Caso de sarampo a bordo deixa cruzeiro em quarentena nas Caraíbas

O Freewinds, uma embarcação de 134 metros, é propriedade da Igreja Americana da Cientologia e encontra-se ancorado no porto da cidade de Castries com cerca de 300 passageiros impedidos de sair.

A médica-chefe, Merlene Fredericks James, confirmou o caso de sarampo a bordo e explicou que considerou prudente colocar o navio em quarentena. Num vídeo publicado no Youtube, escreve a Newsweek, a médica justifica a medida com o facto de o sarampo ser uma doença altamente infeciosa.

“Um pessoa infetada consegue facilmente infetar os outros através da tosse, espirros, gotículas espalhadas em várias superfícies, etc. Portanto, por causa do risco de uma possível infeção, não apenas pelo caso de sarampo confirmado, mas pelas outras pessoas que possam ter estado no barco na mesma altura, achámos prudente tomar a decisão de não autorizar o desembarque,” disse.

Fredericks James destacou ainda o elevado estado de propagação da doença nos EUA, onde no último ano 700 pessoas já foram infetadas com o vírus do sarampo, o número mais elevado de casos dos últimos 25 anos. As autoridades de Sta. Lúcia não podem, no entanto, impedir o navio de partir.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, a maioria das vítimas foram crianças não vacinadas e a epidemia já afetou 22 estados americanos. Segundo o Hollywood Reporter, um grande número de pessoas que recusam vacinar-se ou vacinar os filhos pertencem à Cientologia.

Contudo, numa entrevista ao site Beliefnet, John Carmichael, líder da igreja, garante que não impõe regras quanto à vacinação, acrescentando que os cientologistas tomam as suas próprias decisões sem que a igreja os tente influenciar, mas que são pessoas com “tendência a fazer mais pesquisas sobre os efeitos dos diferentes procedimentos médicos.”

Segundo o site da Igreja de Cientologia, o cruzeiro trata-se de um “local muito especial”, um retiro religioso, o pináculo da jornada espiritual de um crente em Ciêntologia e “proporciona a completa concretização da imortalidade.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …