Rio assegura que não nomeará “boys” ou “girls” para a administração pública

1

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio, presidente do PSD e recandidato ao cargo, disse este sábado que não vai nomear “boys ou girls para a administração pública”.

“Não vou nomear boys ou girls ou o que lhes queiram chamar para a administração pública. Não vou, não. Não vou porque acho que está errado, não vou porque depois sobra para mim. Se nomeio um incompetente, depois sobra para mim“, afirmou Rui Rio, que discursava na sessão de encerramento da Convenção “Que Saúde para Portugal”, organizada pelo Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para a Saúde, que decorreu em Coimbra.

O líder social-democrata apontou para o tempo em que esteve à frente da Câmara do Porto, salientando que se nomeasse “um diretor que é um inapto” depois sobraria para si próprio ou para um vereador. “Eu quero lá as pessoas competentes”, frisou.

Rui Rio recordou que as grandes empresas privadas recorrem a ‘headhunters’ (serviços de recrutamento e seleção para cargos de topo), considerando que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) poderia ter um papel semelhante.

“Se eu – secretário de Estado ou ministro – digo: ‘Eu preciso de uma pessoa com este perfil para este lugar. Vá [a CRESAP] dar a volta na administração pública e ver onde encontra uma pessoa com este perfil para este lugar’. É uma espécie de ‘headhunter’ limitado, apenas na administração pública, mas no limite, se não há na administração pública e se a lei o permitir, fazer mesmo fora da administração pública”, defendeu, realçando que não irá telefonar para “uma distrital não sei de onde para saber quem é que deve ser o administrador do hospital”.

// Lusa

1 Comment

  1. Grande medida, iria levar o país para a frente 10 anos, porque o que queremos é competência nos papeis de gestão. Não queremos incompetentes e amigos da família à frente do país. Vou buscar um licenciado em direito sem experiência profissional relevante para a frente da pasta da energia? É claramente incompetente, pois não tem o background científico necessário. Depois compensa com “paleio e negociatas”.. Grande Rui Rio, nós só queremos pessoas competentes e capazes nos governos e autarquias. Espero que ele ganhe!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.