Pescador russo captura verme bizarro e sorridente no fundo do mar

O pescador russo Roman Fedortsov tem o hábito de pescar criaturas mórbidas e bizarras do fundo do oceano. E, desta vez, a pesca não desapontou: Fedortsov encontrou um estranho mas muito sorridente verme. 

Num vídeo publicado na semana passada na sua conta de Twitter, é possível ver o verme a “sorrir” enquanto se vai movendo. No fundo, ouve-se um barulho estranho acrescentado pelo pescador. “Se a criatura pudesse gritar, gritaria assim”, escreveu Fedortsov.

Mark Siddall, curador do Departamento de Zoologia de Invertebrados do Museu Americano de História Natural, disse não conseguir ver a expressão sorridente no vídeo, acrescentando que, provavelmente, o alegado “sorriso” terá mais a ver com o ângulo da câmara do que com a própria anatomia da criatura do mar.

Sorrindo ou não, esta é uma criatura curiosa. O verme em causa um poliqueta (Polychaeta), verme das cerdas. Provavelmente, explicou Sidall, será da família dos nereides, mas não é ainda certo a que espécie pertence.

Os vermes das cerdas são assim conhecidos porque possuem pequenas cedras (chamadas de chaetae) a revistir os seus corpos, ajudando-os a movimentar-se rapidamente, a escavar e a rastejar nas águas mais profundas.

Na verdade, o que parece ser  “cabeça” do verme é a sua faringe retrátil que, juntamente com as suas mandíbulas, estende-se para capturar comida, relatou o portal Live Science. Quando esta faringe volta para o interior do corpo do verme, o seu rosto parece sorrir, pelo menos no vídeo recentemente publicado pelo pescador.

Os poliquetas aparecem em vários tamanhos e formas diferentes e vivem numa ampla gama de habitats, desde as fontes hidrotermais até aos recifes de corais.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. No lodo aqui em Alcochete há disso ás carradas não era preciso ir na Rússia, muito bom isco para a pesca. E aquela bocarra nas maiores quando se crava nos dedos aleija e até faz sangue.

    • Ó Pacheco… fónix… com tanta coisa que podia aqui dizer e a única coisa que lhe ocorre é mandar pontapés na gramática… “ás”… “ir na Rússia…” “…aquela bocara nas maiores…” que é essa merda?!

      • O Sr. Jaime Pacheco escreve com erros, mas ADICIONA informação; já o Sr./Srª. “Ai Pacheco, Pacheco…” nao acrescenta nada de útil ou construtivo à notícia; o que é essa “coisa” que escreveu e que começa por “f”?! É que nem sequer português é, mas sim calão ou outra alarvidade ainda pior. No fim do seu comentário, a palavra “m”; pois convenhamos, para quem veio aqui criticar alguém sem sequer se identificar, devia ter uma escrita um pouco mais cuidada, não?! Nem todos são letrados e não é por essa razão que devem ser impedidos de comentar… agora, quem ofende? Pelo menos, o Sr. Jaime Pacheco teve alguma piada! Passe bem.

  2. A sociedade actual pródiga em produzir lixo e poluição, quantos seres vivos já terá extinguido? Ninguém sabe ao certo e muitas espécies desapareceram sem as termos conhecido sequer. No entanto acredito saber que há muitas espécies por conhecer. Um belo planeta este onde moramos mas que conspurcamos a toda a hora, infelizmente.

RESPONDER

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …