Um satélite chinês foi misteriosamente destruído. Astrónomo descobriu porquê

Em março, um satélite chinês foi misteriosamente destruído, tendo ficado reduzido a dezenas de pedaços. Agora, um astrónomo descobriu o que terá acontecido: tudo indica que terá colidido com um pedaço de um foguete russo.

“Esta parece ser a primeira grande colisão orbital confirmada numa década”, escreveu na sua conta do Twitter Jonathan McDowell, astrónomo da Universidade de Harvard, que detetou o provável acidente num registo de dados da Força Espacial dos Estados Unidos.

Em março, conta o site Business Insider, os sensores desta Força Espacial tinham detetado novos destroços do satélite chinês, chamado Yunhai 1-02, que tinha sido lançado em 2019.

No passado sábado, a mesma entidade atualizou discretamente o seu catálogo de detritos espaciais com uma “nova pista”. O objeto 48078, um pedaço de um foguete russo Zenit-2 lançado em 1996, aparecia agora listado com uma nota peculiar: “Colidiu com um satélite”.

McDowell apercebeu-se desse detalhe e voltou a analisar os dados orbitais, tendo descoberto que o pedaço do foguete russo e o satélite chinês passaram a um quilómetro um do outro no dia exato e na hora exata em que o Yunhai 1-02 se despedaçou.

Segundo o mesmo site, esta distância encontra-se dentro da margem de erro e os dois objetos estariam a girar à volta da Terra a uma grande velocidade, logo, qualquer contacto iria resultar numa explosão de destroços.

De acordo com o astrónomo de Harvard, esta colisão criou 37 fragmentos que já são conhecidos, embora considere que provavelmente há mais que ainda não foram catalogados.

McDowell lembrou que a colisão não foi assim tão “catastrófica” porque, desde então, já foram feitos vários ajustes no Yunhai 1-02, o que indica que a China ainda o consegue controlar. Porém, destacou o cientista, este é um exemplo de como estas “colisões não catastróficas mais pequenas estão a tornar-se mais comuns“.

Tal como lembra o Business Insider, atualmente, existem quase 130 milhões de detritos de lixo espacial a cercar a Terra, desde satélites abandonados a naves espaciais destruídas. Estes destroços viajam a cerca de dez vezes a velocidade de uma bala, o que é rápido o suficiente para infligir danos desastrosos em equipamentos importantes como, por exemplo, naves espaciais onde se encontram astronautas.

Isto é muito preocupante e é uma razão adicional pela qual devíamos querer remover estes grandes objetos da órbita”, disse disse McDowell ao site Space.com.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro dizem “foi misteriosamente destruído, tendo ficado reduzido a dezenas de pedaços.” e depois “a colisão não foi assim tão “catastrófica” porque, desde então, já foram feitos vários ajustes no Yunhai 1-02, o que indica que a China ainda o consegue controlar.”. Em que ficamos? Destruído e reduzido a dezenas de pedaços e mesmo assim controlável????

RESPONDER

O setor dos livros também se está a ressentir do aumento de preços e dos atrasos na distribuição de mercadorias

Empresas do setor apontam a subida do preço da energia (e das restantes matérias-primas), juntamente com os atrasos na distribuição como dois dos fatores disruptivos. O setor do livro é um dos que deverá ser atingido …

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …