Roman Polanski renuncia à cerimónia dos Césares após indignação feminista

Georges Biard / Wikimedia

O realizador polaco Roman Polanski

O realizador polaco Roman Polanski

O realizador franco-polaco Roman Polanski recusou esta terça-feira presidir à cerimónia dos prémios César, os óscares do cinema francês, devido à polémica, que considera injustificada, lançada pelas associações feministas contra a sua nomeação.

Num comunicado citado pela agência France Presse, o advogado do realizador do filme “O Pianista” diz que a polémica lançada pelas associações feministas “entristeceu profundamente Roman Polanski e a sua família”, anunciando que o realizador não iria dar seguimento ao convite dos organizadores.

Associações feministas lançaram uma petição para afastar Polanski do cargo, que recolheu mais de 60 mil assinaturas em menos de uma semana, alegando que o realizador foi acusado em 1977 pela violação de uma adolescente de 13 anos na Califórnia.

Apelam ainda, através das redes sociais, ao boicote à cerimónia dos César, que ocorrerá a 24 de fevereiro.

A ministra francesa dos Diretos das Mulheres, Laurence Rossignol, considerou “surpreendente e chocante” a escolha do nome de Polanski.

O título de presidente da cerimónia dos César é essencialmente honorífico.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acusado não é culpado…

    … Quantas e quantas falsas acusações de violação não existiram já?… Existem tribunais para decidir…
    … E as suas acções privadas nada têm a ver com o seu trabalho cinematográfico! …uma “acusação” de 77 ?!! Se fosse uma mulher em causa, tinha prescrito…

    …Nunca quiseram igualdade… As feministas irão ser os NOVOS TIRANOS do mundo!!! (já há demasiados sinais!)

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …