Sarampo coloca sob quarentena duas universidades dos EUA

Centenas de alunos e funcionários de duas universidade públicas de Los Angeles, nos EUA, estão sob ordem de quarentena depois de serem expostos a casos de sarampo, doença altamente contagiosa que nos últimos tempos tem voltado ao território norte-americano.

A ordem foi dada pelas autoridades de saúde de Los Angeles. Em comunicado, a Universidade da Califórnia informou que um estudante infetado com sarampo assistiu às aulas em dois edifícios do campus nos dias 2,4 e 9 de abril, tendo estado em contacto com mais de 500 alunos e funcionários. Destas centenas, 82 permanecem em quarentena até ser garantido que não foram infetadas.

Já no caso da Call State La, os alunos e funcionários também foram alertados sobre uma possível exposição a sarampo numa biblioteca do estabelecimento. Quem esteve nesse local teve de fornecer registos de vacinação e fazer exames para saber se apanharam a doença. Os funcionários e alunos foram recomendados a ficar em casa e evitar o contacto com outras pessoas enquanto estiverem sob ordem de quarentena.

“Ambas as universidades estão a ajudar na implementação das ordens de quarentena e a determinar a melhor forma de ajudar estes estudantes que têm de estar isolados e que vivem no campus“, sublinhou o Departamento de Saúde Pública de Los Angeles, citado em comunicado pela CNN.

A notícia surge depois de Nova York ter declarado o estado de emergência, na sequência de um grave surto de sarampo que se seguiu a outros registados recentemente em Washington, Califórnia, Texas e Illinois. A doença foi considerada erradicada do país em 2000, mas os casos de sarampo registados este ano já são mais de 600.

As taxas de vacinação nos EUA têm diminuído nos últimos anos, com muitos pais a alegarem razões filosóficas e religiosas para deixarem de vacinar os filhos, uma tendência que a Organização Mundial de Saúde tem criticado em vários países de todo o mundo.

Uma das correntes filosóficas defende que as vacinas causam autismo nas crianças, ideia já contestada pelas autoridades mundiais da saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …