Rússia volta ao futebol internacional

3

Primeira edição do campeonato da Associação de Futebol da Ásia Central vai ter oito seleções nacionais masculinas; Rússia é uma delas.

A Rússia vai participar no campeonato inaugural da Associação de Futebol da Ásia Central em junho, juntamente com outras sete seleções nacionais masculinas, anunciou na segunda-feira a Associação de Futebol do Tajiquistão.

As equipas russas têm sido impedidas de participar em competições europeias e da FIFA desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro do ano passado.

A seleção russa vai participar no novo torneio regional juntamente com as antigas repúblicas soviéticas Tajiquistão, Uzbequistão, Turquemenistão e Quirguistão. Afeganistão, Irão e outro país, ainda por confirmar, completam o alinhamento para os jogos agendados para Bishkek, Quirguistão, e Tashkent, Uzbequistão.

A Associação de Futebol da Ásia Central foi formada em 2014 como uma das cinco regiões da confederação de futebol asiática e tem a sede no Tajiquistão. De acordo com a Associação de Futebol do Tajiquistão, a Rússia já aceitou o convite para o evento em junho.

A iniciativa pode reacender o debate sobre uma possível entrada russa na Confederação Asiática de Futebol (CAF, na sigla em inglês), com o país a procurar regressar às competições internacionais de futebol.

Em janeiro, o presidente da Federação Russa de Futebol, Alexander Dyukov, retirou a ameaça, feita em dezembro de 2022, de se juntar à CAF, depois de se reunir com responsáveis pelo futebol europeu. Contudo, ainda não foi anunciada qualquer resolução. Dyukov participou no mês passado no congresso da CAF no Bahrein, mantendo conversações com o presidente do organismo.

A seleção nacional masculina da Rússia jogou apenas três amigáveis internacionais em 2022, contra o Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão. A seleção tem jogos agendados com Irão e Iraque no final do mês.

// Lusa

3 Comments

  1. Faz sentido a Rússia aderir à AFC (verdadeira sigla em inglés, que não CAF!), pois por um lado o território russo é maioritariamente asiático e por outro é na Ásia que tem os seus melhores amigos: Síria, Irão, China, Coreia do Norte, etc.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.