Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um.

Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de nadadores fica parado na parte rasa, o golfinho assemelha-se àqueles que saltam aros e fazem acrobacias em parques temáticos. Porém, a criatura marinha é um robô.

A Edge Innovations, uma empresa de engenharia dos Estados Unidos, projetou o golfinho-robô, que custa entre três milhões e cinco milhões de dólares.

O golfinho animatrónico de 250 quilogramas e 2,5 metros com pele feita de silicone de grau médico encabeçou um programa para escolas em parceria com a TeachKind, parte da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA).

Ao projetar este robô, a empresa tinha como objetivo, um dia, substituir os golfinhos reais que entretêm multidões nos parques temáticos para acabar com os animais selvagens que são mantidos em cativeiro.

“Existem cerca de 3.000 golfinhos atualmente em cativeiro, sendo usados para gerar vários milhares de milhões de dólares apenas para experiências com golfinhos. Obviamente, há um apetite para amar e aprender sobre os golfinhos”, disse Walt Conti, fundador da Edge Innovations, de acordo com a agência Reuters. “Queremos usar esse apetite e oferecer diferentes formas de se apaixonar pelo golfinho.”

O uso de animatrónicos pode trazer o público que não gosta de parque com animais vivos, segundo Conti.

“A versão 2.0 do golfinho tem IA suficiente para ser capaz de fazer um mergulho raso, permanecer com flutuação adequada, regressar à superfície, levantar o respiradouro para simular uma respiração e também completar voltas de forma realista”, disse Roger Holzberg, ex-diretor de criação da Walt Disney que fez parceria com a Edge Innovations para trabalhar no golfinho, em declarações à Syfy Wire.

A versão 3.0, que está em desenvolvimento, terá bateria suficiente para nadar durante 10 horas sem recarga.

Cerca de 20 países europeus já proibiram ou limitaram a presença de animais selvagens em circos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …