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Ajudante robótico. Há um robô a fazer entregas no aeroporto de Cincinnati

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Os Ottobots, da empresa Ottonomy, são robôs autónomos especializados em serviços de entrega que já facilitam a vida aos turistas que passam pelo aeroporto de Cincinnati, no Kentucky, Estados Unidos.

Trata-se de um robô de entrega de alimentos, bebidas e lembranças, concebido para ser usado tanto em ambientes interiores como exteriores.

Em dezembro do ano passado, os Ottobots chegaram ao Aeroporto Internacional de Cincinnati e, durante a época festiva, ajudaram a levar produtos aos passageiros que esperavam os seus voos.

Para usar estes ajudantes, basta fazer um pedido numa loja, supermercado ou restaurante. De seguida, os robôs – que são guiados por um mapa digital da área onde estão a operar – deslocam-se até ao local de recolha, recebem os produtos que são acondicionados no interior e vão ao encontro do utilizador que realizou o pedido.

O objetivo é só um: facilitar a vida e evitar que o utilizador percorra longos corredores em busca de uma encomenda que pode facilmente chegar às suas mãos com um empurrão da tecnologia.

Segundo o Digital Trends, o Aeroporto Internacional de Cincinnati explicou que a implementação do Ottobot aconteceu numa altura em que aumentavam os casos da variante Ómicron.

As autoridades procuram, a todo o custo, evitar novos contágios e, ao permitir que as entregas sejam feitas sem contacto humano, o ajudante robótico torna-se uma valiosa (e improvável) mais-valia. Além disso, é, inegavelmente, uma vantagem para as pessoas com dificuldades de mobilidade.

A Ottonomy tem apostado em força nos robôs de entregas e aproveitou o Consumer Electronics Show (CES 2022), que decorreu no início deste mês, para dar a conhecer a sua frota.

  Liliana Malainho, ZAP //

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