/

Salário mínimo nacional supera os 3 mil euros. Não, não é em Portugal

11

Usien / Wikimedia

Ordenado mínimo para trabalhadores qualificados atinge os 3.010 euros. Sim, já terá adivinhado qual é o país. E sim, já terá adivinhado porquê.

Por cá, o salário mínimo nacional registou há dois meses a maior subida absoluta de sempre: era de 705 euros, passou para 760 euros.

O aumento de 55 euros não altera o facto de Portugal ser um dos países europeus (oitavo lugar, a contar do fundo) que aumentaram menos o salário mínimo nacional nos últimos cinco anos.

Em números absolutos, o salário mínimo em Portugal também está atrás de países como o Chipre (940 euros) e de Espanha, com o novo valor de 1.080 euros.

E Portugal também está bem longe do Luxemburgo: a partir de Abril, o salário mínimo nacional mínimo sobe 2,5% e chega aos 2.508,26 euros. É de 2.387,40 euros (mais do triplo do salário mínimo em Portugal).

O portal Contacto acrescenta que o ordenado mínimo para trabalhadores qualificados vai chegar aos 3.009,91 euros.

Mas o custo de vida também é outro e o Luxemburgo não é excepção – e logo num dos países onde o dia-a-dia é mais caro, em todo o planeta.

Um dos motivos principais para estes aumentos é a subida nos preços da habitação: 11,1% no terceiro trimestre de 2022.

No mês passado, Janeiro, a inflação no Luxemburgo foi 4,8%. Em Portugal foi 8,3%.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

11 Comments

    • e o custo de Vida? É Barato? As Casas são Baratas?A Nível de saúde segundo sei quem não tiver um seguro de Saúde tem de pagar do Bolso sempre que vai ao medico ou se precisar ser operado tem de pagar do seu Bolso.

      • O custo de vida não é assim tão caro que não se possa viver ou trocar de carro todos os anos ou ir de férias num cruzeiro duas vezes por ano. Quanto au seguro de saúde, não há ninguem sem ele aqui.
        Não se pode comparar, um país aonde um operário de fábrica ganha mais que um médico português.

      • pois, também tem essa, nós toda a vida a pagarmos e depois êm os de fora receber sobre o que nunca descontaram ou pouco descontaram,

      • Sim, o custo de vida é em geral mais elevado, mas há muita coisa mais barata. Gasolina, eletricidade, gás, carros, electrónica de consumo, habitação (pelo mesmo preço, casas maiores em terrenos muito maiores). E ganha-se MUUUITO mais. Quanto ao seguro de saúde, só não tem quem não gosta de trabalhar. Quanto a esses, temos pena.

  1. Claro que não é em Portugal.
    Em Portuga,l o que sobe, é o custo de vida, a corrupção e os salários dos administradores, CEO’s e as fortunas de alguns políticos e donos de empresas públicas…
    Mas quem se rala? O governo? A oposição? Os deputados?
    Ora… valha-me Deus… afinal comem todos da mesma “gamela”!!
    Greves? Ouviram falar em greves quando a chamada esquerda estava na geringonça? Ouviram? Eu também não!
    Nao me lixem!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.