Se está a pensar partilhar fotos das férias no Facebook, pense melhor

Muitos portugueses partem por esta altura para as férias de Verão e há aqueles que gostam de partilhar imagens dos dias de diversão nas redes sociais. Mas isso pode ser “um erro”, avisa a PSP, porque pode chamar a atenção de possíveis assaltantes.

A agente Teresa Pinto, do departamento de operações da PSP, alerta, numa entrevista ao Expresso, que “as redes sociais permitem que pessoas fora do círculo de amigos saibam se estamos ou não nas nossas residências”.

Assim, partilhar as fotos das férias no Facebook, por exemplo, “pode ser um erro, uma vulnerabilidade”, avisa, notando que a PSP recomenda às pessoas para não o fazerem.

Além disso, também não devem divulgar que “vão de férias” nem “o tempo que estarão fora de casa”. “Caso o façam, que não seja a estranhos”, salienta Teresa Pinto.

A agente da PSP refere ainda que para evitar chamar a atenção de possíveis ladrões não se deve “deixar as persianas fechadas”, nem “a correspondência a acumular-se na caixa do correio”.

“Devem pedir a um amigo ou vizinho de confiança que vá recolher as cartas com alguma regularidade e também abrir as janelas e cortinas, para dar a aparência de que a residência está ocupada, baralhando deste modo alguém que esteja a seguir as rotinas dessa família”, constata Teresa Pinto.

A PSP tem dois programas de segurança especialmente dedicados ao período do Verão, a decorrer entre 15 de Junho e 15 de Setembro, a pensar nas férias das famílias.

“No Casa Segura os interessados podem fazer pedido directamente numa esquadra. Já o Chave Directa é feito através da Internet”, explica Teresa Pinto, reforçando que são serviços gratuitos que ajudam os portugueses a ir de férias “mais descansados”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quanto a mim para os adeptos da partilha enviem lá umas fotos da brincadeira na caminha para animar a malta porque da praia já estão superlotadas e já arrepia ver tanto safanão.

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …