Afinal, Ronaldo marcou um hat-trick ao Liechtenstein (e “mostrou que não está acabado”)

11

Miguel A. Lopes / Lusa

Cristiano Ronaldo voltou a ser titular na Selecção Portuguesa, diante do Liechtenstein, na qualificação para o Euro 2024, e bateu mais um recorde. Também marcou dois golos… ou três porque, afinal, teve intervenção no golo de Cancelo que abriu o marcador.

Foi fácil, mas longe de brilhante, a estreia de Portugal na fase de qualificação do EURO 2024 e a de Roberto Martínez no banco da seleção lusa, num jogo que terminou com a vitória de Portugal por 4-0.

A UEFA só atribuiu dois golos a Cristiano Ronaldo na vitória sobre o Liechtenstein.

Mas, afinal, o avançado tocou na bola depois do remate de João Cancelo que inaugurou o marcador. O esférico toca-lhe de raspão num pé antes de entrar no fundo das redes, como assinalam alguns jornais estrangeiros.

Nas imagens do lance, vê-se que depois de a bola entrar na baliza, ele levanta imediatamente o braço, como que a reclamar o golo. Mas imediatamente o baixa, talvez lembrando-se da polémica do Mundial 2022 quando Ronaldo reclamou o primeiro golo dos dois que Bruno Fernandes marcou ao Uruguai, garantindo a passagem de Portugal aos oitavos-de-final da prova.

Segundo golo foi “míssil que se recordará sempre”

De resto, em Espanha, assinalam-se os dois golos de Ronaldo frente ao Liechtenstein. “E diziam que estava acabado”, salienta o AS, frisando que o segundo golo do avançado, num livre directo, foi “um míssil que se recordará sempre”, marcado a “uma velocidade endiabrada“.

https://www.youtube.com/watch?v=XER5zQhr2do

O outro golo de Ronaldo foi de penálti.

Bernardo Silva também marcou pela equipa portuguesa que ganhou por 4-0, abrindo da melhor forma a fase de qualificação para o Euro 2024.

Ronaldo tornou-se no mais internacional de sempre

Com a entrada no onze de Portugal frente ao Liechtenstein, Cristiano Ronaldo passou a liderar isolado a lista dos futebolistas mais internacionais de sempre, com 197 jogos.

Depois de ter perdido a titularidade para o benfiquista Gonçalo Ramos na fase final do Mundial 2022, Ronaldo recuperou-a com a chegada de Roberto Martínez à Selecção.

O futebolista de 38 anos somou em Alvalade o seu 197.º jogo pela Selecção Nacional ‘AA’ e, segundo os dados oficiais da FIFA, deixou para trás Bader Al-Mutawa do Kuwait, actualmente orientado pelo português Rui Bento.

Ronaldo já estava sozinho no topo da lista dos marcadores por Selecções, com 118 golos, após superar os números – por muito tempo considerados ‘inalcançáveis’ – do iraniano Ali Daei, reforçando ainda mais o seu estatuto no trono dos ‘deuses’ do futebol.

Caso continue nas escolhas de Roberto Martínez, Ronaldo tem tudo para se tornar o primeiro jogador a chegar aos 200 jogos por um país e a reforçar ainda mais o estatuto de melhor marcador, embora o argentino Lionel Messi, dois anos e meio mais novo e eterno rival do português, possa representar uma ‘ameaça’.

O capitão da Selecção Argentina que foi campeão do mundo no Qatar leva 172 jogos pelos sul-americanos (é 13.º na lista mundial) e 98 golos, que o colocam no terceiro lugar dos marcadores.

Ronaldo estreou-se pela Selecção Portuguesa a 20 de Agosto de 2003, num particular frente ao Cazaquistão (1-0), em Chaves, sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari. Chegou à marca dos 100 jogos a 16 de Outubro de 2012, perante a Irlanda do Norte, no Porto, no caminho para o Mundial 2014.

