Russo compra manifesto original dos Jogos Olímpicos por oito milhões de euros e oferece ao COI

Wu Hong / EPA

O manuscrito original do manifesto dos Jogos Olímpicos, redigido por Pierre de Coubertin em 1892, foi oferecido ao Comité Olímpico Internacional (COI) pelo milionário russo Alisher Usmanov.

O presidente da Federação Internacional de Esgrima (FIE) tinha comprado o documento em dezembro, num leilão em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), por oito milhões de euros, cerca de nove vezes mais do que o valor de licitação inicial, noticiou a agência Lusa.

“É graças à sua generosidade que hoje podemos refletir sobre a nossa história e celebrar esse vínculo direto com nosso pai fundador”, congratulou-se o presidente do COI, Thomas Bach, em comunicado.

Já Usmanov, de 66 anos, destacou a “visão de um mundo unido pelo desporto e não dividido por confrontos e guerras” professado por Coubertin, entendendo que “o museu olímpico é o local mais apropriado para guardar este inestimável manuscrito”.

Usmanov, um empresário de origem uzbeque que fez fortuna na indústria metalúrgica e que preside a FIE desde 2008, é um dos homens mais ricos da Rússia e uma das 100 maiores fortunas do mundo, além de ser um dos principais acionistas do Arsenal.

Em francês, o manuscrito descreve a visão de Coubertin para reeditar os Jogos Olímpicos da antiguidade na forma de uma competição desportiva moderna e internacional.

Esta é a única cópia conhecida do texto, que serviu de base para um discurso proferido por Coubertin em Paris, a 25 de novembro de 1892, no quinto aniversário da União das sociedades francesas de desportos atléticos. Dois anos depois fundou o COI, um prelúdio dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna que se realizaram em Atenas em 1896.

O documento esteve em parte incerta durante várias décadas após a morte de Coubertin em 1937: no início dos anos 90, François d’Amat, admirador de Coubertin, encontrou-o na Suíça, no espólio de um colecionador.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …