O novo robô da Disney “respira”, abana a cabeça e até pisca o olho

O novo robô da Disney não tem pele, mas consegue imitar os movimentos faciais humanos, como mover subtilmente a cabeça ou piscar os olhos.

A Disney Research, a divisão de investigação da empresa de animação, divulgou o seu mais recente robô humanóide, que possui características muito realísticas. O busto destaca-se pelos movimentos faciais muito semelhantes aos de um ser humano.

Em termos de empatia, este robô assume a dianteira: em vez de fixar um ponto e olhar sempre para o mesmo sítio, consegue adotar um comportamento mais flexível e humano. Apesar de não ter músculos nem pele, tem olhos e dentes muito reais.

De acordo com a equipa responsável pelo projeto, o objetivo era criar uma “interação que demonstre a ilusão de vida”. Para isso, os investigadores utilizaram mecanismos capazes de imitar os comportamentos motores e a atenção dos sistemas biológicos humanos.

De acordo com o The Verge, o robô possui um sensor na área do tórax (coberto por uma camisa) que o alerta quando uma pessoa se posiciona à sua frente. Graças a este mecanismo, a máquina consegue que os olhos acompanhem o interlocutor e estabeleçam até um contacto direto.

Além disso, também é capaz de prestar atenção ao ambiente que o rodeia e reagir a alguns estímulos, como um som à distância: neste caso, a máquina desvia o olhar em busca da fonte do barulho.

Os engenheiros da Disney programaram o robô para imitar movimentos humanos subtis, como respirar, piscar e movimentar rapidamente os olhos e balançar suavemente a cabeça.

A máquina foi desenvolvida pela Disney Research em parceria com investigadores da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign e California Institute of Technology.

Os investigadores indicam que um robô com estas características poderá ser usado, por exemplo, nos parques temáticos da Disney, criando uma interacção mais real com os visitantes. Também não é descartado o seu uso em algumas produções da empresa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …

Tribunal da Concorrência corta para metade coimas aplicadas ao Montepio

O Tribunal da Concorrência reduziu esta sexta-feira de mais de cinco milhões de euros para pouco mais de dois milhões de euros as coimas aplicadas ao Montepio e a sete antigos administradores pelo Banco de …

"Contornos de desumanidade". Utentes querem poder sair dos lares (e DGS garante que vai rever norma)

Depois de uma semana em que não se registaram nenhumas mortes em lares desde o início da pandemia, as instituições pediram ao Governo que se regresse a um regime mais facilitado de saída dos utentes. Apesar …

Governo admite aumentar quotas de avaliação, mas só em 2023. FESAP exige início de 2022

A revisão do sistema de avaliação dos funcionários públicos vai produzir efeitos em 2023 e deverá manter as quotas para a nota mais elevada, embora relacionadas com o desempenho dos serviços, anunciou esta sexta-feira o …

Vida marinha está a fugir do equador (e isso pode levar a uma extinção em massa)

As alterações climáticas causadas pelo homem estão a fazer com que a vida marinha esteja a fugir do equador em direção aos polos. Isto pode levar a um novo evento de extinção em massa. A água …

"Auditores não são polícias". PwC descarta responsabilidades no capital inicial do Novo Banco

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC na comissão de inquérito ao Novo Banco começou esta sexta-feira à porta fechada devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente e …

Um raio cósmico extremamente poderoso "rasgou" a Via Láctea (e ninguém sabe de onde veio)

Um enorme complexo de telescópios no Tibete capturou a primeira evidência de raios gama de energia ultra-alta espalhados pela Via Láctea.  Desde 1990, dezenas de investigadores da China e do Japão caçaram raios gama cósmicos de …

Cientistas criam nova forma de desencriptar mensagens secretas

Uma equipa de engenheiros chineses está a criar uma nova forma de transmitir mensagens secretas ou aceder a locais de acesso reservado através das nossas mãos. A equipa demonstrou como é que a radiação infravermelha (ou …

Arqueólogos descobrem uma "Pompeia egípcia". Estava escondida debaixo do deserto

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de uma grande cidade faraónica antiga que permaneceu "invisível" durante séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito. A cidade foi construída há mais de …

Comandante da polícia secreta de Hitler em Viena espiou para a Alemanha Ocidental

Um comandante sénior da polícia secreta de Hitler, responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus, foi protegido pelas autoridades norte-americanas e alemãs após a II Guerra Mundial. Segundo registos divulgados recentemente, citado pelo The …