Rui Rio: a lei eleitoral e a “brincadeira” da localização da IL

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Líder do PSD repete a ideia que a lei eleitoral deve ser revista. Mas não repete a ideia de mudança de local da Iniciativa Liberal no Parlamento.

Está fechada a contagem dos votos nas eleições legislativas 2022. Mas a contabilidade das preferências registadas no estrangeiro foi marcada por problemas.

PS e PSD conseguiram dois deputados cada, através dos círculos da emigração, mas foram contados votos sem fotocópia de um documento de identificação. No final, foram anulados 157.205 votos.

A Comissão Nacional de Eleições admitiu que alguns presidentes de mesa contaminaram a contagem de votos.

Francisca Van Dunem admitiu que a lei eleitoral em Portugal pode ser alterada em breve e Rui Rio concorda com essa intenção.

“A lei eleitoral deve ser revisitada, mas os problemas poderiam ter sido evitados se os votos em causa tivessem sido colocados à parte”, analisou o líder do PSD.

“A lei diz que os votos têm de ser acompanhados da identificação da pessoa para garantir que foi aquela pessoa que votou. Deve-se olhar para a lei e procurar uma solução”, afirmou Rio, que convergiu com as ideias de António Maló de Abreu, também do PSD.

Nesta conferência de imprensa nos Passos Perdidos, no Parlamento, Rio foi questionado sobre a intenção da Iniciativa Liberal de mudar de sítio na Assembleia da República, passando a estar entre os deputados do PS e os deputados do PSD.

Ou seja, sentar-se mais à esquerda do que actualmente; até mais à esquerda do que o PSD.

“Isto anda próximo de ser uma brincadeira de mau gosto“, comentou Rui Rio, acrescentando: “Não aceito isso de forma alguma. Do ponto de vista ideológico, é indiscutível que a IL se situa à direita do PSD“.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.