Rio Ave vs Sporting | Keizer entra na Liga a ganhar

Hugo Delgado / Lusa

O Sporting não se quis deixar atrasar na luta pelo título e foi a Vila do Conde vencer por 3-1, regressando assim ao segundo lugar da tabela.

O “leão” marcou cedo, permitiu o empate, mas nunca se deixou afectar pelas reacções, ou tentativas, por parte do adversário, apresentando um futebol fluido, consistente, muito rápido nas transições e objectivo na concretização.

A formação lisboeta rematou muito, com 12 disparos na grande área contrária, e aproveitou bem os lances que construiu, ao contrário dos vilacondenses que até terminaram com um registo interessante (e por isso perdulário).

O Jogo explicado em Números

  • O Sporting não perdeu tempo para fazer funcionar o marcador. Logo aos oito minutos, Bruno Fernandes abriu o activo através de um remate de pé esquerdo à entrada da grande área, após combinação com Nani. Um tento que surgiu ao segundo remate do jogo, primeiro enquadrado (ambos pertencentes ao “leão”).
  • Contudo, a resposta foi rápida. Aos 12 minutos, João Schmidt bateu um livre directo na perfeição, com o pé esquerdo, sem hipóteses para Renan Ribeiro. Grande eficácia ofensiva das equipas neste arranque de jogo.
  • O primeiro quarto-de-hora trouxe dois golos e um quadro de alguma indefinição quanto ao “dono” do jogo. O Sporting começou com mais bola, o Rio Ave reagiu e chegou a esta fase com 54% de posse e 90% de eficácia de passe, contra somente 78% da formação leonina.
  • Excelente partida no Estádio dos Arcos, com o 2-1 do Sporting a chegar aos 23 minutos. Marcos Acuña arrancou um cruzamento da esquerda e Bas Dost, ao seu estilo, cabeceou como mandam as leis, de cima para baixo, para um belo golo. O “leão” ampliava ao oitavo remate, quarto enquadrado.
  • O filme do jogo à meia-hora apontava para um Rio Ave a dominar territorialmente, mas a mostrar pouca objectividade nos seus movimentos, algo aproveitado pelo Sporting para subir no terreno com muito perigo e rematar bastante, com reflexo no marcador. Realce, igualmente, para as 11 faltas cometidas pelos lisboetas, contra somente quatro dos vilacondenses.
  • Muita facilidade do Sporting em chegar à área contrária. Perto do intervalo, os “leões” somavam 16 remates, dez deles realizados precisamente dentro da grande área do Rio Ave. As rápidas movimentações e trocas de bola dos jogadores do Sporting criavam muitos problemas à formação da casa.
  • Excelente primeira parte em Vila do Conde, com golos, futebol de ataque e duas equipas à procura da vitória.
  • O Sporting chegou ao descanso em vantagem, graças à facilidade com que, em transições rápidas, chegava à grande área contrária, registando dez remates desta zona do terreno num total de 16.
  • O Rio Ave até teve bastante bola, mas era facilmente travado nas transições pelo posicionamento defensivo impecável dos “leões”.
  • O melhor em campo nesta altura era Bruno Fernandes, com Rating de 7.0, ele que fez um golo em três remates (dois enquadrados) e ainda dois passes para finalização.
  • O intervalo fez mal às duas equipas, que perderam claramente intensidade. No primeiro quarto-de-hora do segundo tempo apenas se registou um remate, e desenquadrado, por parte do Rio Ave, que também dominava a posse de bola, com 59%.
  • Aos 65 minutos, João Schmidt, a dois tempos, esteve perto de bisar, mas desta feita Renan evitou o golo do Rio Ave, com duas intervenções. Os homens da casa eram os mais perigosos nesta fase e ganhavam 58% dos duelos individuais.
  • Aos 72 minutos surgiu o grande momento do jogo. O recém-entrado Jovane Cabral recebeu a bola fora da área, descaído para o lado direito do ataque, olhou para a baliza e rematou em arco, de pé esquerdo, para um golo espectacular, sem hipóteses de defesa para Léo Jardim. O “leão” precisou de apenas três disparos na segunda parte, um único enquadrado, para ampliar a vantagem.
  • A reacção dos homens da casa deu-se aos 80 minutos, com Fábio Coentrão a cabecear para nova grande intervenção de Renan. Mas o Sporting tinha o jogo completamente controlado e não deixou que os anfitriões reduzissem.

O Homem do Jogo

Mais um bom jogo de Bruno Fernandes, que dá mostras de voltar à sua melhor forma, com um futebol solto, dinâmico e objectivo, e sempre de olhos postos na baliza contrária. O médio fez um golo em três remates (dois enquadrados), realizou uma assistência em três passes para finalização, completou 82% dos passes que realizou e terminou a partida com um GoalPoint Rating de 7.0.

Jogadores em foco

  • Jovane Cabral 6.6 – Que grande golo marcou o extremo. Entrado ao minuto 69 para o lugar de Diaby, Jovane foi o protagonista do momento alto do jogo, com um tento através de um remate em arco e muito colocado.
  • Bas Dost 6.6 – O ponta-de-lança está sempre no sítio certo e voltou a marcar. Bas Dost esteve imparável no futebol aéreo, ganhando sete de 11 duelos ofensivos pelo ar, e somou quatro remates de cabeça em 22 minutos, igualando o máximo neste registo que pertencia a Sebastián Coates…
  • Sebastián Coates 6.5 – … e o uruguaio também esteve em bom plano, com um registo de quatro intercepções e superioridade nos três duelos aéreos defensivos em que participou. E ainda subiu no terreno para criar uma ocasião flagrante de golo.
  • Wenderson Galeno 6.3 – O extremo brasileiro voltou a brilhar e foi o melhor jogador do Rio Ave. O jogador emprestado pelo FC Porto fez dois remates, criou uma ocasião flagrante de golo e teve sucesso em seis das sete tentativas de drible.
  • Nani 6.1 – Ainda que sem o fulgor de outros tempos, o internacional português vai deixando a sua marca nos jogos do Sporting. Desta feita fez uma assistência para golo em três passes para finalização e completou um drible.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …