Rússia anuncia destruição de comboio com mais de 120 jihadistas

Bertramz / Wikimedia

Al-Raqa é um bastião do Estado Islâmico em território sírio

Al-Raqa é um bastião do Estado Islâmico em território sírio

O Ministério da Defesa russo anunciou este sábado ter destruído um comboio com mais de 120 jihadistas que se dirigia da cidade de Al Raqa para a histórica cidade de Palmira, recentemente recuperada pelo exército sírio.

“Como resultado do bombardeio, as perdas do Estado Islâmico (EI) são estimadas em 32 veículos equipados com metralhadoras pesadas, além de mais de 120 terroristas”, lê-se no comunicado.

Segundo a nota, o ataque foi efetuado na quinta-feira e deixou ilesos sete dos veículos dos jihadistas, tendo sido concretizado por aviões, helicópteros e forças especiais, para evitar a todo custo que o EI recuperasse posições na cidade de Palmira, no deserto.

“Após a receção desta informação, as medidas para impedir a saída dos guerrilheiros em direção a sul de EI foram aprovadas. Qualquer tentativa do EI de se aproximar de Palmira e expandir a sua presença na área será firmemente cortada pela raiz”, acrescenta o ministério.

Desde o início da sua intervenção militar na Síria, a 30 de setembro de 2015, a Rússia, uma aliada tradicional do regime de Damasco, foi ameaçada de represálias por parte do EI e pelo ex-núcleo sírio da Al-Qaida, Jabhat Fateh al-Sham (anteriormente designada como Frente Al-Nosra).

Perto de 7.000 cidadãos de países que pertenciam à antiga União Soviética juntaram-se a grupos jihadistas na Síria e no Iraque, de acordo com os serviços de segurança russos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.