//

Russo entrou (acidentalmente) num reality show chinês – e passou semanas a implorar para sair

Vladislav Ivanov, um jovem russo de 27 anos, transformou-se numa sensação pop acidental após entrar o Produce Camp 2021, um reality show chinês onde dezenas de cantores competem para formar uma boy band internacional.

Contudo, segundo conta o The Washington Post, Vladislav Ivanov, que competiu com o nome artístico de “Lelush”, nunca quis o estrelato nem sequer fez a audição formal para entrar no concurso. Quando foi convocado para competir no último minuto, a sua atitude indiferente transformou-o numa sensação pop acidental – contra a sua vontade.

“Espero que os juízes não me apoiem”, disse Lelush, durante um segmento recente, implorando aos espetadores que o rejeitassem. “Enquanto os outros querem um A, eu quero um F, pois significa liberdade.”

Finalmente, depois de aparecer em 10 episódios semanais desde meados de fevereiro, Ivanov não recebeu votos suficientes para conseguir formar a boy band.

“Obrigado a todos por seu apoio. Estou finalmente a terminar”, disse Lelush aos seus 1,5 milhões de seguidores da rede social chinesa Weibo no sábado passado.

“Produce Camp 2021”, também conhecido como “Chuang”, reflete o enorme crescimento da popularidade das boy bands chinesas, uma espécie de resposta ao K-pop. O programa de televisão, que é produzido pelo braço de entretenimento da Tencent, é um entre vários semelhantes nos últimos anos e foi visto mais do que qualquer outro programa na China até agora neste ano.

Enquanto as temporadas anteriores incluíam principalmente artistas chineses, “Chuang 2021” reuniu 90 homens de países ao redor do mundo – incluindo China, Tailândia, Ucrânia e Estados Unidos – para formar uma boy band de 11 membros, votada pelo seu grande público global.

Ivanov, que é modelo, disse que só foi ao estúdio, que se localiza numa ilha artificial na província tropical de Hainan, na China, para servir como intérprete para dois amigos japoneses que estavam a competir.

Contudo, o jovem foi confundido com um concorrente e o produtor convenceu-o a entrar.

“O diretor viu que sou fluente em mandarim e acharam-se bonito, por isso perguntaram se eu gostaria de experimentar um novo estilo de vida”, disse Ivanov, numa entrevista. “A dançar e a cantar todos os dias, estou muito exausto e agora começo a arrepender-me da minha decisão.”

Ivanov esperava ser eliminado no primeiro episódio. No entanto, a sua personalidade de lobo solitário e humor negro tornaram-no numa sensação improvável da Internet.

A sua base de fãs chineses, conhecidos como “Sun Si” ou brotos de bambu – um trocadilho que também significa brincalhões – financiou cartazes LED dele numa dúzia de cidades chinesas e elegeu-o entre os primeiros colocados durante as primeiras classificações.

“Pelas regras do espetáculo, ganhei hoje. Mas, para mim, perdi de novo”, disse durante a segunda classificação. “Não quero estar no grupo. Os meus sonhos são fazer designs, desfrutar da liberdade e ser modelo”.

Ao longo de vários meses de competição, os concorrentes foram filmados 24 horas por dia, sete dias por semana, a praticar danças e canções em grupos. Os seus telemóveis foram confiscados até serem eliminados e quem quisesse sair mais cedo enfrentaria altas taxas para quebrar os termos do contrato.

Apesar das suas performances intencionalmente sem brilho de uma canção de rap russa, Ivanov só disparou na popularidade. Um apelo no início deste mês para que os fãs parassem de votar nele atraiu 55 milhões de visualizações.

“Estou aqui com medo, mas ainda acredito que os meus fãs respeitarão a minha escolha de não fazer parte de uma boy band. Acredito que sabem até onde devem ir”, disse Ivanov no início deste mês, antes de um conjunto final de classificações ser anunciado antes da final.

Alguns espetadores céticos teorizaram que Ivanov estava a assumir uma atitude indiferente para se destacar entre a competição.

Finalmente, em 18 de abril, o clube de fãs de Ivanov anunciou que “respeitaria a escolha de Lelush” e interromperia a sua campanha para continuar a votar nele. O russo não recebeu votos suficientes para entrar no grupo final escolhido para a banda INTO1.

No dia seguinte, assim que recuperou o seu telemóvel, Ivanov publicou uma fotografia dele mesmo com um casaco amarelo brilhante. Com um sorriso raro, escreveu que se sentia “feliz como um molusco”.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.