Retrato de Shakespeare em vida descoberto num livro sobre botânica do século XVI

Rex Features

William Shakespeare

William Shakespeare, na capa da revista Country Life

Um livro sobre botânica de 1598 tem entre as suas gravuras aquele que pode ser o único retrato de Shakespeare feito enquanto era vivo.

O botânico e historiador Mark Griffiths decifrou um “código engenhoso” para identificar o dramaturgo numa gravura do século XVI. “Isto é como Shakespeare se parecia, desenhado ao vivo e no auge da vida”, afirma o especialista.

Os pormenores sobre a descoberta são revelados na edição desta semana da revista Country Life. Mark Hedges, editor da publicação, afirma tratar-se da “descoberta literária do século“, já que é o “único retrato verificável desenhado durante a vida do maior escritor de sempre”.

O editor acrescentou que a gravura mostra o poeta com 33 anos, “no seu auge”. “Ele já tinha escrito o ‘Sonho de uma Noite de Verão’ e estava prestes a escrever o ‘Hamlet’. Ele tem a boa aparência de uma estrela de cinema”, afirmou.

Mark Griffiths revela ter chegado à descoberta quando estava a pesquisar a biografia do pioneiro da botânica John Gerard (1545-1612), autor da obra “The Herball or Generall Historie of Plantes”, publicada em 1598 e descrita como a maior publicação em inglês sobre plantas.

O investigador descreve que havia apenas 10 cópias da primeira edição do livro, que tinham a primeira página com gravuras de William Rogers, mas as quatro figuras ilustradas eram tidas como personagens imaginárias.

Contudo, Griffiths afirma ter descodificado os elementos decorativos à volta das figuras, tais como motivos heráldicos e plantas emblemáticas, para revelar as suas “verdadeiras identidades”: o autor John Gerard; Rembert Dodoens, um renomado botânico flamengo; e Lord Burghley, o tesoureiro da rainha Isabel I de Inglaterra.

O quarto retrato, com cerca de oito centímetros, mostra um homem com barba e uma coroa de louros e uma série de elementos simbólicos que apontam para a sua identidade – William Shakespeare -, como uma fritilária e uma espiga de milho doce – plantas que Griffiths afirma apontarem para o poema “Vénus e Adónis” e a peça “Titus Andronicus”.

A revelação não é, contudo, unanimemente aceite. O investigador Michael Dobson, diretor do Instituto Shakespeare da Universidade de Birmingham, afirmou à BBC estar “profundamente não convencido” desta teoria. “Ainda não li os argumentos ao pormenor, mas a Country Life não é a primeira publicação a fazer este tipo de alegações”, afirma.

Por outro lado, Edward Wilson, professor emérito do Colégio Worcester da Universidade de Oxford (Inglaterra) que colaborou com Griffiths durante cinco anos antes de trazer a descoberta a público, garante que “é absolutamente seguro, é sensacional”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …