São João molhado, São João abençoado

Iberian Proteus / Flickr

-

Todo o continente de Portugal está, desde as 10h até às 21h desta segunda-feira, sob aviso amarelo devido a previsão de chuva forte, granizo e trovoadas.

Para o Porto, onde esta noite a população sai à rua para as festas do São João, a previsão é de aguaceiros durante toda a noite, com temperatura máxima de 22ºC e mínima de 15ºC.

O alargamento do aviso amarelo – o terceiro mais grave numa escala de quatro – a todo o continente foi feito cerca das 9h30 pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo que anteriormente estavam sob esse alerta nove distritos.

O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, condições que se podem cumprir com a chuva ou aguaceiros por vezes fortes de granizo acompanhados de trovoada e rajadas fortes de vento previstos para o dia.

O IPMA prevê para hoje, no continente, períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas de vento.

Está previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante sul na região sul durante a tarde e possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Nos Açores, prevê-se céu pouco nublado aumentando de nebulosidade durante a tarde e vento sul ligeiro tornando-se moderado.

Para a Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, em especial nas vertentes norte e vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

Em Lisboa, Portalegre, Beja, Faro, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 22ºC, no Porto, Coimbra, Leiria, Évora, e Setúbal 23, Viana do Castelo, Braga, Castelo Branco, Vila Real, Santa Cruz das Flores e Funchal 24, Guarda 21 e Bragança 26.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.