Rússia perde 500 soldados por dia – mesmo após ter reduzido as baixas em 30%

Oleg Petrasyuk / EPA

Os números diários de baixas da Rússia diminuíram cerca de 30%, à medida que o país adota uma postura mais defensiva, mas é provável que continue a perder mais de 500 soldados por dia na Ucrânia, de acordo com novas informações do Ministério da Defesa do Reino Unido.

O ministério afirmou, numa atualização dos serviços de informação, que a taxa média diária de baixas da Rússia terá diminuído cerca de 30% em abril, em comparação com os números de março, relatou o Insider.

Em março, o país perdeu cerca de 776 soldados por dia, número que desceu para 568 em abril.

A Rússia não divulga os seus próprios números de baixas, mas o Ministério da Defesa britânico apontou os números divulgados pelo Estado-Maior das Forças Armadas ucranianas.

O ministério referiu igualmente que a Rússia sofreu “baixas excecionalmente pesadas” entre janeiro e março, numa altura em que lançou a sua última ofensiva numa tentativa de conquistar mais território ucraniano.

Mas os russos não conseguiram obter quaisquer ganhos significativos durante a sua campanha, apesar de terem sofrido grandes perdas de equipamento e de combatentes.

O presidente do Estado-Maior dos Estados Unidos, Mark Milley, disse ao Politico, no final de fevereiro, que cerca de 1.200 soldados tinham sido mortos num único dia de combate na cidade de Bakhmut, um dos principais campos de batalha da guerra.

Segundo o Ministério da Defesa britânico, o abrandamento das perdas da Rússia explica-se pelo facto de esta se ter deslocado para uma posição mais defensiva antes da esperada contra-ofensiva da Ucrânia.

A Ucrânia deverá lançar em breve a sua contra-ofensiva, com a ajuda de novas armas fornecidas pelos aliados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.