Pescador russo captura verme bizarro e sorridente no fundo do mar

O pescador russo Roman Fedortsov tem o hábito de pescar criaturas mórbidas e bizarras do fundo do oceano. E, desta vez, a pesca não desapontou: Fedortsov encontrou um estranho mas muito sorridente verme. 

Num vídeo publicado na semana passada na sua conta de Twitter, é possível ver o verme a “sorrir” enquanto se vai movendo. No fundo, ouve-se um barulho estranho acrescentado pelo pescador. “Se a criatura pudesse gritar, gritaria assim”, escreveu Fedortsov.

Mark Siddall, curador do Departamento de Zoologia de Invertebrados do Museu Americano de História Natural, disse não conseguir ver a expressão sorridente no vídeo, acrescentando que, provavelmente, o alegado “sorriso” terá mais a ver com o ângulo da câmara do que com a própria anatomia da criatura do mar.

Sorrindo ou não, esta é uma criatura curiosa. O verme em causa um poliqueta (Polychaeta), verme das cerdas. Provavelmente, explicou Sidall, será da família dos nereides, mas não é ainda certo a que espécie pertence.

Os vermes das cerdas são assim conhecidos porque possuem pequenas cedras (chamadas de chaetae) a revistir os seus corpos, ajudando-os a movimentar-se rapidamente, a escavar e a rastejar nas águas mais profundas.

Na verdade, o que parece ser  “cabeça” do verme é a sua faringe retrátil que, juntamente com as suas mandíbulas, estende-se para capturar comida, relatou o portal Live Science. Quando esta faringe volta para o interior do corpo do verme, o seu rosto parece sorrir, pelo menos no vídeo recentemente publicado pelo pescador.

Os poliquetas aparecem em vários tamanhos e formas diferentes e vivem numa ampla gama de habitats, desde as fontes hidrotermais até aos recifes de corais.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. No lodo aqui em Alcochete há disso ás carradas não era preciso ir na Rússia, muito bom isco para a pesca. E aquela bocarra nas maiores quando se crava nos dedos aleija e até faz sangue.

    • Ó Pacheco… fónix… com tanta coisa que podia aqui dizer e a única coisa que lhe ocorre é mandar pontapés na gramática… “ás”… “ir na Rússia…” “…aquela bocara nas maiores…” que é essa merda?!

      • O Sr. Jaime Pacheco escreve com erros, mas ADICIONA informação; já o Sr./Srª. “Ai Pacheco, Pacheco…” nao acrescenta nada de útil ou construtivo à notícia; o que é essa “coisa” que escreveu e que começa por “f”?! É que nem sequer português é, mas sim calão ou outra alarvidade ainda pior. No fim do seu comentário, a palavra “m”; pois convenhamos, para quem veio aqui criticar alguém sem sequer se identificar, devia ter uma escrita um pouco mais cuidada, não?! Nem todos são letrados e não é por essa razão que devem ser impedidos de comentar… agora, quem ofende? Pelo menos, o Sr. Jaime Pacheco teve alguma piada! Passe bem.

  2. A sociedade actual pródiga em produzir lixo e poluição, quantos seres vivos já terá extinguido? Ninguém sabe ao certo e muitas espécies desapareceram sem as termos conhecido sequer. No entanto acredito saber que há muitas espécies por conhecer. Um belo planeta este onde moramos mas que conspurcamos a toda a hora, infelizmente.

RESPONDER

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …

Ordem dos Médicos quer alargar proibição de circulação aos dias entre os feriados

O Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos está a pedir ao Governo que pondere a possibilidade de manter a proibição de circulação entre concelho nos 12 dias das duas pontes - …

Deputada não inscrita Cristina Rodrigues consegue acordo do Governo para várias propostas

No segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na especialidade, a deputada não inscrita Cristina Rodrigues chegou a acordo com o Executivo para propostas como programas de saída e apoio a …