Saudita próximo de Bin Laden condenado por conspiração nos EUA

tsevis / Flickr

Osama Bin Laden por  Charis Tsevis para a revista Shortlist

Osama Bin Laden por Charis Tsevis para a revista Shortlist

Um saudita, apresentado como um homem próximo de Osama bin Laden, foi considerado culpado, em Nova Iorque, de conspiração por envolvimento nos ataques contra duas embaixadas norte-americanas em África, em 1998, que provocaram 224 mortos.

Khalid al-Fawwaz, de 52 anos, cujo julgamento começou a 20 de janeiro, em Manhattan, foi considerado culpado pelo júri e pode ser condenado a prisão perpétua. A sentença será conhecida a 21 de maio.

Segundo o procurador Preet Bhararas, o saudita foi acusado de conspirar para matar norte-americanos e destruir propriedades dos Estados Unidos.

“Khalid al-Fawwaz foi um fiel de Osama bin Laden. Em primeiro, líder de um campo de treino no Afeganistão, depois como líder da célula da Al-Qaida no Quénia e finalmente como assessor de comunicação de Bin Laden em Londres”, disse o procurador.

No início do julgamento, o advogado do saudita descreveu-o como um homem “calmo, sereno e religioso”, que dedicou a vida a combater a corrupção na sua terra natal.

Além do saudita, mais dez pessoas relacionadas com ataques contra embaixadas dos EUA em África foram condenadas.

Os atentados no Quénia e na Tanzânia provocaram 224 mortos e cerca de cinco mil feridos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha em direto: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …