Dieta rica em sal pode provocar demência e outros problemas cerebrais

O consumo excessivo de sal pode causar disfunções cognitivas e até demência, concluiu uma equipa de fisiologistas norte-americanos.

A nova investigação, cujos resultados foram a semana passada publicados na revista científica Nature, foi conduzida em ratos de laboratório, tendo os cientistas detetado problemas cognitivos nos roedores associados a uma dieta alimentar rica em sal.

Os cientistas observaram que as cobaias, após ingerirem uma grande quantidade de sal na comida, apresentavam um memória pior. Os roedores sofreram também uma queda no fluxo sanguíneo para o cérebro, embora os cientistas tenham constado que esta redução não estava diretamente relacionada com problemas cognitivos.

Segundo estimam os cientistas, o cérebro só é afetado quando o fluxo sanguíneo que o órgão recebe é reduzido em metade, situação que não aconteceu como resultado do consumo de sal, mas antes de uma outra substância que prejudica as funções cognitivas.

Trata-se da proteína tau, que se acumula em placas nos vasos sanguíneos dos ratos, deixando-os obstruído, escreve a New Scientist

“Este foi um resultado completamente inesperado”, confessou o cientista nova-iorquino Costantino Iadecola, citado em comunicado pelo National Institutes of Health dos EUA.

“Sabíamos que uma dieta rica em sal produzia sintomas semelhantes à demência em cobaias e achamos que era responsável por reduzir o fluxo sanguíneo no cerebroide. Mas, no fim, não é esse o caso [observado]”, acrescentou.

A mudança na corrente sanguínea cerebral estava relacionada com uma menor produção de óxido nítrico (NO), apontaram os cientistas, dando conta que este composto participa na reação molecular que impede a acumulação da proteína tau nas placas.

E são precisamente estas placas que fazem parte do quadro clínico associado à demência em pessoas. Tal como explica o jornal Público, esta acumulação, que surge nas imagens do tecido cerebral como uns borrões escuros, acontece fora das células e muito antes dos primeiros sinais da doença se manifestarem.

O Alzheimer, a forma mais comum de demência, afeta cada vez mais pessoas, recorda ainda o diário. Em 2015, havia 44 milhões de doentes com a doença. De acordo com a organização Alzheimer’s Disease International, em 2050 o número de pessoas com demências quase triplicará para os 131,5 milhões e a maioria terá Alzheimer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …