O novo robô da Disney “respira”, abana a cabeça e até pisca o olho

O novo robô da Disney não tem pele, mas consegue imitar os movimentos faciais humanos, como mover subtilmente a cabeça ou piscar os olhos.

A Disney Research, a divisão de investigação da empresa de animação, divulgou o seu mais recente robô humanóide, que possui características muito realísticas. O busto destaca-se pelos movimentos faciais muito semelhantes aos de um ser humano.

Em termos de empatia, este robô assume a dianteira: em vez de fixar um ponto e olhar sempre para o mesmo sítio, consegue adotar um comportamento mais flexível e humano. Apesar de não ter músculos nem pele, tem olhos e dentes muito reais.

De acordo com a equipa responsável pelo projeto, o objetivo era criar uma “interação que demonstre a ilusão de vida”. Para isso, os investigadores utilizaram mecanismos capazes de imitar os comportamentos motores e a atenção dos sistemas biológicos humanos.

De acordo com o The Verge, o robô possui um sensor na área do tórax (coberto por uma camisa) que o alerta quando uma pessoa se posiciona à sua frente. Graças a este mecanismo, a máquina consegue que os olhos acompanhem o interlocutor e estabeleçam até um contacto direto.

Além disso, também é capaz de prestar atenção ao ambiente que o rodeia e reagir a alguns estímulos, como um som à distância: neste caso, a máquina desvia o olhar em busca da fonte do barulho.

Os engenheiros da Disney programaram o robô para imitar movimentos humanos subtis, como respirar, piscar e movimentar rapidamente os olhos e balançar suavemente a cabeça.

A máquina foi desenvolvida pela Disney Research em parceria com investigadores da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign e California Institute of Technology.

Os investigadores indicam que um robô com estas características poderá ser usado, por exemplo, nos parques temáticos da Disney, criando uma interacção mais real com os visitantes. Também não é descartado o seu uso em algumas produções da empresa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …