//

O novo robô da Disney “respira”, abana a cabeça e até pisca o olho

O novo robô da Disney não tem pele, mas consegue imitar os movimentos faciais humanos, como mover subtilmente a cabeça ou piscar os olhos.

A Disney Research, a divisão de investigação da empresa de animação, divulgou o seu mais recente robô humanóide, que possui características muito realísticas. O busto destaca-se pelos movimentos faciais muito semelhantes aos de um ser humano.

Em termos de empatia, este robô assume a dianteira: em vez de fixar um ponto e olhar sempre para o mesmo sítio, consegue adotar um comportamento mais flexível e humano. Apesar de não ter músculos nem pele, tem olhos e dentes muito reais.

De acordo com a equipa responsável pelo projeto, o objetivo era criar uma “interação que demonstre a ilusão de vida”. Para isso, os investigadores utilizaram mecanismos capazes de imitar os comportamentos motores e a atenção dos sistemas biológicos humanos.

De acordo com o The Verge, o robô possui um sensor na área do tórax (coberto por uma camisa) que o alerta quando uma pessoa se posiciona à sua frente. Graças a este mecanismo, a máquina consegue que os olhos acompanhem o interlocutor e estabeleçam até um contacto direto.

Além disso, também é capaz de prestar atenção ao ambiente que o rodeia e reagir a alguns estímulos, como um som à distância: neste caso, a máquina desvia o olhar em busca da fonte do barulho.

Os engenheiros da Disney programaram o robô para imitar movimentos humanos subtis, como respirar, piscar e movimentar rapidamente os olhos e balançar suavemente a cabeça.

A máquina foi desenvolvida pela Disney Research em parceria com investigadores da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign e California Institute of Technology.

Os investigadores indicam que um robô com estas características poderá ser usado, por exemplo, nos parques temáticos da Disney, criando uma interacção mais real com os visitantes. Também não é descartado o seu uso em algumas produções da empresa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.