/

Ruído dos aviões sobre Lisboa “é quase quatro vezes mais do que o previsto na lei”

3

billywilt/ Flickr

Avião Airbus A321-231 da British Airways

Entre as 23h00 de quinta-feira e as 7h00 da manhã de sexta-feira, “o nível de poluição sonora provocado pelo movimento dos aviões que aterram e descolam do aeroporto da Portela revelou estar quatro vezes acima do previsto na lei”.

A informação é avançada ao Expresso pelo dirigente da associação ambientalista Zero, Francisco Ferreira, na sequência das medições realizadas no Campo Grande, em Lisboa. De acordo com o semanário, em vez dos 55 decibéis (dB) de ruído máximo permitido legalmente durante o período noturno, foi registado um valor médio de 66,5 dB, ou seja, mais 11 dB.

“Em escala logarítmica isto significa quatro vezes mais do que o permitido legalmente“, sublinha o engenheiro ambiental, lembrando que o limite máximo de 26 movimentos no período entre as 24h00 e as 06h00 (incluído num regime de exceção criado desde 2004) também foi ultrapassado, já que se registaram 28 aterragens ou descolagens durante essas seis horas.

A ação dos ambientalistas insere-se numa campanha – Decibéis a mais, o inferno nos céus – que pretende “alertar e sensibilizar” os cidadãos e as autoridades para o ruído dos aviões e o seu impacto na capital, numa altura em que o Governo “pretende ampliar de forma muito significativa a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado.

“Estes resultados preliminares permitem constatar desde já que há uma violação clara da legislação do ruído e do próprio regime de exceção do Aeroporto de Lisboa”, lê-se no comunicado. A ZERO informou ainda que vai exigir um inquérito e a penalização da ANA pelos incumprimentos verificados.

Os resultados finais da campanha serão divulgados este sábado.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Eu tenho 51 anos vivo nos Olivais Sul desde sempre, e sou quase surdo.. deve ser só coincidência.. Os fdp dos aviões passam por cima da minha cabeça há 50 anos

  2. E O RUÍDO DE VIZINHANÇA que, embora legalmente regulado, não deixa que gozemos de bem-estar, descanso e acolhimento do nosso lar? AS AUTORIDADES NADA FAZEM PARA FAZER CUMPRIR A LEI e os queixosos ainda são vistos como alienígenas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.