ZAP // Lusa

11 Comments

  1. Aquele primeiro golo é tanto do Ronaldo como é meu, ele ainda levantou um braço, mas os colegas correram para Cancelo e depois da vergonha que foi no mundial Ronaldo lá resolveu ir festejar também com o colega. Não que a mania de superioridade tenha desaparecido mas Ronaldo parece ter aprendido uma lição. Vamos ver se tem a mesma atitude quando ficar no banco

  2. Hat-trick?? Onde?? Senhores, marcou 2 golos , bisou, qual hat-trick?? E pronto continua a campanha infame, indigna e vergonhosa da propaganda Ronaldo na seleção, quando acabará?? UM JOGADOR NÃO FAZ A SELEÇÃO, NINGUÉM GANHA NADA SOZINHO, NÃO HÁ HERÓIS!!!

  3. Quando é que as pessoa vão entender de uma vez por todas, que o futebol é UM JOGO COLETIVO, e que é um coletivo que vence ou perde ou empata jogos, O Ronaldo foi um dos maiores de sempre, mas o seu tempo acabou, há que enfrentar os factos, é o que é , nada é eterno, esta subserviência a um jogador em final de carreira é deprimente a todos os níveis.

  4. O ‘golão de livre’ foi um brutal frango do guarda-redes que se agacha em vez de estar de pé, o que teria evitado o golo… Claro que levava com a bola na cara, mas defendia-a! Eu nunca gostei de livres ” à padeiro”… Se repararem, ele rematou literalmente para onde estava virado… Ou seja, um golo de penalti, um de livre… Só de bola parada é que este mamão lá chega e isto contra uma equipa tão modesta que nem um remate enquadrado fez à baliza de Portugal! É com estas equipas que Portugal se quer preparar para ganhar títulos…?! A seguir, Luxemburgo, Eslováquia e credo cruzes, que porcaria de grupo! E ainda nos gabamos de ir tantas vezes a Mundiais e a Europeus… Pudera, já viram a porcaria de equipas que nos calham…!? O valor de uma equipa vê-se no confronto com as melhores ou com equipas do seu nível… Portugal recebeu (mais) um presente envenenado no sorteio de grupos… Enquanto as outras preparam-se com equipas mais fortes, Portugal fica com as sobras! Alguém tem de pôr termo a esta palhaçada, que já mete nojo!

  5. Foi determinante no jogo, e mostrou que continua a ser um grande jogador, mas o adversário não valeu nada. Quero ver contra a Bósnia ou contra a Eslováquia. Achei absurdo jogar com 3 centrais e 2 laterais contra uma equipa destas.

    • Na prática jogou apenas com 3 defesas dado que os laterais na realidade eram extremos. No entanto, em minha opinião, deveria ter jogado não com 3 defesas mas somente com 2 e 2 pontas-de-lança, dado que tinha igualmente um trinco em campo. Era mais que suficiente.

  6. Contratámos um selecionador TOP, conseguimos ganhar quatro zero à seleção melhor classificada do Ranking e só conseguimos jogar com três centrais, dois laterais e um médio defensivo.
    Infelizmente a lufada è mais do mesmo, enfim fizemos um jogo miserável, contra uma seleção que não tem categoria para ganhar a qualquer equipa da nossa segunda liga de tão fraca que é.
    Poderia iniciar-se um novo ciclo mas não vai ser com este selecionador TOP, qual a razão para não ter sido escolhido um treinador Português, o meu preferido para uma verdadeira mudança seria sem dúvida o Selecionador Sub 21 Srº Rui Jorge.

    • “…seleção melhor classificada…”
      Não é “melhor classificada” mas sim “mais bem classificada”. Nunca se retira o advérbio “bem” antes do particípio passado do verbo. Este erro é muito frequente. Inclusivamente, até em jornais se vê este erro constantemente (a Universidade melhor classificada, o Clube melhor classificado…) enfim…

  7. Agora que o CR7 já marcou ao Listenstaina e já conseguiu mais um recorde (de internacionalizações), é tempo de dar mais tempo ao Gonçalo Gomes, ao J. Félix (bom jogo), ao Diogo Jota, ao R. Leão e quiçá ao Pote. Temos que desmamar a Seleção.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.