Ronaldo acabou o jejum (e foram 5 como o ketchup)

Alejandro Garcia / EPA

-

O avançado internacional português Cristiano Ronaldo terminou hoje em grande estilo o ‘jejum’ de golos, ao marcar por cinco vezes na goleada do Real Madrid sobre o Espanyol, por 6-0, na terceira jornada da Liga espanhola de futebol.

Depois de ter estado 180 minutos em ‘branco’ nas duas primeiras rondas da prova, e de não ter marcado também nos últimos 3 jogos da selecção nacional, Cristiano Ronaldo precisou de apenas 20 minutos para ficar com uma média de um golo por jogo na Liga, graças aos remates certeiros aos sete minutos, 17 (de grande penalidade) e 20.

Em Barcelona, cidade do maior rival do Real Madrid e que detém os títulos espanhol e europeu, mas perante um adversário bem mais modesto, a equipa ‘merengue’ aumentou para 4-0 ainda antes do intervalo, por intermédio do francês Karim Benzema, após assistência de Cristiano Ronaldo.

O avançado, que também não marcou qualquer golo na recente dupla jornada da seleção portuguesa, voltou a ‘faturar’ na segunda parte, aos 61 e 81 minutos, concretizando a segunda ‘manita’ da carreira, ambas com a camisola do Real Madrid.

Em 2010, ao chegar à África do Sul com a selecção nacional para o Mundial, após um jejum semelhante, Ronaldo sossegou os adeptos: “isto é como o ketchup, custa a sair, mas quando sai é de uma vez”.

Tinha razão.

A única vez que Cristiano Ronaldo tinha marcado cinco golos no mesmo jogo foi há pouco mais de cinco meses, a 05 de abril de 2015, na goleada que o clube da capital espanhola impôs ao Granada, por 9-1, também em partida do campeonato.

Com um total de 230 golos marcados na Liga espanhola, o melhor jogador mundial em 2008, 2013 e 2014 ultrapassou o registo de Raúl (228) e do argentino Alfredo Di Stefano (227) e tornou-se o maior ‘artilheiro’ de sempre do Real Madrid na competição.

Apenas três goleadores superam o registo atual do português no campeonato espanhol, casos do argentino Lionel Messi, que soma 285 golos, de Telmo Zarra, com 253, e do mexicano Hugo Sánchez, com 234.

Na história centenária do Real Madrid, um único jogador – Gaspar Rubio – tinha marcado cinco golos fora do Estádio Santiago Bernabéu, há quase 86 anos, e apenas outros dois conseguiram uma ‘manita’ fora de casa na Liga espanhola: Merodio, ao serviço do Athletic Bilbau, em 1959, e Peternac, pelo Valladolid, em 1996.

Com a mão cheia de golos frente ao Espanyol e ao Granada, Cristiano Ronaldo tornou-se o terceiro jogador a marcar por cinco vezes no mesmo jogo em duas temporadas consecutivas no campeonato de Espanha, depois de Campanal (1940/41 e 1941/42) e Zarra (1941/42 e 1942/43).

Aos 30 anos, o avançado já obteve também três ‘póquer’ (quatro golos no mesmo encontro), todos igualmente ao serviço dos ‘merengues’, o primeiro dos quais em 2010, ao Racing Santander (6-1), seguindo-se o Sevilha (6-2), em 2011, e o Elche (5-1), em 2014.

Tal como Cristiano Ronaldo, o central internacional português Pepe foi totalista na defesa do Real Madrid, que ascendeu à liderança da prova, com um ponto de vantagem sobre Celta de Vigo, Eibar, Atlético de Madrid e FC Barcelona, todos com menos um jogo realizado.

Enquanto o Celta de Vigo e o Eibar apenas entram em ação no domingo, o FC Barcelona realiza a viagem inversa do Real Madrid, deslocando-se a Madrid para defrontar hoje o Atlético, no jogo grande da terceira jornada, que opõe os dois últimos campeões espanhóis.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …