/

Schäuble “absolutamente confiante” nas decisões do Governo português

1

World Economic Forum / Flickr

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta terça-feira, depois de uma reunião com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, em Albufeira, que Portugal tomou a “decisão certa” ao abdicar da última tranche do empréstimo da Troika.

“Acho que foi a decisão certa. Portugal é que toma as suas decisões, mas concordamos totalmente, já que a alternativa era ter um prolongamento do programa”, disse Wolfgang Schäuble aos jornalistas depois de uma reunião com Maria Luís Albuquerque à margem de um encontro de trabalho do Partido Popular Europeu (PPE) que decorre até quarta-feira em Albufeira.

“Estamos totalmente satisfeitos com Portugal. Tem havido notícias de que não, mas são falsas”, disse o ministro alemão.

Questionado quando é que Portugal poderia abdicar de medidas de austeridade e avançar com políticas de crescimento de emprego, Schäuble respondeu que “as reformas estruturais e uma política fiscal sólida são duas faces da mesma moeda”, admitindo que essa é uma questão que se coloca a “todas as economias”.

Schäuble gracejou ainda com o resultado do jogo entre as duas seleções na segunda-feira: “Portugal já sofreu muito sob pressão alemã ontem [segunda-feira] à noite” e com os pedidos de comentário às decisões do Tribunal Constitucional.

“Ensinaram-me a não comentar nunca as decisões dos tribunais constitucionais, porque nós também temos na Alemanha um Tribunal Constitucional”, disse.

Sobre a reunião com o homólogo alemão, Maria Luís Albuquerque indicou apenas que foi “um encontro normal”, onde se falou de atualidade e “um bocadinho de futebol”, admitindo ter ficado “mais triste” com a derrota por 4-0 da seleção nacional.

A ministra indicou ainda que falará sobre a decisão de abdicar da última tranche do empréstimo na quinta-feira, no encontro do Eurogrupo.

1 Comment

  1. Mas quem este gajo?Super homem?Odeus que ordena?Ele deve estar enganado em relação aos 2 milhões de esfomeados de Portugal.E cá por mim, não me apetece nada, mesmo nada de o ter cá.Todos sabemos a história da Alemanha, num passado não muito distante.Como dizemos cá em Portugal…”a merda é a mesma, só mudam as moscas”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.