Pescador russo captura verme bizarro e sorridente no fundo do mar

O pescador russo Roman Fedortsov tem o hábito de pescar criaturas mórbidas e bizarras do fundo do oceano. E, desta vez, a pesca não desapontou: Fedortsov encontrou um estranho mas muito sorridente verme. 

Num vídeo publicado na semana passada na sua conta de Twitter, é possível ver o verme a “sorrir” enquanto se vai movendo. No fundo, ouve-se um barulho estranho acrescentado pelo pescador. “Se a criatura pudesse gritar, gritaria assim”, escreveu Fedortsov.

Mark Siddall, curador do Departamento de Zoologia de Invertebrados do Museu Americano de História Natural, disse não conseguir ver a expressão sorridente no vídeo, acrescentando que, provavelmente, o alegado “sorriso” terá mais a ver com o ângulo da câmara do que com a própria anatomia da criatura do mar.



Sorrindo ou não, esta é uma criatura curiosa. O verme em causa um poliqueta (Polychaeta), verme das cerdas. Provavelmente, explicou Sidall, será da família dos nereides, mas não é ainda certo a que espécie pertence.

Os vermes das cerdas são assim conhecidos porque possuem pequenas cedras (chamadas de chaetae) a revistir os seus corpos, ajudando-os a movimentar-se rapidamente, a escavar e a rastejar nas águas mais profundas.

Na verdade, o que parece ser  “cabeça” do verme é a sua faringe retrátil que, juntamente com as suas mandíbulas, estende-se para capturar comida, relatou o portal Live Science. Quando esta faringe volta para o interior do corpo do verme, o seu rosto parece sorrir, pelo menos no vídeo recentemente publicado pelo pescador.

Os poliquetas aparecem em vários tamanhos e formas diferentes e vivem numa ampla gama de habitats, desde as fontes hidrotermais até aos recifes de corais.

ZAP // Live Science

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. No lodo aqui em Alcochete há disso ás carradas não era preciso ir na Rússia, muito bom isco para a pesca. E aquela bocarra nas maiores quando se crava nos dedos aleija e até faz sangue.

    • Ó Pacheco… fónix… com tanta coisa que podia aqui dizer e a única coisa que lhe ocorre é mandar pontapés na gramática… “ás”… “ir na Rússia…” “…aquela bocara nas maiores…” que é essa merda?!

      • O Sr. Jaime Pacheco escreve com erros, mas ADICIONA informação; já o Sr./Srª. “Ai Pacheco, Pacheco…” nao acrescenta nada de útil ou construtivo à notícia; o que é essa “coisa” que escreveu e que começa por “f”?! É que nem sequer português é, mas sim calão ou outra alarvidade ainda pior. No fim do seu comentário, a palavra “m”; pois convenhamos, para quem veio aqui criticar alguém sem sequer se identificar, devia ter uma escrita um pouco mais cuidada, não?! Nem todos são letrados e não é por essa razão que devem ser impedidos de comentar… agora, quem ofende? Pelo menos, o Sr. Jaime Pacheco teve alguma piada! Passe bem.

  2. A sociedade actual pródiga em produzir lixo e poluição, quantos seres vivos já terá extinguido? Ninguém sabe ao certo e muitas espécies desapareceram sem as termos conhecido sequer. No entanto acredito saber que há muitas espécies por conhecer. Um belo planeta este onde moramos mas que conspurcamos a toda a hora, infelizmente.

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …