//

Revelado retrato escondido por trás de pintura de Degas

National Gallery of Victoria / Australian Synchrotron

Revelado o retrato escondido atrás do “Portrait de Femme” (Retrato de uma mulher), de Edgar Degas

Cientistas australianos conseguiram revelar o retrato de uma mulher “escondido” atrás da pintura “Portrait de Femme” (Retrato de Mulher), de Edgar Degas.

Já se sabia que este quadro de 1876 tinha por trás da pintura um esboço inicial do pintor francês, mas a imagem só foi agora revelada, graças à técnica de fluorescência de raios-X.

Os raios-X convencionais tinham já apontado que havia uma imagem “escondida”, mas só esta técnica avançada a permitiu “pintar” sem estragar o quadro.

O investigador que liderou a pesquisa, Daryl Howard, explicou ao Público que usaram um sincrotrão, “uma máquina que envia feixes intensos de raios-X para o quadro, provocando uma reacção de fluorescência, e permitindo analisar a pintura a um novo nível”.

“As imagens de fluorescência por raios-X de alta definição funcionam através de uma digitalização rápida da imagem do quadro, que é atravessado por um feixe de raios-X. É necessário um detector de raios X capaz de trabalhar muito rapidamente”, salienta Daryl Howard ao jornal.

A imagem ultra-pixelizada permitiu assim, “identificar os pigmentos de metais a partir de uma fluorescência característica” e associar esses pigmentos a um elemento químico, acrescenta o investigador.

Assim, a equipa de investigação conseguiu definir a paleta de cores usada por Degas e, em seguida, a informática entrou em jogo para “pintar” a imagem.

Atrás do retrato principal, que é propriedade da Galeria Nacional de Vitória, em Melbourne, na Austrália, está o rosto de uma mulher com o cabelo castanho-avermelhado e com sinais de que Degas tentou, por mais do que uma vez, refazer o esboço.

A cara da jovem está de cabeça para baixo no quadro, o que significa que Degas virou a tela ao contrário, quando decidiu fazer o “Portrait de Femme”.

A identidade da mulher retratada, na imagem escondida, ainda é um mistério, mas os investigadores avançam, no artigo científico publicado na Scientific Reports, que é provável que seja Emma Dobigny, uma modelo francesa que posou várias vezes para Degas e para outros pintores.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.