Ronaldo acabou o jejum (e foram 5 como o ketchup)

Alejandro Garcia / EPA

-

O avançado internacional português Cristiano Ronaldo terminou hoje em grande estilo o ‘jejum’ de golos, ao marcar por cinco vezes na goleada do Real Madrid sobre o Espanyol, por 6-0, na terceira jornada da Liga espanhola de futebol.

Depois de ter estado 180 minutos em ‘branco’ nas duas primeiras rondas da prova, e de não ter marcado também nos últimos 3 jogos da selecção nacional, Cristiano Ronaldo precisou de apenas 20 minutos para ficar com uma média de um golo por jogo na Liga, graças aos remates certeiros aos sete minutos, 17 (de grande penalidade) e 20.

Em Barcelona, cidade do maior rival do Real Madrid e que detém os títulos espanhol e europeu, mas perante um adversário bem mais modesto, a equipa ‘merengue’ aumentou para 4-0 ainda antes do intervalo, por intermédio do francês Karim Benzema, após assistência de Cristiano Ronaldo.

O avançado, que também não marcou qualquer golo na recente dupla jornada da seleção portuguesa, voltou a ‘faturar’ na segunda parte, aos 61 e 81 minutos, concretizando a segunda ‘manita’ da carreira, ambas com a camisola do Real Madrid.

Em 2010, ao chegar à África do Sul com a selecção nacional para o Mundial, após um jejum semelhante, Ronaldo sossegou os adeptos: “isto é como o ketchup, custa a sair, mas quando sai é de uma vez”.

Tinha razão.

A única vez que Cristiano Ronaldo tinha marcado cinco golos no mesmo jogo foi há pouco mais de cinco meses, a 05 de abril de 2015, na goleada que o clube da capital espanhola impôs ao Granada, por 9-1, também em partida do campeonato.

Com um total de 230 golos marcados na Liga espanhola, o melhor jogador mundial em 2008, 2013 e 2014 ultrapassou o registo de Raúl (228) e do argentino Alfredo Di Stefano (227) e tornou-se o maior ‘artilheiro’ de sempre do Real Madrid na competição.

Apenas três goleadores superam o registo atual do português no campeonato espanhol, casos do argentino Lionel Messi, que soma 285 golos, de Telmo Zarra, com 253, e do mexicano Hugo Sánchez, com 234.

Na história centenária do Real Madrid, um único jogador – Gaspar Rubio – tinha marcado cinco golos fora do Estádio Santiago Bernabéu, há quase 86 anos, e apenas outros dois conseguiram uma ‘manita’ fora de casa na Liga espanhola: Merodio, ao serviço do Athletic Bilbau, em 1959, e Peternac, pelo Valladolid, em 1996.

Com a mão cheia de golos frente ao Espanyol e ao Granada, Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro jogador a marcar por cinco vezes no mesmo jogo em duas temporadas consecutivas no campeonato de Espanha, depois de Campanal (1940/41 e 1941/42) e Zarra (1941/42 e 1942/43).

Aos 30 anos, o avançado já obteve também três ‘póquer’ (quatro golos no mesmo encontro), todos igualmente ao serviço dos ‘merengues’, o primeiro dos quais em 2010, ao Racing Santander (6-1), seguindo-se o Sevilha (6-2), em 2011, e o Elche (5-1), em 2014.

Tal como Cristiano Ronaldo, o central internacional português Pepe foi totalista na defesa do Real Madrid, que ascendeu à liderança da prova, com um ponto de vantagem sobre Celta de Vigo, Eibar, Atlético de Madrid e FC Barcelona, todos com menos um jogo realizado.

Enquanto o Celta de Vigo e o Eibar apenas entram em ação no domingo, o FC Barcelona realiza a viagem inversa do Real Madrid, deslocando-se a Madrid para defrontar hoje o Atlético, no jogo grande da terceira jornada, que opõe os dois últimos campeões espanhóis.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …