Volume de chuva mais intenso em 37 anos paralisa São Paulo

Fernando Bizerra / EPA

São Paulo, a mais populosa cidade do Brasil, registou entre o domingo e segunda-eira o maior volume de chuva para o mês de fevereiro dos últimos 37 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A tempestade praticamente paralisou os transportes da cidade, com as suas principais estradas inundadas, linhas de elétricos suspensas e o tráfego de veículos completamente colapsado. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, em poucas horas as chuvas causaram deslizamentos de terra, inundações e quedas de árvores.

As inundações e as águas que transbordaram bloquearam a passagem pela marginal do rio Tietê e Pinheiros, largas avenidas que cruzam São Paulo e que são as duas principais artérias da cidade. Ao todo, segundo o Folha de São Paulo, foram sinalizados “mais de 800 pontos de enchentes”, e o mesmo jornal indica que o volume do rio Pinheiros atingiu o maior nível jamais registado, de 719,6 metros em relação ao nível do mar (o recorde anterior, de 2005, era de 719).

O serviço de algumas das linhas de elétricos e de comboios foi suspenso, bem como a circulação de linhas de autocarros, levando os habitantes a enfrentarem muita dificuldade para chegar ao trabalho. Só as linhas de metropolitano foram menos afetadas, sendo que o mesmo jornal indica que operaram sem restrições.

No que toca à aviação, o Folha de São Paulo indica que os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Congonhas, houve vários voos cancelados e outros tantos adiados ou desviados para outros aeroportos.

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do município de São Paulo, apenas esta segunda-feira, entre as 7h e as 13h choveu na cidade 88,7 milímetros (mm), o que equivale a 40,9% da média esperada para o mês, que é de 216,7mm. Em fevereiro, já foram contabilizados 208 mm de chuva, ou seja, já choveu cerca de 96% do esperado para todo o mês.

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo enviou todos os seus funcionários para as ruas para organizar o trânsito e auxiliar os motoristas cujos veículos estão parados em avenidas ou mesmo submersos em túneis e declives.

No final da manhã, bombeiros disseram ter encontrado o corpo de um homem de 33 anos, desaparecido desde sábado, quando foi levado pela água numa enxurrada na cidade de São Bernardo do Campo.

O bloqueio do tráfego, as inundações e as ameaças de novos deslizamentos de terra forçaram os bombeiros da cidade a recomendar que a população permanecesse em casa pelo menos até a situação normalizar.

Pedimos às pessoas que fiquem em casa. Não é um bom momento para deslocamento”, alertou o secretário regional de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Segundo a revista Veja, o governador do estado de São Paulo, João Doria, em viagem no Dubai, pediu às populações para evitar deslocações a não ser que tal seja “absolutamente necessário”, sendo “importante todos ficarem atentos às recomendações de segurança para que se protejam e evitem áreas de risco.”

Algumas escolas e empresas cancelaram o atendimento nesta segunda-feira.

A normalização, no entanto, pode levar tempo, porque o Inmet alertou que as previsões apontam para a continuação da chuva durante todo o dia na zona de São Paulo.

De acordo com o Inmet, entre domingo de manhã e as 8h de segunda-feira registou-se uma precipitação de 141,2 mm na capital e nas cidades próximas.

// Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …