/

Ronaldo acabou o jejum (e foram 5 como o ketchup)

Alejandro Garcia / EPA

-

O avançado internacional português Cristiano Ronaldo terminou hoje em grande estilo o ‘jejum’ de golos, ao marcar por cinco vezes na goleada do Real Madrid sobre o Espanyol, por 6-0, na terceira jornada da Liga espanhola de futebol.

Depois de ter estado 180 minutos em ‘branco’ nas duas primeiras rondas da prova, e de não ter marcado também nos últimos 3 jogos da selecção nacional, Cristiano Ronaldo precisou de apenas 20 minutos para ficar com uma média de um golo por jogo na Liga, graças aos remates certeiros aos sete minutos, 17 (de grande penalidade) e 20.

Em Barcelona, cidade do maior rival do Real Madrid e que detém os títulos espanhol e europeu, mas perante um adversário bem mais modesto, a equipa ‘merengue’ aumentou para 4-0 ainda antes do intervalo, por intermédio do francês Karim Benzema, após assistência de Cristiano Ronaldo.

O avançado, que também não marcou qualquer golo na recente dupla jornada da seleção portuguesa, voltou a ‘faturar’ na segunda parte, aos 61 e 81 minutos, concretizando a segunda ‘manita’ da carreira, ambas com a camisola do Real Madrid.

Em 2010, ao chegar à África do Sul com a selecção nacional para o Mundial, após um jejum semelhante, Ronaldo sossegou os adeptos: “isto é como o ketchup, custa a sair, mas quando sai é de uma vez”.

Tinha razão.

A única vez que Cristiano Ronaldo tinha marcado cinco golos no mesmo jogo foi há pouco mais de cinco meses, a 05 de abril de 2015, na goleada que o clube da capital espanhola impôs ao Granada, por 9-1, também em partida do campeonato.

Com um total de 230 golos marcados na Liga espanhola, o melhor jogador mundial em 2008, 2013 e 2014 ultrapassou o registo de Raúl (228) e do argentino Alfredo Di Stefano (227) e tornou-se o maior ‘artilheiro’ de sempre do Real Madrid na competição.

Apenas três goleadores superam o registo atual do português no campeonato espanhol, casos do argentino Lionel Messi, que soma 285 golos, de Telmo Zarra, com 253, e do mexicano Hugo Sánchez, com 234.

Na história centenária do Real Madrid, um único jogador – Gaspar Rubio – tinha marcado cinco golos fora do Estádio Santiago Bernabéu, há quase 86 anos, e apenas outros dois conseguiram uma ‘manita’ fora de casa na Liga espanhola: Merodio, ao serviço do Athletic Bilbau, em 1959, e Peternac, pelo Valladolid, em 1996.

Com a mão cheia de golos frente ao Espanyol e ao Granada, Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro jogador a marcar por cinco vezes no mesmo jogo em duas temporadas consecutivas no campeonato de Espanha, depois de Campanal (1940/41 e 1941/42) e Zarra (1941/42 e 1942/43).

Aos 30 anos, o avançado já obteve também três ‘póquer’ (quatro golos no mesmo encontro), todos igualmente ao serviço dos ‘merengues’, o primeiro dos quais em 2010, ao Racing Santander (6-1), seguindo-se o Sevilha (6-2), em 2011, e o Elche (5-1), em 2014.

Tal como Cristiano Ronaldo, o central internacional português Pepe foi totalista na defesa do Real Madrid, que ascendeu à liderança da prova, com um ponto de vantagem sobre Celta de Vigo, Eibar, Atlético de Madrid e FC Barcelona, todos com menos um jogo realizado.

Enquanto o Celta de Vigo e o Eibar apenas entram em ação no domingo, o FC Barcelona realiza a viagem inversa do Real Madrid, deslocando-se a Madrid para defrontar hoje o Atlético, no jogo grande da terceira jornada, que opõe os dois últimos campeões espanhóis.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.