Rússia ameaça declarar guerra à África do Sul por causa do mandado de detenção de Putin

10

GovernmentZA / Flickr

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin

A Rússia ameaça declarar guerra à África do Sul caso o país prenda Putin no âmbito da cimeira dos BRICS, agendada para Agosto.

A África do Sul recusa assumir uma posição sobre a guerra na Ucrânia e pode não executar o mandado internacional de detenção de Vladimir Putin.

De acordo com as declarações do Presidente Cyril Ramaphosa em documentos judiciais enviados ao Tribunal Penal Internacional (TPI), a “Rússia deixou claro que prender o seu actual Presidente seria uma declaração de guerra“.

Em causa está a presença de Putin na cimeira das economias emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), marcada para Agosto.

O Presidente russo ainda não confimou a ida e o Governo de Ramaphosa está a tentar persuadi-lo a não ir, perante as complicações legais que Pretória terá de enfrentar devido ao mandado de captura internacional que pende sobre Putin por causa do rapto de crianças ucranianas na guerra, explica o Financial Times.

O país africano está entre a espada e a parede: por um lado, como membro do TPI, a África do Sul corre o risco de violar a sua própria lei e a lei internacional ao não prender Putin; por outro, arrisca sofrer uma retaliação de Moscovo e até entrar numa guerra com os russos se mandar prender o seu chefe de Estado.

“A África do Sul tem problemas óbvios com a execução de um pedido para prender o Presidente russo… seria inconsistente com a nossa Constituição arriscar entrar numa guerra com a Rússia“, explica Ramaphosa.

O tratado do Estatuto de Roma, que fundou o TPI, permite que os Estados consultem o tribunal se encontrarem problemas na execução de seus mandados, o caminho que a África do Sul está a usar agora para entender o seu espaço de manobra.

O líder sul-africano tentará novamente convencer Putin a ficar longe durante a cúpula Rússia-África em São Petersburgo este mês, explicou o Vice-Presidente sul-africano Paul Mashatile.

Os documentos judiciais foram revelados num caso apresentado pelo principal partido de oposição na África do Sul, a Aliança Democrática, que quer forçar o Governo de Ramaphosa a executar o mandado do TPI se Putin for à cimeira.

Ramaphosa já adiantou que não se opôs à divulgação dos documentos e afirma que irá anunciar se Putin vai ou não ao encontro dos BRICS logo que receba a confirmação.

Adriana Peixoto, ZAP //

10 Comments

  1. Continuamos há 70 e tal anos há espera que algum Presidente de Israel seja detido. Se não conseguiram levar nenhum à justiça em 3/4 de século, não é agora que vão começar.

  2. Obviamente que Putin anda todo borrado e nem lá irá. Está com medo. E medroso como é, vai meter a viola no saco e fica a tocar pelo Kremlin. Até porque já ninguém quer saber o que ele pensa ou diz.

  3. Putin como criminoso de guerra, não tem que ir a parte alguma. Tem é que ser preso.
    Agora que a malta da Moscóvia começa a declarar guerra todo o mundo, só mostra o nível dos mesmos.

  4. Realmente Ramaphosa está entre a espada quente e a parede.

    Mas existe um artifício para sair ileso disso, é fazendo o seguinte:

    Anuncia a retirada da África do sul do Tribunal penal internacional até final de Julho, alegando pressão externa nos seus assuntos.

    Outra saída é durante o mês de agosto simular uma ineficácia dos serviços se segurança sul africanos ao prender Putin. Kkkk

  5. Se as forças armadas russas já não podem com uma gata pelo rabo na guerra contra a Ucrãnia como é que iam declarar guerra a um país tão longe como a África do Sul?
    Enviavam míssseis? Já não têm o suficiente para combater a Ucrânia! E os drones não chegam lá!
    Só para brincar…
    Se ele tivesse os ditos cujos e fosse a África do Sul teria de cumprir os Acordos internacionais que assinou, caso contrário, teria de renunciar a eles porque a aplicação dos Acordos internacionais não é ” à la carte”.
    Prendê-lo e entregá-lo ao TPI. Logo lhe passava a basófia!
    Não há por lá um ” prigozhin” que lhe dê aquele pó que ele manda dar aos adversários políticios?! Novichok, polónio, etc. Até o 605 forte cumpria bem a missão.
    Era um favor que fazia à humanidade.

  6. O que nãoo entendo é como é que o BRICS ainda não terminou depois do incio da guerra na Ucrânia. Indo por ordem o Brasil tem um presidente corrupto e hipócrita, chegando a declarar que a culpa é dos dois ( russia e ucrania) e que o dinheiro da ajuda deveria ir para ajudar os pobres, se calhar os pobres brasileiros que ele não ajuda apesar de serem um pais rico, a Russia é o que sabemos, ja deveria estar mais que isolada , a India tendo sido uma colonia britanica e tendo lutado pela sua indepêndencia deveria entender o que a Ucrania está a passar , quanto à China, não vejo diferenças substanciais com a Russia, tentam dizer que são isentos, mas a mentalidade de conquista de terreno ou mar dos paises vizinhos é igual ou pior que a da Russia, será o grande problema do futuro, e finalmente a Africa do Sul, um povo que esteve sobre o regime de apartaide durante muitos anos, conquistou a sua democracia , com a ajuda de paises democraticos e agora parece estar a pender para o lado da russia , que aprenderam eles, com tantos anos de segregação? com tantas injustiça, querem para os ucranianos pior do que tiveram eles ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.