Ronaldo procura sexta Bola de Ouro. Bernardo Silva e João Félix estreiam-se entre os melhores

Jean-Christophe Bott / EPA

Cristiano Ronaldo procura vencer a sexta Bola de Ouro, que premeia o melhor futebolista mundial do ano, na cerimónia de segunda-feira, enquanto Bernardo Silva e João Félix estreiam-se entre a elite do desporto.

Cristiano Ronaldo, avançado da Juventus, tem, além de cinco vitórias neste troféu atribuído pela France Football (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017), o recorde de nomeações, com 16, mais duas do que o argentino Lionel Messi.

Na terça-feira, o jornal espanhol Mundo Desportivo escreveu que o argentino será o vencedor da Bola de Ouro, galardão que será entregue na próxima segunda-feira, em Paris, pela France Football. Messi conta com cinco triunfos (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015).

Este ano, o capitão de Portugal não está sozinho: é acompanhado dos estreantes Bernardo Silva, campeão inglês pelo Manchester City, e João Félix, campeão pelo Benfica e vendido no defeso por 126 milhões ao Atlético de Madrid.

O jovem avançado é ainda candidato ao prémio Kopa, destinado a jogadores com menos de 21 anos, para o qual o defesa holandês Matthijs de Ligt (Juventus) é um dos grandes favoritos.

Na corrida ao ‘Ballon d’Or’, Messi pode acumular este troféu da France Football com o prémio de melhor jogador da FIFA (‘The Best’), que venceu pela sexta vez, um feito inédito na história do futebol.

O campeão europeu Liverpool tem sete jogadores na corrida, com o defesa holandês Virgil Van Dijk, o compatriota Georginio Wijnaldum, Trent Alexander-Arnold, o senegalês Sadio Mané, o egípcio Mohamed Salah e os brasileiros Alisson e Roberto Firmino.

Alisson é um dos favoritos ao prémio de melhor guarda-redes, intitulado Prémio Yashin, atribuído pela primeira vez, com dois ex-jogadores do Benfica, o esloveno Jan Oblak (Atlético Madrid) e o brasileiro Ederson (Manchester City) na corrida, ao lado do alemão Marc-André Ter Stegen (FC Barcelona).

Na temporada transata, o croata Luka Modric quebrou o domínio da dupla Ronaldo-Messi, mas este ano não entra nos 30 finalistas, em que figuram o goleador polaco Robert Lewandowski (Bayern Munique), o guarda-redes campeão do mundo por França Hugo Lloris, do Tottenham, que chegou à final da Liga dos Campeões, o belga Kevin de Bruyne (Manchester City) ou o também francês Antoine Griezmann, que trocou no verão o Atlético pelo FC Barcelona.

Na categoria feminina, a estrela do Mundial de 2019, a norte-americana Megan Rapinoe, tem como credenciais o prémio de melhor jogadora e melhor marcadora desse torneio, que os Estados Unidos venceram, e é a grande favorita a suceder à norueguesa Ada Hegerberg, também nomeada, ao lado da também norte-americana Alex Morgan, da ‘eterna’ Marta, do Brasil, e da holandesa Lieke Martens.

O prémio atribuído pela France Football, que será entregue na segunda-feira numa cerimónia em Paris, contempla todo o ano civil – apesar de a lista de nomeados ser divulgadas a cerca de dois meses da conclusão de 2019 -, ao contrário das distinções da FIFA e da UEFA, que são balizadas pela época desportiva 2018/19.

Entre 1956 e 1994, a Bola de Ouro era atribuída apenas a jogadores europeus que representassem clubes europeus, mas, a partir de 1995, foi alargada a todos os futebolistas que atuam na Europa e, desde 2007, passou a ter amplitude planetária, sem qualquer restrição.

Em 2010, a France Football e a FIFA juntaram-se para criar a Bola de Ouro FIFA, que foi atribuída em conjunto entre 2010 e 2015, altura em que o prémio voltou a ficar, de novo, sob a égide exclusiva da revista francesa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …