Russo entrou (acidentalmente) num reality show chinês – e passou semanas a implorar para sair

Vladislav Ivanov, um jovem russo de 27 anos, transformou-se numa sensação pop acidental após entrar o Produce Camp 2021, um reality show chinês onde dezenas de cantores competem para formar uma boy band internacional.

Contudo, segundo conta o The Washington Post, Vladislav Ivanov, que competiu com o nome artístico de “Lelush”, nunca quis o estrelato nem sequer fez a audição formal para entrar no concurso. Quando foi convocado para competir no último minuto, a sua atitude indiferente transformou-o numa sensação pop acidental – contra a sua vontade.

“Espero que os juízes não me apoiem”, disse Lelush, durante um segmento recente, implorando aos espetadores que o rejeitassem. “Enquanto os outros querem um A, eu quero um F, pois significa liberdade.”

Finalmente, depois de aparecer em 10 episódios semanais desde meados de fevereiro, Ivanov não recebeu votos suficientes para conseguir formar a boy band.

“Obrigado a todos por seu apoio. Estou finalmente a terminar”, disse Lelush aos seus 1,5 milhões de seguidores da rede social chinesa Weibo no sábado passado.

“Produce Camp 2021”, também conhecido como “Chuang”, reflete o enorme crescimento da popularidade das boy bands chinesas, uma espécie de resposta ao K-pop. O programa de televisão, que é produzido pelo braço de entretenimento da Tencent, é um entre vários semelhantes nos últimos anos e foi visto mais do que qualquer outro programa na China até agora neste ano.

Enquanto as temporadas anteriores incluíam principalmente artistas chineses, “Chuang 2021” reuniu 90 homens de países ao redor do mundo – incluindo China, Tailândia, Ucrânia e Estados Unidos – para formar uma boy band de 11 membros, votada pelo seu grande público global.

Ivanov, que é modelo, disse que só foi ao estúdio, que se localiza numa ilha artificial na província tropical de Hainan, na China, para servir como intérprete para dois amigos japoneses que estavam a competir.

Contudo, o jovem foi confundido com um concorrente e o produtor convenceu-o a entrar.

“O diretor viu que sou fluente em mandarim e acharam-se bonito, por isso perguntaram se eu gostaria de experimentar um novo estilo de vida”, disse Ivanov, numa entrevista. “A dançar e a cantar todos os dias, estou muito exausto e agora começo a arrepender-me da minha decisão.”

Ivanov esperava ser eliminado no primeiro episódio. No entanto, a sua personalidade de lobo solitário e humor negro tornaram-no numa sensação improvável da Internet.

A sua base de fãs chineses, conhecidos como “Sun Si” ou brotos de bambu – um trocadilho que também significa brincalhões – financiou cartazes LED dele numa dúzia de cidades chinesas e elegeu-o entre os primeiros colocados durante as primeiras classificações.

“Pelas regras do espetáculo, ganhei hoje. Mas, para mim, perdi de novo”, disse durante a segunda classificação. “Não quero estar no grupo. Os meus sonhos são fazer designs, desfrutar da liberdade e ser modelo”.

Ao longo de vários meses de competição, os concorrentes foram filmados 24 horas por dia, sete dias por semana, a praticar danças e canções em grupos. Os seus telemóveis foram confiscados até serem eliminados e quem quisesse sair mais cedo enfrentaria altas taxas para quebrar os termos do contrato.

Apesar das suas performances intencionalmente sem brilho de uma canção de rap russa, Ivanov só disparou na popularidade. Um apelo no início deste mês para que os fãs parassem de votar nele atraiu 55 milhões de visualizações.

“Estou aqui com medo, mas ainda acredito que os meus fãs respeitarão a minha escolha de não fazer parte de uma boy band. Acredito que sabem até onde devem ir”, disse Ivanov no início deste mês, antes de um conjunto final de classificações ser anunciado antes da final.

Alguns espetadores céticos teorizaram que Ivanov estava a assumir uma atitude indiferente para se destacar entre a competição.

Finalmente, em 18 de abril, o clube de fãs de Ivanov anunciou que “respeitaria a escolha de Lelush” e interromperia a sua campanha para continuar a votar nele. O russo não recebeu votos suficientes para entrar no grupo final escolhido para a banda INTO1.

No dia seguinte, assim que recuperou o seu telemóvel, Ivanov publicou uma fotografia dele mesmo com um casaco amarelo brilhante. Com um sorriso raro, escreveu que se sentia “feliz como um molusco”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …