Risco muito elevado ou máximo de incêndio no Norte, Centro e Algarve

1

Estela Silva / Lusa

A Proteção Civil avisou hoje a população para o risco muito elevado ou máximo de incêndio rural nas regiões Norte, Centro e Algarve, devido ao tempo quente e seco e ao vento forte previstos para o fim de semana.

No aviso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realça que a subida de temperatura esperada para o Algarve e o vento forte no Litoral Oeste levam ao agravamento do risco de incêndio nestas regiões.

A ANEPC recorda que, até 30 de setembro, é proibido fazer queimadas sem autorização, fumar ou fazer qualquer tipo de lume em espaços florestais, lançar foguetes, usar motorroçadoras, fumigar ou desinfestar apiários (exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas) e utilizar fogareiros ou grelhadores nas zonas rurais (salvo se fora das zonas consideradas críticas ou em locais devidamente autorizados).

Um incêndio florestal na zona de Atalaia, no concelho de Pinhel, está a ser combatido por 160 homens, 45 veículos e cinco meios aéreos, segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

As chamas começaram pelas 16:23, na área da União de Freguesias de Atalaia e Safurdão, no concelho de Pinhel, distrito da Guarda, e “consomem uma zona de mato e pasto”. A fonte referiu à agência Lusa, pelas 19:20, que o incêndio “passou a ribeira das Cabras e entrou para o [território do] vizinho concelho de Almeida”.

“Estão a ser acionados mais meios, mas não há povoações em perigo”, indicou ainda o CDOS da Guarda.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.