Dieta rica em sal pode provocar demência e outros problemas cerebrais

O consumo excessivo de sal pode causar disfunções cognitivas e até demência, concluiu uma equipa de fisiologistas norte-americanos.

A nova investigação, cujos resultados foram a semana passada publicados na revista científica Nature, foi conduzida em ratos de laboratório, tendo os cientistas detetado problemas cognitivos nos roedores associados a uma dieta alimentar rica em sal.

Os cientistas observaram que as cobaias, após ingerirem uma grande quantidade de sal na comida, apresentavam um memória pior. Os roedores sofreram também uma queda no fluxo sanguíneo para o cérebro, embora os cientistas tenham constado que esta redução não estava diretamente relacionada com problemas cognitivos.

Segundo estimam os cientistas, o cérebro só é afetado quando o fluxo sanguíneo que o órgão recebe é reduzido em metade, situação que não aconteceu como resultado do consumo de sal, mas antes de uma outra substância que prejudica as funções cognitivas.

Trata-se da proteína tau, que se acumula em placas nos vasos sanguíneos dos ratos, deixando-os obstruído, escreve a New Scientist

“Este foi um resultado completamente inesperado”, confessou o cientista nova-iorquino Costantino Iadecola, citado em comunicado pelo National Institutes of Health dos EUA.

“Sabíamos que uma dieta rica em sal produzia sintomas semelhantes à demência em cobaias e achamos que era responsável por reduzir o fluxo sanguíneo no cerebroide. Mas, no fim, não é esse o caso [observado]”, acrescentou.

A mudança na corrente sanguínea cerebral estava relacionada com uma menor produção de óxido nítrico (NO), apontaram os cientistas, dando conta que este composto participa na reação molecular que impede a acumulação da proteína tau nas placas.

E são precisamente estas placas que fazem parte do quadro clínico associado à demência em pessoas. Tal como explica o jornal Público, esta acumulação, que surge nas imagens do tecido cerebral como uns borrões escuros, acontece fora das células e muito antes dos primeiros sinais da doença se manifestarem.

O Alzheimer, a forma mais comum de demência, afeta cada vez mais pessoas, recorda ainda o diário. Em 2015, havia 44 milhões de doentes com a doença. De acordo com a organização Alzheimer’s Disease International, em 2050 o número de pessoas com demências quase triplicará para os 131,5 milhões e a maioria terá Alzheimer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …