Pescador russo captura verme bizarro e sorridente no fundo do mar

O pescador russo Roman Fedortsov tem o hábito de pescar criaturas mórbidas e bizarras do fundo do oceano. E, desta vez, a pesca não desapontou: Fedortsov encontrou um estranho mas muito sorridente verme. 

Num vídeo publicado na semana passada na sua conta de Twitter, é possível ver o verme a “sorrir” enquanto se vai movendo. No fundo, ouve-se um barulho estranho acrescentado pelo pescador. “Se a criatura pudesse gritar, gritaria assim”, escreveu Fedortsov.

Mark Siddall, curador do Departamento de Zoologia de Invertebrados do Museu Americano de História Natural, disse não conseguir ver a expressão sorridente no vídeo, acrescentando que, provavelmente, o alegado “sorriso” terá mais a ver com o ângulo da câmara do que com a própria anatomia da criatura do mar.

Sorrindo ou não, esta é uma criatura curiosa. O verme em causa um poliqueta (Polychaeta), verme das cerdas. Provavelmente, explicou Sidall, será da família dos nereides, mas não é ainda certo a que espécie pertence.

Os vermes das cerdas são assim conhecidos porque possuem pequenas cedras (chamadas de chaetae) a revistir os seus corpos, ajudando-os a movimentar-se rapidamente, a escavar e a rastejar nas águas mais profundas.

Na verdade, o que parece ser  “cabeça” do verme é a sua faringe retrátil que, juntamente com as suas mandíbulas, estende-se para capturar comida, relatou o portal Live Science. Quando esta faringe volta para o interior do corpo do verme, o seu rosto parece sorrir, pelo menos no vídeo recentemente publicado pelo pescador.

Os poliquetas aparecem em vários tamanhos e formas diferentes e vivem numa ampla gama de habitats, desde as fontes hidrotermais até aos recifes de corais.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. No lodo aqui em Alcochete há disso ás carradas não era preciso ir na Rússia, muito bom isco para a pesca. E aquela bocarra nas maiores quando se crava nos dedos aleija e até faz sangue.

    • Ó Pacheco… fónix… com tanta coisa que podia aqui dizer e a única coisa que lhe ocorre é mandar pontapés na gramática… “ás”… “ir na Rússia…” “…aquela bocara nas maiores…” que é essa merda?!

      • O Sr. Jaime Pacheco escreve com erros, mas ADICIONA informação; já o Sr./Srª. “Ai Pacheco, Pacheco…” nao acrescenta nada de útil ou construtivo à notícia; o que é essa “coisa” que escreveu e que começa por “f”?! É que nem sequer português é, mas sim calão ou outra alarvidade ainda pior. No fim do seu comentário, a palavra “m”; pois convenhamos, para quem veio aqui criticar alguém sem sequer se identificar, devia ter uma escrita um pouco mais cuidada, não?! Nem todos são letrados e não é por essa razão que devem ser impedidos de comentar… agora, quem ofende? Pelo menos, o Sr. Jaime Pacheco teve alguma piada! Passe bem.

  2. A sociedade actual pródiga em produzir lixo e poluição, quantos seres vivos já terá extinguido? Ninguém sabe ao certo e muitas espécies desapareceram sem as termos conhecido sequer. No entanto acredito saber que há muitas espécies por conhecer. Um belo planeta este onde moramos mas que conspurcamos a toda a hora, infelizmente.

RESPONDER

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …