Da primeira classe da TAP para a prisão. Rui Pinto também está a ser investigado em Espanha

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

Rui Pinto, o ‘hacker‘ português colaborador do Football Leaks, deverá ser, nesta sexta-feira, presente a um juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial em Lisboa, depois de ter sido extraditado da Hungria. Entretanto, também pode ter que enfrentar a justiça espanhola.

Rui Pinto foi extraditado pela justiça húngara na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), no âmbito de suspeitas de que acedeu aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports, e de que divulgou documentos confidenciais, como contratos de futebolistas do clube lisboeta e do então treinador Jorge Jesus, além de outros contratos celebrados entre a Doyen e vários clubes de futebol.

O ‘hacker‘ português está indiciado de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segredo, um de ofensa a pessoa colectiva e outro de extorsão na forma tentada.

Entretanto, o colaborador do Football Leaks, como o próprio assumiu, estará também a ser investigado em Espanha por suspeitas de ter efectuado um ataque informático a vários clubes do principal campeonato do país vizinho.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias que refere que o Real Madrid terá sido um dos clubes visados. O diário refere que diversas equipas se queixaram por alegados acessos indevidos aos seus sistemas informáticos e pelo suposto roubo de e-mails.

Rui Pinto chegou na quinta-feira à tarde a Lisboa, num voo da TAP onde viajou em primeira classe. Do Aeroporto rumou ao estabelecimento prisional anexo ao edifício da Polícia Judiciária, na capital portuguesa, onde passou a noite.

Nesta sexta-feira, deverá ser ouvido por um juiz do Tribunal de Instrução Criminal no Campus da Justiça, no Parque das Nações. Ele poderá optar por falar ou remeter-se ao silêncio, e poderá ficar com a medida de coacção mais leve, o termo de identidade e residência, ou sujeito à medida mais gravosa, a prisão preventiva.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ensino Superior com mais concursos para professores em 2019

As instituições de Ensino Superior abriram, em 2019, mais 948 concursos para a carreira docente do que em 2018, anunciou, esta quinta-feira, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com uma nota do …

Paulo Gonçalves. Seguradoras atrasam autópsia e trasladação do corpo para Portugal

Paulo Gonçalves faleceu no domingo, aos 40 anos, na sequência de uma queda sofrida ao quilómetro 273 da sétima de 12 etapas do Rali Dakar. Exigências das seguradoras quanto a despistes toxicológicos ao corpo de Paulo …

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …