Revelado retrato escondido por trás de pintura de Degas

National Gallery of Victoria / Australian Synchrotron

Revelado o retrato escondido atrás do “Portrait de Femme” (Retrato de uma mulher), de Edgar Degas

Cientistas australianos conseguiram revelar o retrato de uma mulher “escondido” atrás da pintura “Portrait de Femme” (Retrato de Mulher), de Edgar Degas.

Já se sabia que este quadro de 1876 tinha por trás da pintura um esboço inicial do pintor francês, mas a imagem só foi agora revelada, graças à técnica de fluorescência de raios-X.

Os raios-X convencionais tinham já apontado que havia uma imagem “escondida”, mas só esta técnica avançada a permitiu “pintar” sem estragar o quadro.

O investigador que liderou a pesquisa, Daryl Howard, explicou ao Público que usaram um sincrotrão, “uma máquina que envia feixes intensos de raios-X para o quadro, provocando uma reacção de fluorescência, e permitindo analisar a pintura a um novo nível”.

“As imagens de fluorescência por raios-X de alta definição funcionam através de uma digitalização rápida da imagem do quadro, que é atravessado por um feixe de raios-X. É necessário um detector de raios X capaz de trabalhar muito rapidamente”, salienta Daryl Howard ao jornal.

A imagem ultra-pixelizada permitiu assim, “identificar os pigmentos de metais a partir de uma fluorescência característica” e associar esses pigmentos a um elemento químico, acrescenta o investigador.

Assim, a equipa de investigação conseguiu definir a paleta de cores usada por Degas e, em seguida, a informática entrou em jogo para “pintar” a imagem.

Atrás do retrato principal, que é propriedade da Galeria Nacional de Vitória, em Melbourne, na Austrália, está o rosto de uma mulher com o cabelo castanho-avermelhado e com sinais de que Degas tentou, por mais do que uma vez, refazer o esboço.

A cara da jovem está de cabeça para baixo no quadro, o que significa que Degas virou a tela ao contrário, quando decidiu fazer o “Portrait de Femme”.

A identidade da mulher retratada, na imagem escondida, ainda é um mistério, mas os investigadores avançam, no artigo científico publicado na Scientific Reports, que é provável que seja Emma Dobigny, uma modelo francesa que posou várias vezes para Degas e para outros pintores.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …

Laboratório de Wuhan "esconde" vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em …

Joelson Fernandes pode juntar-se a Trincão no Barcelona

A imprensa espanhola volta a realçar o interesse do Barcelona em Joelson Fernandes. O jovem sportinguista renovou recentemente o seu vínculo, mas pode juntar-se a Trincão na Catalunha. Esta não é a primeira vez que o …

Medina quer "livrar-se" do Airbnb e criar casas para trabalhadores essenciais em Lisboa

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, quer “livrar-se" do Airbnb e transformar o alojamento local em casas para trabalhadores de serviços essenciais", de acordo com um artigo publicado no jornal britânico The Independent. De …

"Negociação com a Comissão Europeia será dura. Não tem é de ser filme de terror", diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu que as negociações com Bruxelas relativamente ao plano de reestruturação da TAP vão ser duras, embora permaneça otimista. "Temos de encontrar o equilíbrio entre a reestruturação que garanta …