/

Roger Waters investigado pela polícia alemã. Usou uniforme nazi num concerto

7

Alterna2, http://www.alterna2.com / wikimedia

Roger Waters, um dos fundadores dos Pink Floyd

O músico dos Pink Floyd Roger Waters está a ser investigado pela polícia alemã depois da sua performance em dois concertos em Berlim. Em causa está o facto de ter vestido um uniforme com a suástica nazi.

Tudo aconteceu nos concertos realizados em Berlim, a 17 e 18 de Maio passados, onde Roger Waters usou um uniforme conotado com os nazis, disparando uma arma de guerra de imitação.

O cantor dos Pink Floyd vestiu a pele do personagem Pink da ópera rock “The Wall” durante a música “In the Flesh”. Na ópera, a música marca o momento em que o protagonista se imagina como um ditador fascista, durante um comício neo-nazi, a meio de uma alucinação motivada pela ingestão de drogas.

Na Alemanha, é ilegal exibir símbolos nazis, nomeadamente a suástica, exceptuando em contexto educacional ou artístico. E, assim, mesmo estando perante um concerto, a polícia alemã resolveu abrir uma investigação.

“O contexto das roupas usadas é considerado capaz de aprovar, glorificar ou justificar o domínio violento e arbitrário do regime nazi de uma maneira que viola a dignidade das vítimas e, assim, perturba a paz pública”, explica ao jornal inglês Guardian o porta-voz da polícia alemã, Martin Halweg.

Roger Waters já tinha usado um uniforme parecido durante concertos na Alemanha, nomeadamente em 1990, no rescaldo da queda do Muro de Berlim, numa actuação com os Scorpions, e também durante a digressão “The Wall Live” que decorreu de 2010 a 2013.

No filme “The Wall” de 1982, Bob Geldof cantou a mesma canção vestido com o uniforme nazi.

A investigação vai agora olhar também para as actuações prévias de Roger Waters na Alemanha, para confirmar se o uniforme foi alterado, explica Halweg ao Guardian.

O cantor dos Pink Floyd tem sido alvo de críticas das autoridades israelitas que o acusam de anti-semitismo. Uma das razões para isso prende-se com o facto de, numa parte dos seus concertos, revelar os nomes de activistas mortos, incluindo lado a lado, por exemplo, a judia Anne Frank, morta num campo de concentração nazi, e o jornalista palestiniano Shireen Abu Akleh que terá sido assassinado por um sniper israelita em 2022.

Assim, acusam Roger Waters de estar a “comparar Israel aos nazis”.

As posições do cantor sobre a guerra na Ucrânia também têm sido contestadas, nomeadamente por imputar culpas à NATO e aos EUA.

Susana Valente, ZAP //

 

7 Comments

  1. O Sr. Marcos e’ que deve ter estado a consumir enquanto tentou ler. Todos os que nao sao ignrantes, sabem bem que Roger e’ ANTI-NAZI, e e’ pr isso mesmo que a sua musica goza com um pretenso nazi que se imagina tal PORQUE esta’ sob efeito das drogas. MEsmo ESTE artigo, nao se atreve a negar esse FACTO.

    Claro que, por outro lado, o Sr. Marcos tem uma boa desculpa: o novo Estado Policial Alemao, na senda da fascizacao em curso na UE a pretexto da guerra na Ucrania, com cada vez mais perseguicao fascista a quem quer que se atreva a contestar a linha oficial que o Zelensky e’ um Santinho e a NATO e’ muito “pacifica”, que os USA so’ invadiram o Vietnam, o Panama’, o Iraque, etc, etc, coitados, porque foram obrigados a isso, etc, etc, tambem agora ja nao “percebem” a letra e a musica do Roger, e ne sequer conseguem ter a certeza pelos vistos, que um concerto e’ um concerto.

    Mas depois acusam “os outros” de serem os drogados….

  2. Israel passa 70 anos a actuar como um Estado Nazi e depois queixa-se que comparam Israelitas a Nazis. Santa Burrice da Agonia!

  3. O cantor pode se vestir de diabo, de mulher, de Putin, de Mao ou de Biden, Trump etc. Mas, se usar uma vestimenta relacionada com o nazismo, será investigado. Todos somos juízes condenatórios do nazismo , mas toleramos outras aberrações ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.