Rússia excluída por dois anos das principais competições mundiais

halfgeek / Flickr

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anunciou, esta quinta-feira, que a Rússia fica excluída das principais competições desportivas mundiais por dois anos por incumprimento das regras antidoping.

A decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, conhecida esta quinta-feira, é metade da sanção proposta pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que tinha pedido quatro anos de suspensão.

A exclusão da Rússia das principais competições desportivas mundiais nos próximos dois anos significa que o país não poderá estar presente, por exemplo, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 por causa da pandemia, nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim2022 e no Campeonato do Mundo de futebol do Qatar, também em 2022.

Os atletas russos que nunca tenham sido sancionados por doping poderão, de acordo com a decisão, participar em competições internacionais, mas sob bandeira neutra.

Ou seja, tal como aconteceu nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, os atletas russos poderão competir nos eventos, mas sem envergar as cores nacionais, sem cantar o hino da Rússia, nem mostrar a bandeira do país.

Segundo a BBC, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) disse, anteriormente, que um total de 10 atletas russos irá ter permissão para competir desta forma em Tóquio.

A emissora britânica recorda ainda que a Rússia terá permissão para jogar no também adiado Campeonato Europeu de Futebol, que vai acontecer em 2021, porque a UEFA não é definida como uma “organização de grandes eventos” no que diz respeito a decisões sobre violações antidoping.

Em 2015, uma comissão da AMA publicou um relatório independente que alegava um uso generalizado de doping entre os atletas russos, com conhecimento e apoio estatal.

Filipa Mesquita, ZAP // Lusa

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …