Sacrifício humano na Dinamarca. Corpo com 5.000 anos encontrado

Lea Mohr Hansen / ROMU

Ao examinar o local de um futuro conjunto habitacional perto de Stenløse, na Dinamarca, os arqueólogos encontraram ossos com 5.000 anos. Enterrados num antigo pântano, os arqueólogos acreditam que podem ter pertencido a uma vítima de sacrifício humano do período do Neolítico.

“Quando vimos os ossos, pensamos que estávamos diante de algo realmente emocionante”, disse Emil Winther Struve, arqueólogo do museu ROMU em Roskilde, citado pelo Copenhagen Post.

Como relatou o Live Science, os arqueólogos foram encarregados de examinar o local antes da construção de um conjunto habitacional. Struve disse que outro esqueleto foi encontrado na mesma área, há cerca de 70 anos.

Ao escavar a área, os arqueólogos descobriram um fémur humano. De seguida, encontraram uma mandíbula inferior – ainda com dentes -, ossos da perna e da pélvis. Vários outros objetos foram descobertos nas proximidades, incluindo ossos de animais e um machado, o que sugere que o corpo foi vítima de sacrifício humano.

Embora sejam necessárias mais pesquisas para determinar o género e a idade da vítima, os arqueólogos indicaram que terá sido sacrificado durante o Neolítico ou Idade da Pedra Nova (10.000 a.C. a 2.200 a.C.).

“Essa é a fase inicial do Neolítico dinamarquês”, explicou Struve à Live Science. “Sabemos que as tradições de sacrifícios humanos datam de longe – temos outros exemplos disso … Nesta área” encontramos “vários corpos. É uma tradição que remonta ao Neolítico”, continuou.

De facto, já foram descobertos restos mortais em vários pântanos na Dinamarca, também com vestígios de sacrifício humano. O corpo mais antigo do mundo encontrado num pântano, com cerca de 10.000 anos, é o Koelbjerg Man e foi descoberto na década de 1940.

Um dos corpos mais famosos encontrados num pântano, também na Dinamarca, é o Tollund Man. Foi descoberto na década de 1950 e remonta a 400 a.C..

Embora alguns dos restos mortais encontrados em pântanos pertencessem a pessoas que se afogaram acidentalmente, os investigadores acreditam que muitos foram sacrificados e deliberadamente depositados no local. Há milhares de anos atrás, as pessoas acreditavam que os pântanos preservavam os restos humanos.

Por enquanto, pouco se sabe sobre o corpo encontrado perto de Stenløse. A Live Science relatou que a equipa de arqueólogos suspenderá brevemente a análise ao local durante o inverno e retornará para novas escavações no próximo ano, assim que o solo derreter.

Enquanto isso, esperam aprender mais sobre o ossos encontrados. Struve explicou que a equipa consegue determinar o sexo através da pélvis e a idade através do desgaste dos dentes. Os dentes também podem indicar o ADN.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.