Robert Mueller vai testemunhar no Congresso dos EUA

The White House / Wikimedia

O Procurador Especial do Departamento da Justiça dos EUA, Robert Mueller

O ex-procurador especial norte-americano, que investigou durante dois anos a alegada interferência russa na eleição presidencial dos EUA de 2016, vai testemunhar no Congresso a 17 de julho.

“Tenho o prazer de anunciar que o procurador especial Robert Mueller vai testemunhar publicamente perante a Comissão Judiciária e a Comissão de Inteligência da Câmara dos Representantes a 17 de julho, após uma convocação feita esta noite”, publicou no Twitter o presidente da Comissão Judiciária, Jerry Nadler.

“Robert Mueller concordou em testemunhar no Congresso“, escreveu, por sua vez, o presidente da comissão de inteligência, Adam Schiff.

“A Rússia atacou a nossa democracia para ajudar Trump a vencer. Trump saudou favoravelmente a ajuda e usou-a. Como Mueller disse, isso deve preocupar todos os norte-americanos. Agora, todos os norte-americanos poderão ouvir Mueller, diretamente”.

No seu relatório de investigação de mais de 400 páginas, Mueller detalhou os muitos contactos estabelecidos entre Moscovo e a equipa de campanha do agora Presidente dos Estados Unidos, mas concluiu não ter provas suficientes para acusar criminalmente Donald Trump.

O ex-procurador, contudo, relatou pressões perturbadoras na sua investigação efetuadas pelo Presidente norte-americano. Do lado dos democratas, várias vozes levantaram-se para exigir a abertura dos procedimentos necessários para se tentar destituir Trump.

No final de maio, Mueller quebrou o silêncio a que se remetera, para surpresa de todos, para explicar que as suas investigações não tinham ilibado o Presidente, mas sublinhou que o Congresso tinha competência para responsabilizar Trump pelos seus atos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.