Foi a primeira norte-americana no Espaço. E tudo começou com uma simples carta

Sally Ride foi a primeira mulher norte-americana a ir ao Espaço. A sua jornada espacial começou com uma simples carta, escrita à mão e com apenas 40 palavras, que enviou à NASA.

A história de Sally Ride, a primeira mulher norte-americana a ir ao Espaço, começa no ano de 1977, numa altura em que estava a terminar o seu doutoramento em Astrofísica. Ao ver um artigo no jornal Stanford Daily, no qual se lia que a NASA estava a recrutar mulheres para fazerem parte do seu programa espacial, Sally pôs mãos à obra.

Numa carta escrita à mão, agora revelada pelo Business Insider, a norte-americana precisou apenas de 40 palavras (e ainda menos, quando traduzida para Português) para demonstrar o seu interesse:

“A quem possa interessar,
Sou uma doutoranda em Astrofísica, na Universidade de Stanford, e estou interessada no vosso programa espacial. Por favor, peço que me enviem os formulários necessários para concorrer como candidata ao cargo de ‘especialista de missão’.
Obrigada,
Sally Ride”

A missiva, que tinha até uma palavra riscada, foi partilhada com o jornal pela companheira de vida da astronauta, Tam O’Shaughnessy, e iniciou o percurso daquela que seria uma das seis mulheres astronautas aceites nesse programa da NASA.

Em declarações ao Business Insider, citado pelo site Science Alert, O’Shaughnessy conta que Sally nunca tinha pensado ser astronauta até ler aquele artigo. “Estava a tomar o pequeno-almoço na cafeteria da universidade e teve um daqueles ‘cliques’: ‘Meu deus, quero fazer isto. Quero tentar fazer isto’. Por isso enviou a carta à NASA”.

A astronauta foi pela primeira vez ao Espaço, no dia 18 de junho de 1983, como especialista de missão na segunda missão do Space Shuttle Challenger, e voltou a ir no ano seguinte. A ideia era voltar lá novamente mas esses planos foram travados com a destruição do Challenger em 1986, num acidente no qual morreram os sete tripulantes.

Numa entrevista à NASA, em 2002, Sally conta que, no início, o processo de seleção dos candidatos foi até “divertido” e “rápido”. “Não sei se foi numa semana ou num mês, recebi um formulário simples de uma ou duas páginas que não era muito mais do que: ‘Existe realmente alguém do outro lado deste formulário? Quer realmente concorrer a esta vaga?”.

Ao longo do tempo, o processo foi ficando mais sério, tendo sido aceite no programa da agência espacial norte-americana. Sally tornou-se uma especialista da NASA em sistemas de robótica e fez parte da comissão que investigou o desastre do Challenger.

A astronauta, que faleceu em 2012, recebeu no ano seguinte, numa homenagem póstuma, a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue pelo então Presidente dos EUA, Barack Obama, que a considerou “mais do que uma astronauta, mas sim um tesouro americano”.

Sally dedicou a sua vida ao Espaço, não só ao melhorar a educação da ciência, mas também ao fundar a organização sem fins lucrativos Sally Ride Science. A astronauta queria encorajar crianças e jovens a ter uma maior paixão pela ciência, sobretudo raparigas.

“Penso que a maioria das pessoas ainda a vê apenas como uma astronauta. Mas não valorizam o tanto que ela fez por trás de cena que afetou a política espacial e a política de educação científica”, conclui o marido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …