Sahar imolou-se ao saber que poderia ser presa por tentar assistir a um jogo de futebol

“Sahar”, uma mulher iraniana de 30 anos, morreu após se ter imolado à frente do tribunal ao saber que poderia enfrentar uma pena de prisão de seis meses por tentar entrar num estádio de futebol.

As autoridades iranianas não permitem a entrada de mulheres em recintos desportivos, estando por isso proibidas de assistir a jogos de futebol. No entanto, algumas mais aventureiras tentam a sua sorte e disfarçam-se de homens para poderem ver a sua equipa preferida a jogar ao vivo.

Este foi o caso de uma mulher de 30 anos, conhecida pela alcunha de “Sahar”, que tentou entrar às escondidas num jogo do Estenghlal, mas acabou por ser apanhada pela polícia.

Esteve na prisão de Qarchak durante três dias, acabando por sair posteriormente sob fiança. Segundo a BBC, teve de esperar seis meses para ir a tribunal e, quando finalmente lá foi, foi-lhe dito que a sessão havia sido adiada, uma vez que o juiz teve uma emergência familiar.

Quando regressou mais tarde ao tribunal para recolher o seu telemóvel, ouviu uma conversa de que se fosse considerada culpada, poderia apanhar uma pena entre seis meses e dois anos de prisão. Ao saber desta informação, “Sahar” imolou-se em frente ao tribunal, tendo morrido uma semana depois devido aos graves ferimentos.

A sua irmã disse que ela sofria de um transtorno bipolar e que a sua saúde mental piorou significativamente enquanto estava na prisão.

As mulheres estão proibidas de entrar nos estádios desde 1981. De acordo com o HRW, apesar de não estar escrito em nenhuma lei, a proibição é imposta à força pelas autoridades iranianas.

O suicídio de “Sahar” levantou uma onde de contestação contra esta proibição, com muitos a apelarem para que os jogadores se manifestem e para que a FIFA intervenha.

Masoud Shojaei, capitão da seleção de futebol masculino do Irão, disse no Instagram que a proibição está “enraizada em pensamentos desatualizados e constrangedores que não serão compreendidos pelas gerações futuras”.

Ainda em junho deste ano, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, lançou um alerta à Federação Iraniana para que adotasse medidas concretas que permitissem a entrada de mulheres nos recintos desportivos – caso contrário seriam alvo de sanções. Apesar do aviso, no mês passado, as autoridades prenderam quatro mulheres por desrespeitarem a proibição, acabando por libertá-las mais tarde sob fiança.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Franceses com passe para poder viajar. Grécia já recebe estrangeiros vacinados ou testados

Numa altura em que vários países já fazem planos de abertura ao turismo, como é o caso de França e Grécia, há outros que ainda se mostram com receio de avançar. Em Itália o número …