Ronaldo acabou o jejum (e foram 5 como o ketchup)

Alejandro Garcia / EPA

-

O avançado internacional português Cristiano Ronaldo terminou hoje em grande estilo o ‘jejum’ de golos, ao marcar por cinco vezes na goleada do Real Madrid sobre o Espanyol, por 6-0, na terceira jornada da Liga espanhola de futebol.

Depois de ter estado 180 minutos em ‘branco’ nas duas primeiras rondas da prova, e de não ter marcado também nos últimos 3 jogos da selecção nacional, Cristiano Ronaldo precisou de apenas 20 minutos para ficar com uma média de um golo por jogo na Liga, graças aos remates certeiros aos sete minutos, 17 (de grande penalidade) e 20.

Em Barcelona, cidade do maior rival do Real Madrid e que detém os títulos espanhol e europeu, mas perante um adversário bem mais modesto, a equipa ‘merengue’ aumentou para 4-0 ainda antes do intervalo, por intermédio do francês Karim Benzema, após assistência de Cristiano Ronaldo.

O avançado, que também não marcou qualquer golo na recente dupla jornada da seleção portuguesa, voltou a ‘faturar’ na segunda parte, aos 61 e 81 minutos, concretizando a segunda ‘manita’ da carreira, ambas com a camisola do Real Madrid.

Em 2010, ao chegar à África do Sul com a selecção nacional para o Mundial, após um jejum semelhante, Ronaldo sossegou os adeptos: “isto é como o ketchup, custa a sair, mas quando sai é de uma vez”.

Tinha razão.

A única vez que Cristiano Ronaldo tinha marcado cinco golos no mesmo jogo foi há pouco mais de cinco meses, a 05 de abril de 2015, na goleada que o clube da capital espanhola impôs ao Granada, por 9-1, também em partida do campeonato.

Com um total de 230 golos marcados na Liga espanhola, o melhor jogador mundial em 2008, 2013 e 2014 ultrapassou o registo de Raúl (228) e do argentino Alfredo Di Stefano (227) e tornou-se o maior ‘artilheiro’ de sempre do Real Madrid na competição.

Apenas três goleadores superam o registo atual do português no campeonato espanhol, casos do argentino Lionel Messi, que soma 285 golos, de Telmo Zarra, com 253, e do mexicano Hugo Sánchez, com 234.

Na história centenária do Real Madrid, um único jogador – Gaspar Rubio – tinha marcado cinco golos fora do Estádio Santiago Bernabéu, há quase 86 anos, e apenas outros dois conseguiram uma ‘manita’ fora de casa na Liga espanhola: Merodio, ao serviço do Athletic Bilbau, em 1959, e Peternac, pelo Valladolid, em 1996.

Com a mão cheia de golos frente ao Espanyol e ao Granada, Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro jogador a marcar por cinco vezes no mesmo jogo em duas temporadas consecutivas no campeonato de Espanha, depois de Campanal (1940/41 e 1941/42) e Zarra (1941/42 e 1942/43).

Aos 30 anos, o avançado já obteve também três ‘póquer’ (quatro golos no mesmo encontro), todos igualmente ao serviço dos ‘merengues’, o primeiro dos quais em 2010, ao Racing Santander (6-1), seguindo-se o Sevilha (6-2), em 2011, e o Elche (5-1), em 2014.

Tal como Cristiano Ronaldo, o central internacional português Pepe foi totalista na defesa do Real Madrid, que ascendeu à liderança da prova, com um ponto de vantagem sobre Celta de Vigo, Eibar, Atlético de Madrid e FC Barcelona, todos com menos um jogo realizado.

Enquanto o Celta de Vigo e o Eibar apenas entram em ação no domingo, o FC Barcelona realiza a viagem inversa do Real Madrid, deslocando-se a Madrid para defrontar hoje o Atlético, no jogo grande da terceira jornada, que opõe os dois últimos campeões espanhóis.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …

Governo prepara fim do eldorado fiscal com dois níveis de tributação

O Governo está a preparar fim da isenção fiscal para reformados estrangeiros (o "eldorado fiscal") através de dois níveis de tributação. O Correio da Manhã avança esta segunda-feira que o Executivo socialista deverá avançar com uma …

Oito campeões europeus e 165 milhões. Onze "pérolas" que já passaram pela formação de Alcochete

Um onze feito com produtos da academia sportinguista conta com oito campeões europeus e ainda rendeu 165 milhões de euros aos cofres do clube. Cristiano Ronaldo é a estrela da companhia. O Sporting CP pode não …