Schäuble “absolutamente confiante” nas decisões do Governo português

World Economic Forum / Flickr

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta terça-feira, depois de uma reunião com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, em Albufeira, que Portugal tomou a “decisão certa” ao abdicar da última tranche do empréstimo da Troika.

“Acho que foi a decisão certa. Portugal é que toma as suas decisões, mas concordamos totalmente, já que a alternativa era ter um prolongamento do programa”, disse Wolfgang Schäuble aos jornalistas depois de uma reunião com Maria Luís Albuquerque à margem de um encontro de trabalho do Partido Popular Europeu (PPE) que decorre até quarta-feira em Albufeira.

“Estamos totalmente satisfeitos com Portugal. Tem havido notícias de que não, mas são falsas”, disse o ministro alemão.

Questionado quando é que Portugal poderia abdicar de medidas de austeridade e avançar com políticas de crescimento de emprego, Schäuble respondeu que “as reformas estruturais e uma política fiscal sólida são duas faces da mesma moeda”, admitindo que essa é uma questão que se coloca a “todas as economias”.

Schäuble gracejou ainda com o resultado do jogo entre as duas seleções na segunda-feira: “Portugal já sofreu muito sob pressão alemã ontem [segunda-feira] à noite” e com os pedidos de comentário às decisões do Tribunal Constitucional.

“Ensinaram-me a não comentar nunca as decisões dos tribunais constitucionais, porque nós também temos na Alemanha um Tribunal Constitucional”, disse.

Sobre a reunião com o homólogo alemão, Maria Luís Albuquerque indicou apenas que foi “um encontro normal”, onde se falou de atualidade e “um bocadinho de futebol”, admitindo ter ficado “mais triste” com a derrota por 4-0 da seleção nacional.

A ministra indicou ainda que falará sobre a decisão de abdicar da última tranche do empréstimo na quinta-feira, no encontro do Eurogrupo.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas quem este gajo?Super homem?Odeus que ordena?Ele deve estar enganado em relação aos 2 milhões de esfomeados de Portugal.E cá por mim, não me apetece nada, mesmo nada de o ter cá.Todos sabemos a história da Alemanha, num passado não muito distante.Como dizemos cá em Portugal…”a merda é a mesma, só mudam as moscas”

RESPONDER

Já pode beber uma cerveja que nunca "morre"

https://vimeo.com/377813387 Cientistas chineses criaram uma levedura geneticamente modificada que faz com que a cerveja nunca "morra". Esta inovação pode aumentar o prazo de validade da cerveja, com uma alteração mínima ao seu sabor. Não há nada melhor …

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …