alguma regularidade e também abrir as janelas e cortinas, para dar a aparência de que a residência está ocupada, baralhando deste modo alguém que esteja a seguir as rotinas dessa família”, constata Teresa Pinto.

A PSP tem dois programas de segurança especialmente dedicados ao período do Verão, a decorrer entre 15 de Junho e 15 de Setembro, a pensar nas férias das famílias.

“No Casa Segura os interessados podem fazer pedido directamente numa esquadra. Já o Chave Directa é feito através da Internet”, explica Teresa Pinto, reforçando que são serviços gratuitos que ajudam os portugueses a ir de férias “mais descansados”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quanto a mim para os adeptos da partilha enviem lá umas fotos da brincadeira na caminha para animar a malta porque da praia já estão superlotadas e já arrepia ver tanto safanão.

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …