Caso de sarampo a bordo deixa cruzeiro em quarentena nas Caraíbas

O Freewinds, uma embarcação de 134 metros, é propriedade da Igreja Americana da Cientologia e encontra-se ancorado no porto da cidade de Castries com cerca de 300 passageiros impedidos de sair.

A médica-chefe, Merlene Fredericks James, confirmou o caso de sarampo a bordo e explicou que considerou prudente colocar o navio em quarentena. Num vídeo publicado no Youtube, escreve a Newsweek, a médica justifica a medida com o facto de o sarampo ser uma doença altamente infeciosa.

“Um pessoa infetada consegue facilmente infetar os outros através da tosse, espirros, gotículas espalhadas em várias superfícies, etc. Portanto, por causa do risco de uma possível infeção, não apenas pelo caso de sarampo confirmado, mas pelas outras pessoas que possam ter estado no barco na mesma altura, achámos prudente tomar a decisão de não autorizar o desembarque,” disse.

Fredericks James destacou ainda o elevado estado de propagação da doença nos EUA, onde no último ano 700 pessoas já foram infetadas com o vírus do sarampo, o número mais elevado de casos dos últimos 25 anos. As autoridades de Sta. Lúcia não podem, no entanto, impedir o navio de partir.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, a maioria das vítimas foram crianças não vacinadas e a epidemia já afetou 22 estados americanos. Segundo o Hollywood Reporter, um grande número de pessoas que recusam vacinar-se ou vacinar os filhos pertencem à Cientologia.

Contudo, numa entrevista ao site Beliefnet, John Carmichael, líder da igreja, garante que não impõe regras quanto à vacinação, acrescentando que os cientologistas tomam as suas próprias decisões sem que a igreja os tente influenciar, mas que são pessoas com “tendência a fazer mais pesquisas sobre os efeitos dos diferentes procedimentos médicos.”

Segundo o site da Igreja de Cientologia, o cruzeiro trata-se de um “local muito especial”, um retiro religioso, o pináculo da jornada espiritual de um crente em Ciêntologia e “proporciona a completa concretização da imortalidade.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …