Santa Sé detetou 147 transacções suspeitas em 2014 no Vaticano

catholicism / Flickr

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano

Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano

A Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé informou hoje que em 2014 foram detectadas 147 transacções financeiras suspeitas nas instituições do Vaticano, menos do que no ano anterior, quando foram identificadas 202.

No relatório anual publicado esta sexta-feira, a entidade frisou que as finanças do Vaticano têm sido alvo de “um contínuo reforço do quadro normativo e institucional”.

Esse esforço, segundo a AIF, pretendeu reforçar a regulamentação das instituições supervisionadas, aumentar a cooperação internacional e consolidar a prevenção e a luta contra actividades ilícitas.

Como tal, a diminuição do número de casos é “resultado do desempenho do quadro normativo das instituições e de uma substancial melhoria do desempenho operacional das entidades monitoradas em relação à prevenção do crime financeiro”, refere a AIF no documento.

Entre os casos suspeitos detectados em 2014, sete foram transferidos para o Promotor de Justiça do Vaticano “para mais averiguações”.

O relatório informou igualmente que o número de colaborações bilaterais entre a AIF e as autoridades estrangeiras homólogas têm vindo aumentar: quatro em 2012, 81 em 2013 e 113 em 2014.

“Este contínuo crescimento é resultado de um esforço sistemático por parte da AIF e de um forte compromisso da Santa Sé para cooperar activamente com outras jurisdições e prevenir as potenciais atividades financeiras ilícitas à escala global”, afirmou o director do organismo, Tommaso di Ruzza.

Durante o primeiro trimestre de 2014, a AIF realizou a primeira inspecção ao Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como o Banco do Vaticano, com o objectivo de “verificar a eficácia das medidas adoptadas para prevenir e lidar com o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo”.

“A primeira inspecção ao Banco do Vaticano é uma importante consequência e um sinal concreto da eficácia do sistema contra a lavagem de capitais e da luta contra o financiamento do terrorismo que foi adoptado pela Santa Sé”, reforçou Tommaso di Ruzza.

A inspecção “não revelou a existência de qualquer falta no IOR”, indicou o documento.

A Autoridade de Informação Financeira é o organismo que tem a responsabilidade de vigiar as movimentações financeiras da Santa Sé para prevenir eventuais actividades ilícitas.

A AIF foi instituída pelo papa Bento XVI em Dezembro de 2010 e os seus estatutos foram aprovados pelo papa Francisco em Novembro de 2013 com o objectivo de “estabelecer normas em matéria de transparência, vigilância e informação financeira”.

Durante 2014, o organismo subscreveu acordos com a Argentina, Peru, Liechtenstein, Luxemburgo e França. No ano anterior, a AIF já tinha estabelecido protocolos com outros países, como Espanha e Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …