Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche – e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então.
De acordo com o The New York Post, Steve Jenne tinha apenas 14 anos quando Richard Nixon chegou a Illinois durante uma campanha em 1960. O então vice-presidente de Dwight D. Eisenhower deveria fazer um discurso em Wyman Park, na cidade natal de Jenne, Sullivan.
Antes de discursar, Nixon e os seus conselheiros foram servidos com sanduíches de búfalo. No entanto, Nixon mal terminou a sua refeição antes de se levantar para tratar de negócios.
“Depois de ele sair, eu só olhei para a mesa de piquenique, toda a gente tinha ido embora e aquela sanduíche meia comido ainda estava no prato de papel. Olhei em volta e pensei: Se ninguém mais ia pegar nela, eu vou pegar”, contou Jenne.
De acordo com o The Herald & Review, Jenne lembra-se de cada detalhe daquele furto malicioso. O homem fazia parte do grupo de escuteiros convidado a servir como guarda de honra durante o churrasco.
Jenne esteve tão próximo de Nixon que até se consegue lembrar dos seus comentários sobre a refeição. “Ele deu algumas mordidas e comentou que era saboroso, que era bom”, disse Jenne.
Depois de pegar na sanduíche de Nixon, o menino de 14 anos correu para casa de bicicleta para dar a notícia à mãe. “Corri porta afora e disse: Mãe, peguei na sanduíche que Nixon trincou. Ela ficou surpreeendida e disse: ‘Então, o que queres que faça com ela?’. Eu disse: Congela”, recordou Jenne.
Agora com 74 anos, Jenne recorda a sua mãe a embrulhar a sanduíche num saco de plástico dentro de um pote de molho de maçã do Musselman.
Embora tenha permanecido dentro do frigorífico durante anos, Jenne protegeu aquele frasco durante mais de meio século.
Embora tenha narrado este objeto tangencialmente histórico num livro este ano chamado “A sanduíche que mudou a minha vida”, a sanduíche meia comida por Nixon fascina os espetadores há décadas.
Jenne até apareceu no The Tonight Show com Johnny Carson em 1988.