Revista satírica MAD deixará de lançar conteúdos novos no fim deste ano

Uma das últimas revistas satíricas impressas nos Estados Unidos (EUA), a MAD, sairá das bancas depois deste ano, deixando igualmente de lançar conteúdos novos, segundo uma fonte da empresa DC Comics, que a publica.

Segundo revelou a NPR na quinta-feira, enquanto a Harvard Lampoon continua em atividade, a Onion não tem sido impressa desde 2013. Já a Spy foi uma das vítimas da década de 1990.

No auge da MAD, no início dos anos 1970, mais de dois milhões de pessoas subscreveram a publicação, pelo humor político pungente e pelas piadas profundamente adolescentes. Em 2017, o número de subscritores da revista – lançada em 1952 -, caiu para 140 mil.

Embora não esteja a ser completamente desativada, a MAD será reduzida e alterada. Os leitores só poderão encontrar a revista em lojas específicas e através de assinaturas.

A retirada em larga escala de banda desenhada do mercado tem sido progressivo nas últimas décadas, indicou o Gizmodo, havendo apenas algumas publicações mais tradicionais que ainda os vendem. Tanto a DC Comics como a Marvel fizeram tentativas nos últimos anos de voltar a esse mercado depois de décadas a disponibilizar as publicações quase exclusivamente ao mercado direto.

Mas a mudança para o mercado direto não é a única mudança a MAD. A partir do número 10, o conteúdo original da revista será encerrado. A começar com o número 11, a revista apresentará apenas conteúdo clássico, melhor e nostálgico, bem como novas capas.

Edições especiais, como a edição tradicional de final de ano – que na verdade contará com algum conteúdo original, de acordo com um relatório adicional do Hollywood Reporter – e outras edições especiais, também continuarão.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que notícia tão lamentável. Triste dia… A era da estupidez avança imparável. As pessoas querem é ler porcaria. Imprensa côr-de-rosa, redes sociais com conversas de xáxa, políticas identitárias…

    O queficiente de atenção reduzido das novas gerações, o sentido de humor politicamente correcto, enfim… Só trampa.

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …