Foi a primeira norte-americana no Espaço. E tudo começou com uma simples carta

Sally Ride foi a primeira mulher norte-americana a ir ao Espaço. A sua jornada espacial começou com uma simples carta, escrita à mão e com apenas 40 palavras, que enviou à NASA.

A história de Sally Ride, a primeira mulher norte-americana a ir ao Espaço, começa no ano de 1977, numa altura em que estava a terminar o seu doutoramento em Astrofísica. Ao ver um artigo no jornal Stanford Daily, no qual se lia que a NASA estava a recrutar mulheres para fazerem parte do seu programa espacial, Sally pôs mãos à obra.

Numa carta escrita à mão, agora revelada pelo Business Insider, a norte-americana precisou apenas de 40 palavras (e ainda menos, quando traduzida para Português) para demonstrar o seu interesse:

“A quem possa interessar,
Sou uma doutoranda em Astrofísica, na Universidade de Stanford, e estou interessada no vosso programa espacial. Por favor, peço que me enviem os formulários necessários para concorrer como candidata ao cargo de ‘especialista de missão’.
Obrigada,
Sally Ride”

A missiva, que tinha até uma palavra riscada, foi partilhada com o jornal pela companheira de vida da astronauta, Tam O’Shaughnessy, e iniciou o percurso daquela que seria uma das seis mulheres astronautas aceites nesse programa da NASA.

Em declarações ao Business Insider, citado pelo site Science Alert, O’Shaughnessy conta que Sally nunca tinha pensado ser astronauta até ler aquele artigo. “Estava a tomar o pequeno-almoço na cafeteria da universidade e teve um daqueles ‘cliques’: ‘Meu deus, quero fazer isto. Quero tentar fazer isto’. Por isso enviou a carta à NASA”.

A astronauta foi pela primeira vez ao Espaço, no dia 18 de junho de 1983, como especialista de missão na segunda missão do Space Shuttle Challenger, e voltou a ir no ano seguinte. A ideia era voltar lá novamente mas esses planos foram travados com a destruição do Challenger em 1986, num acidente no qual morreram os sete tripulantes.

Numa entrevista à NASA, em 2002, Sally conta que, no início, o processo de seleção dos candidatos foi até “divertido” e “rápido”. “Não sei se foi numa semana ou num mês, recebi um formulário simples de uma ou duas páginas que não era muito mais do que: ‘Existe realmente alguém do outro lado deste formulário? Quer realmente concorrer a esta vaga?”.

Ao longo do tempo, o processo foi ficando mais sério, tendo sido aceite no programa da agência espacial norte-americana. Sally tornou-se uma especialista da NASA em sistemas de robótica e fez parte da comissão que investigou o desastre do Challenger.

A astronauta, que faleceu em 2012, recebeu no ano seguinte, numa homenagem póstuma, a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue pelo então Presidente dos EUA, Barack Obama, que a considerou “mais do que uma astronauta, mas sim um tesouro americano”.

Sally dedicou a sua vida ao Espaço, não só ao melhorar a educação da ciência, mas também ao fundar a organização sem fins lucrativos Sally Ride Science. A astronauta queria encorajar crianças e jovens a ter uma maior paixão pela ciência, sobretudo raparigas.

“Penso que a maioria das pessoas ainda a vê apenas como uma astronauta. Mas não valorizam o tanto que ela fez por trás de cena que afetou a política espacial e a política de educação científica”, conclui o marido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …