Sahar imolou-se ao saber que poderia ser presa por tentar assistir a um jogo de futebol

“Sahar”, uma mulher iraniana de 30 anos, morreu após se ter imolado à frente do tribunal ao saber que poderia enfrentar uma pena de prisão de seis meses por tentar entrar num estádio de futebol.

As autoridades iranianas não permitem a entrada de mulheres em recintos desportivos, estando por isso proibidas de assistir a jogos de futebol. No entanto, algumas mais aventureiras tentam a sua sorte e disfarçam-se de homens para poderem ver a sua equipa preferida a jogar ao vivo.

Este foi o caso de uma mulher de 30 anos, conhecida pela alcunha de “Sahar”, que tentou entrar às escondidas num jogo do Estenghlal, mas acabou por ser apanhada pela polícia.

Esteve na prisão de Qarchak durante três dias, acabando por sair posteriormente sob fiança. Segundo a BBC, teve de esperar seis meses para ir a tribunal e, quando finalmente lá foi, foi-lhe dito que a sessão havia sido adiada, uma vez que o juiz teve uma emergência familiar.

Quando regressou mais tarde ao tribunal para recolher o seu telemóvel, ouviu uma conversa de que se fosse considerada culpada, poderia apanhar uma pena entre seis meses e dois anos de prisão. Ao saber desta informação, “Sahar” imolou-se em frente ao tribunal, tendo morrido uma semana depois devido aos graves ferimentos.

A sua irmã disse que ela sofria de um transtorno bipolar e que a sua saúde mental piorou significativamente enquanto estava na prisão.

As mulheres estão proibidas de entrar nos estádios desde 1981. De acordo com o HRW, apesar de não estar escrito em nenhuma lei, a proibição é imposta à força pelas autoridades iranianas.

O suicídio de “Sahar” levantou uma onde de contestação contra esta proibição, com muitos a apelarem para que os jogadores se manifestem e para que a FIFA intervenha.

Masoud Shojaei, capitão da seleção de futebol masculino do Irão, disse no Instagram que a proibição está “enraizada em pensamentos desatualizados e constrangedores que não serão compreendidos pelas gerações futuras”.

Ainda em junho deste ano, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, lançou um alerta à Federação Iraniana para que adotasse medidas concretas que permitissem a entrada de mulheres nos recintos desportivos – caso contrário seriam alvo de sanções. Apesar do aviso, no mês passado, as autoridades prenderam quatro mulheres por desrespeitarem a proibição, acabando por libertá-las mais tarde sob fiança.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …